Tem amazonense na Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado em 10 de outubro de 2016 | Por Juçara Menezes | Manaus, Notícias, Tecnologia

Sorria, nerdaiada! Tem #TeamManaus na Olimpíada Brasileira de Robótica!

É que duas equipes da Escola Municipal Jorge Resende Sobrinho, no bairro Tancredo Neves, foram os destaques da etapa Estadual da Olimpíada Brasileira  (OBR) e passaram para a etapa nacional: a Alfa Kepler ganhou o prêmio de melhor escola pública e a Apollo Sirius ficou em primeiro lugar na categoria nível Fundamental (9º ano) e é ela quem representará o Amazonas na etapa nacional da competição, lá em Pernambuco, no próximo dia 23.

A integrante da vencedora Apollo Sirius, Laís Sampaio, que tem 14 anos e está no 9º ano enquanto eu passo uma tarde inteira montando um quebra-cabeças de 500 peças, explicou que participou da elaboração de um robô feito com uma placa de domínio livre. Para aluna, a conquista foi algo especial e mostra o valor do aluno da rede pública municipal de ensino.

“Foi algo gratificante chegar ao campeonato e vencer. Agora vamos para a etapa nacional e pretendemos alcançar nossa meta e ficar bem colocados. É uma conquista importante por sermos de uma escola pública. Destaco o incentivo recebido por parte dos professores e do diretor da escola”.


Com a palavra, o diretor

O diretor da Escola, Oswaldo Neto, disse que 23 alunos do 6º ao 9º ano participam do projeto “Robótica educacional e automação” da unidade de ensino. Ele tem mais: a exigência para os alunos participarem do grupo de robótica, na escola, é ter média a partir de 8 em todas as disciplinas (não basta ser nerd, tem que ter nota alta).

Segundo ele, os estudantes têm aulas no contraturno escolar para se dedicarem ao projeto. Oswaldo afirmou, ainda, que vencer a etapa Estadual, desbancando outras escolas públicas e privadas do Amazonas, trouxe um incentivo a mais à equipe.

“É muito importante essa oportunidade, por se tratar de uma escola pública, localizada na zona Leste de Manaus. A escola é um ponto de referência do bairro. A nossa unidade cresceu no Índice de Educação Básica (Ideb) de 2015, passando de 2,7 para 4,1″

Então, vamos orar para Einstein que os nossos nerds nos dêem mais orgulho ainda. Que a Força esteja coma Alfa Kepler!

Foto: Karla Vieira / Semcom


Sobre o Autor

da Casa Menezes, a primeira de seu nome, Protetora do Norte e dos Nerds Oprimidos. Jornalista, mãe, esposa. Desde criança tem uma paixão nada secreta pelo Cebolinha. É vice-presidente do Conselho Jedi Amazonas. Líder Suprema (presidente) do fã-clube Lado Rio Negro. Com um amor incondicional de Darth Vader, sempre carrega um par de meias sujas na mochila para libertar elfos domésticos.

Comentários