Como um grande veículo de cultura e informação, as animações japonesas mostram muitos dos valores de seu país de origem e, mais que isso, têm a capacidade de ensiná-los para todos que assistem. É invejável a visibilidade que a questão de gênero e sexualidade tem nos animes.

A cultura oriental, que sempre é vista como “restrita”, abre suas portas para discussões muito sadias em suas mídias. Não são raras as séries que mostram personagens andróginos, transgêneros, gays e outros variados tipos de relação e expressão. Eles têm até mesmo gêneros específicos como Yaoi e Yuri (com relações homossexuais entre casais masculinos e femininos, respectivamente) já para identificar ao público alvo que tipo de conteúdo vão encontrar.

Isso não impede que alguém que não se encaixe nesses grupos não possa vê-los, porque as narrativas continuam ótimas e estas características específicas são realmente um detalhe na personalidade dos personagens. Não é forçar nada, é só visibilidade. E visibilidade importa.

Minhas recomendações para animes com representatividade são:

Sailor moon (Crystal)

Mulheres, jovens, poderosas, unidas e que desconstroem tabus de sexualidade e defendem o universo. Já é um clássico, e a última temporada de seu remake está muito bem feita. Selo Girl Power de aprovação!


Shoujo Kakumei Utena

Uma garota não tem que “usar roupas de garota”, muito menos se “comportar” como uma! Utena quebra muitos argumentos de que mulheres devem se comportar de maneira A, B ou C. Ela é inteligente, determinada e bate se precisar, sim! Selo ‘eu não aprovo a violência, mas vai que’, né. 😛


Yuri!!! On Ice

Um anime de esportes na temática de patinação no gelo. Os personagens são muitos bacanas, passam por dificuldades e mostram que seus objetivos são o que os motivam. É divertido e a trilha sonora é ótima. Selo vem ver Yaoi on Ice!


Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Um dos destaques de 2016 é um romance histórico adulto que trata do desenvolvimento dos personagens principais mais do que como um casal, mas como pessoas com ambições e falhas. É uma história inteligente e um anime muito bem feito. Selo respeito pela obra bem feita!


Ter animes como estes e vários outros para mostrar a todas as gerações e culturas que não é errado ser quem você é e que uma pessoa é muito mais do que sua aparência ou sua orientação sexual é o tipo de coisa que me dá esperança na humanidade. ❤️

Você lembra de mais animes nesse tipo? Quais você mais gosta? Fala aí 😀