geek-star

Star Wars – Entenda a cronologia dos filmes e séries canon

Publicado em 13 de novembro de 2016 | Por Jonas Wesley | Cinema, Entretenimento, Séries

Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante, o iniciante cineasta George Lucas seria autor de um verdadeiro marco para a história do cinema, dos Quadrinhos, dos livros e até da música. Seria ele o protagonista principal do sucesso de Star Wars, embora tenha sido difícil inicialmente algum estúdio aceitar o roteiro de Guerra nas Estrelas, George alcançou seu objetivo e lançou personagens que logo ganharam destaque e atenção do público internacionalmente.

Ao longo do tempo, o universo de Luke, Léia, Han solo e Darth Vader foi cada vez mais expandido, ganhando assim carenagens novas e versões diferentes em quadrinhos, animações e games. Dez anos depois do ultimo lançamento da franquia dirigida por George Lucas, mais um episódio da trajetória dos personagens mais conhecidos da galáxia chega aos cinemas. Star Wars agora volta para as telonas prometendo mais uma nova trilogia, uma série de Spin-offs e novas animações.

Recentemente tivemos a chegada do episódio VII trazendo novamente os personagens que cativaram o público nas décadas de 80 e 90, como Luke, Léia, Chewie e Han Solo. O filme trouxe a sensação de uma grande homenagem para a franquia e, principalmente, a sensação de que Guerras nas Estrelas está longe de ter um fim. Nesse ano teremos a estréia de Rogue One: Uma História de Star Wars, filme que retrata os acontecimentos entre os episódios III e IV. Se você sentir qualquer tipo de dúvida é só se lembrar que no inicio do episódio “Uma Nova Esperança” durante a passagem daquele famoso letreiro amarelo é possível ler:

“É um período de guerra civil. Partindo de uma base secreta, naves rebeldes atacam e conquistam sua primeira vitória contra o perverso Império Galático. Durante a batalha, espiões rebeldes conseguem roubar os planos secretos da arma decisiva do Império, a ‘Estrela da Morte’ uma estação espacial blindada com poder suficiente para destruir um planeta inteiro.”  

Lembrou? Rogue One retrata exatamente a história dos espiões rebeldes que roubaram os planos para destruir a estrela da morte.

Segue uma lista dos longas e séries canônicas que você pode assistir para entender melhor o universo criado por George Lucas.

  • Star Wars – Episódio I: A Ameaça Fantasma

O filme mais criticado pelos críticos de cinema e mais detestado pelos fãs, a Ameaça Fantasma é quem abre a série. Mas não tenha medo! Apesar de toda a recepção negativa, trata-se de um filme divertido e com cenas inesquecíveis – como a corrida de pods e a batalha final contra Darth Maul.

filme-convertido-em-terceira-dimensao-difere-pouco-do-original-mas-pontos-altos-como-lutas-de-sabre-de-luz-ainda-empolgam-quando-vistos-no-cinema-1328556954635_615x300

  • Star Wars – Episódio II: Ataque dos Clones

Dez anos após os acontecimentos do primeiro filme, a República Galática é ameaçada pelo surgimento de um Movimento Separatista liderado por um ex-Mestre Jedi que se voltou para o Lado Negro da Força. Um dos primeiros atos organizados pela ordem é um atentado contra a vida da agora senadora Padmé Amidala, o que a faz ser escoltada e protegida por dois cavaleiros Jedi que ela já conhecia: Obi-Wan Kenobi e seu padawan, Anakin Skywalker.

4323_4_star_wars_episode_ii_attack_of_the_clones_2002_blu_ray_movie_review_full

  • Star Wars – The Clone Wars (filme)

Situado em algum lugar entre os três anos que separam Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith, esse filme animado lançado nos cinemas em 2008 traz Obi-Wan Kenobi e Anakin no meio do campo de batalha, durante as Guerras Clônicas. O universo de Star Wars é gigantesco e somente com essas espécies de derivados ele pode ser bem explorado.

starwarsclonewars

  • The Clone Wars (série)

Consequência do filme animado de 2008, a série teve 6 temporadas e 121 episódios, e contou o progresso da Guerra dos Clones, em suas diversas batalhas, dando espaço para o desenvolvimento dos personagens e inclusive resgatando alguns que pensávamos ter morrido – vide Darth Maul.

A série divide opinião dos fãs, com muitos a achando genial e necessária, e outros detestando a idéia de que ela faça parte da cronologia.

filmes-7090-fotos-starwarsclonewars_21

  • Star Wars – Episódio III: A Vingança dos Sith

O desfecho da trilogia de prequels iniciada em Ameaça Fantasma, a Vingança dos Sith começa no fim das Guerras Clônicas, em um momento decisivo. Anakin tem mudado drasticamente e feito escolhas de moral duvidosa, matando inimigos e inclusive, arquitetando um casamento secreto com Amidala, que futuramente descobre estar grávida dele.

star-wars-vinganca-sith

  • Star Wars Rebels

Quatorze anos depois de Vingança dos Sith e cinco anos antes de Uma Nova Esperança, Star Wars Rebels conta as aventuras de um grupo de rebeldes que se junta contra o Império quando o exército começa a ocupar o planeta remoto. O grupo de rebeldes não é o mesmo de Rogue One, no entanto são considerados a fagulha da revolução.

 star-wars-rebels-season-2-keyart-1536x864-531987300980

  • Star Wars Anthology: Rogue One

O filme, com previsão de estreia para 16 de dezembro de 2016, contará a história de outro grupo de rebeldes, dessa vez dispostos a roubar os planos da Estrela da Morte antes que ela possa ser construída.

No elenco, já foram confirmados Felicity Jones, Mads Mikkelsen, Forest Whitaker, Donnie Yen e Alan Tudyk, entre outros.

rogue_one_sizzle_reel

  • Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança

Um jovem chamado Luke Skywalker, ao comprar droides em uma feira de sucata, descobre uma mensagem de uma Princesa distante procurando ajuda. Isso o força a ir atrás de Obi-Wan Kenobi, um senhor eremita. Uma Nova Esperança foi o primeiro filme de George Lucas, inicialmente foi intitulado apenas como “Star Wars”.

 star-wars-iv-uma-nova-esperanca

  • Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca

Inicialmente intitulado apenas como “Império Contra-Ataca”, o Episódio V é situado três anos após a destruição da primeira Estrela da Morte. A Aliança Rebelde passou a ocupar o planeta gelado de Hoth, porém Darth Vader e sua tropa invadem o planeta, fazendo com que a Aliança tenha de bater em retirada. O império Contra-Ataca é considerado por muitos como o melhor filme da saga Star Wars.

sw-episodio-v-im-des-600x400

  • Star Wars – Episódio VI: O Retorno de Jedi

Um ano após O Império Contra-Ataca, Retorno de Jedi narra o grandioso clímax contra o Império Galático. Luke vai atrás de seu mestre e descobre que ele está prestes a morrer. O herói então embarca em uma última investida contra o Império, fazendo mais descobertas chocantes a respeito de sua família. O retorno do Jedi é o ultimo filme da primeira trilogia dirigida por George Lucas, a partir desse filme é iniciada uma distopia na sétima arte em que muitos longas buscam referência no carisma que o vilão Darth Vader conquistou.

darth-vade-luke-skywalker

  • Star Wars – Episódio VII: O Despertar da Força

Três décadas depois dos eventos de O Retorno do Jedi, Star Wars O Despertar da Força apresenta a entrada de novos integrantes para a trajetória dos heróis mais conhecidos de todas as galáxias. Uma nova aliança imperialista surgiu liderada por um poderoso Sith e seu aprendiz, enquanto um desertor da aliança cruza o caminho de um piloto da República.

star-wars-o-despertar

Sobre o Autor

Modelo de mão, acadêmico em jornalismo, aspirante a roteirista Hobbit Lord Sith, patrulheiro das galáxias lanterna verde e Cowboy fora da lei tudo isso reunido numa edição limitada de apenas 1,64 de altura.

Comentários