Spoiler Pipoca | Plot Twist: De Star Wars a Clube da Luta – e Shyamalan

Publicado em 3 de julho de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Colunas, Spoiler Pipoca

Apesar do nome, o Spoiler Pipoca não vai te dar spoiler (nem pipoca). Sente e aproveite.

Você sabe o que é o plot twist? Olhe para esse gif e imagine o que vai acontecer. Você certamente imaginou o que iria acontecer no final, certo? E se aconteceu algo que você não esperava, ou que nem passou pela sua cabeça tornando esse momento monótono bem mais especial? Bem, assista e tire suas conclusões.

200

Aos que já viram a imagem e sabiam o final, não deixa de ser agradável assistir novamente, mas a primeira vez se torna inesquecível. Quer um exemplo maior? Star Wars V, onde o vilão Darth Vader revela ser pai do herói principal, Luke Skywalker. Na época isso foi uma grande surpresa e se você mostrar para uma pessoa que nunca viu Star Wars ela vai se surpreender também.

Plot Twist: (traduzido ao pé da letra como reviravolta) é uma mudança radical na direção esperada ou prevista da narrativa de um romance, filme, série de televisão, quadrinho, jogo eletrônico ou outra obra narrativa.

Um dos primeiros filmes a introduzir o que era o plot twist foi O Gabinete do Dr. Caligari, um filme do expressionismo alemão de 1920. Um pouco mais tarde, em 1955, o filme As Diabólicas também iria fazer o uso do plot twist e, no final do filme, ainda era exibido um letreiro fazendo referência ao nome do filme, pedindo que você, ao assistir, não fosse diabólico e revelasse o final – pode-se dizer que aí surgia esse tipo de spoiler mais maldoso.

xo8gfglkxovrlxcxwxyp0rdczxgAs Diabólicas de Henri-Georges Clouzot – 1920

Como se não bastasse, Alfred Hitchcock assumiu que As Diabólicas (Henri-Georges Clouzot, 1955) era um dos seus filmes de terror preferido, o que foi inspiração para produzir um de seus maiores clássicos, Psicose. E você consegue advinhar o que tem em Psicose (1960)? Se disse que tinha um plot twist a resposta está errada, pois haviam dois.

Talvez esse seja um dos filmes que você já ouviu falar, ou que conhece a famosa música de suspense da cena do banheiro, ou pode até ser que não tenha assistido. Eu recomendo que assista não só esse como também boa parte da obra de Hitchcock e descubra o porque ele era o mestre do suspense.

Hoje também temos uma série chamada Bates Motel (2013), que mostra a vida de Norman e Norma Bates antes do filme de Hitchcock. Confesso que ainda não assisti, então não posso dizer se é boa, ainda assim fica a indicação.

psycho_primaryPsicose – Alfred Hitchcock – 1960

Um dos filmes mais conhecido hoje em dia como sinônimo de plot twist é Clube da Luta (1999). O filme de David Fincher de 1999 não foi tão bom assim nas bilheterias, mas o que não poderiam esperar é que depois viria a se tornar um clássico cult do cinema. O filme conta a história de um protagonista sem nome que conhece Tyler Durden e fundam o Clube da Luta. A história é simples e com um plot twist de explodir cabeças. É um daqueles filmes que você deseja assistir novamente assim que termina para querer montar as pontas soltas que foram deixadas e entender um pouco melhor o que se passou.

Eu gosto tanto desse filme que acabei comprando o DVD e um tempo depois vi um combo de Blu-ray + DVD de promoção e comprei novamente.

img-clube-da-luta-15-anos-05Clube da Luta – Tyler Durden e o protagonista sem nome passam um tempo juntos depois de iniciar o Clube da Luta

Já que estamos falando de filmes com Brad Pitt dirigidos pelo David Fincher, além de Clube da Luta, ele também está em Se7en (1995), um filme que mostra a história de um serial killer. Eu não acho que o final seja um plot twist, mas tem gente que defende e diz que é sim. De qualquer maneira, o filme é ótimo e, caso não tenha assistido, pode por na sua listinha que é uma boa pedida.

96428-whats-in-the-box-gif-seven-Img-U9BZSe7en – O que tem na caixa? Seria um plot twist?

Então toda vez que tiver um plot twist a história vai ficar impressionante e ter um final que explode cabeças, como o de Os Suspeitos (Denis Villeneuve, 2013)? Não, claro que não. Você não lembra daqueles filmes que no final era tudo um sonho e isso te deixava com raiva? Isso foi uma tentativa de plot twist que não deu muito certo, como em Homem de Ferro 3 (Shane Black, 2013) onde, no filme, descobrimos que o vilão era apenas um ator contratado – fico aterrorizado de lembrar disso até hoje.

O cara que é o maior exemplo de como um plot twist pode dar certo, mas também falhar bastante (b a s t a n t e) é M. Night Shyamalan, o diretor de O Sexto Sentido (1999).

19339577_20130910185158587

O Sexto Sentido é uma maravilha e ao assistir mais de uma vez conseguimos perceber o quanto a história vai se encaixando por si só. Assim como em O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola, 1972), onde as laranjas indicam que alguém vai morrer, em O Sexto Sentido temos os objetos vermelhos que mostram atividades paranormais. Caso você já tenha recebido spoiler desse filme antes de assistir (o que é muito provável), perdeu uma das maiores experiências que se pode ter na vida. Eu, ainda criança, recebi o spoiler que “estraga” o fim do filme, mostrando aí todo o sucesso do mesmo.

A carreira de M. Night Shyamalan teve um impulso gigantesco após O Sexto Sentido, logo esperariam que os seus próximos filmes fossem tão impactantes e inesperados quanto o mesmo, e a partir daí tem sido uma coleção altos e baixos.

Se muitos adoraram Sinais (2002), bem poucos gostaram de A Dama na Água (2006). Já o A Vila (2004) conquistou opiniões favoráveis, mas O Último Mestre do Ar (2010) todos odiaram. Apesar de que nem todos os seus filmes vão possuir plot twist, os que possuem nem sempre acrescentam ou conseguem fazer tanta diferença quanto em O Sexto Sentido. O cinema de Shyamalan possui os seus seguidores que, devido aos acertos, continuam tendo esperança no diretor. Seu último filme, A Visita (2015), acabou conquistando boa parte do público… mas tudo isso já foge do assunto principal e são discussões para outro dia, perdão, ao falar de cinema eu me encanto.

Nem sempre o plot twist será bom, mas sempre vai marcar o espectador. Fica aqui ainda uma lista de filmes que você pode assistir e ter uma boa surpresa – apesar de que já falar que o filme tem um final com plot twist cria expectativas demais. Os que foram citados positivamente na postagem garatem uma boa surpresa sim, mas aqui vão alguns outros títulos: A Ilha (Michael Bay, 2005), Oldboy (Spike Lee, 2013), Amnésia (Christopher Nolan, 2000) – apesar de eu também não considerar plot twist, mas o filme é bom -, O Grande Truque (Christopher Nolan, 2006), Jogos Mortais (James Wan, 2004), e uma série chamada Mr. Robot (Sam Esmail, 2015).

Tenham com essas indicações a maravilha de ver um plot twist capaz de explodir sua mente. Até a próxima.

tim-and-eric-mind-blown

Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários