O Estranho Mundo de Tim Burton – Parte 1 | Spoiler Pipoca

Publicado em 28 de agosto de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Cinema, Colunas, Spoiler Pipoca

Spoiler Pipoca dessa semana saindo mais tarde que de costume. Dessa vez vou falar do diretor que foi a minha porta de entrada para a grande paixão que tenho por filmes nos dias de hoje. Tim Burton, de fato, fez parte da minha infância com Edward Mãos de Tesoura (1990). Lembro bem que minha tia era apaixonada pelo filme e sempre colocava a fita VHS para assistir várias e várias vezes.


Este Spoiler Pipoca será dividido em duas partes, a obra de Tim Burton é um pouco longa e tem filme novo do diretor chegando em breve, então após o lançamento de seu novo filme a segunda parte sai com uma análise de O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares.


Todo o valor sombrio de Tim Burton é uma das características mais marcantes de suas obras. Não é de se estranhar que quando um novo filme ou série faça sucesso, algum artista desenhe os personagens com traços parecidos com aqueles encontrados em filmes de Burton.

Fonte: www.reddit.com

Um de seus primeiros curta metragem foi Vincent (1982) que até hoje os fãs esperam para ver um longa metragem da obra. Frankeweenie ganha vida em 1984, onde a Disney acaba achando que o estilo de Tim Burton é muito assustador e acabam por demitir o diretor. Em 2012 surge um remake de Frankeweenie, dessa vez um longa, dirigido pelo próprio Burton, onde, igual o curta, conta a história do pequeno Victor Frankestein que perde seu cachorrinho em um acidente, e como um bom garoto do universo burtoniano, tenta trazer seu animal de volta e consegue o feito.

O seu primeiro longa foi As Grandes Aventuras de Pee-Wee, que para um desavisado não parece em nada com um filme de Tim Burton: o filme é muito feliz, muito colorido, muito otimista e muito bobinho. O filme conta a história de Pee-Wee Herman, um adulto que mais parece uma criança e tem a sua bicicleta roubada, e que parte então ao redor dos Estados Unidos para encontrar a sua bicicleta e acaba se deparando com a aventura de uma vida.

magician

Apesar do filme ainda não possuir um lado mais sombrio de Burton, algumas esquisitices estão presentes, como personagens excêntricos. Confesso que é um filme que eu deveria assistir novamente, assim como diversos outros filmes do Tim Burton, como já falei, o diretor foi parte da minha infância e entrada para a paixão que tenho por cinema. Sendo assim, diversos filmes eu assisti fazem alguns anos, mas o sentimento continua o mesmo.

Em 1988 chega às telonas Beetlejuice ou, em português: Os Fantasmas se Divertem. Certamente marcando uma explosão de criatividade onde temos, pela primeira vez em um longa, todo o universo de Tim Burton ganhando espaço.

Em um trágico acidente de carro, nossos protagonistas morrem no início do filme e viram fantasmas. Envolvendo uma pequena dose de humor negro, os fantasmas de nossos protagonistas não conseguem ser assustadores ao tentar evitar que novos moradores venham para a casa que agora assombram.

E então conhecemos Beetlejuice, um fantasma meio demônio esquisitão que consegue roubar a cena em uma atuação fantástica de Michael Keaton, Beetlejuice é uma personificação bem sombria do mal. O filme conta com efeitos especiais que podem parecer perturbadores e ridículos e, bem, essa era a intenção de Tim Burton. O filme também conta com a jovem Winona Ryder em um de seus primeiros papéis no cinema, a atriz volta a brilhar recentemente na série Stranger Things em uma atuação surpreendente.

beetlejuice-ryder

Eu sou um pouco suspeito para falar sobre Batman, é meu herói preferido e fiz questão de o colocar em minha biografia aqui do site, assim como na área da equipe, mas não é nenhuma extrapolação dizer que o filme Batman de 1989 feito por Tim Burton é sim um dos melhores do herói.

Michael Keaton é o Batman, isso foi uma grande surpresa na época do filme e acabou que tivemos uma grata surpresa, que Batman bom, que Coringa bom, que filme bom! Tim Burton entendeu o Batman e entrega um filme digno para os fãs de quadrinhos do homem morcego. A série do Batman datou demais o herói e muitos tinham em vista um Batman mas brincalhão, daí chega Tim Burton e mostra do que o herói é capaz. O Coringa de Jack Nicholson permanece icônico até hoje, no meio de polêmicas sobre quais os melhores Coringas do cinema, Jack Nicholson ganha fácil de Jared Leto.

Batman-1989-batman-confronts-the-joker

Ainda no universo do homem morcego, em 1992 temos Batman Returns, outro grande fantástico filme trazendo o universo dos quadrinhos para as telas. Dessa vez temos Danny DeVito como Pinguim e Michelle Pfeiffer como a Mulher-Gato mais sensual do cinema. Contamos ainda com a Gotham City muito fiel, parecendo que saiu das páginas de quadrinhos. Batman e Batman Returns são filmes obrigatórios de Tim Burton.

5-things-you-might-not-know-about-tim-burton-batman-returns-20th-anniversary

Entre Batman e Batman Returns, Tim Burton lança Edward mãos de tesoura, marcando assim o seu primeiro trabalho com Johnny Depp. Como já citei, o filme é parte da minha infância, nessa sociedade utópica com cenários multicoloridos e bizarros, Edward é um ser humanoide com tesouras no lugar das mãos, e possui um coração gigante, acaba sendo o personagem mais admirável do longa.

Eu sinto que Edwards mãos de tesouras é um filme que dispensa apresentações, se você já viu, assista novamente, eu mesmo devo ver novamente – como falei antes – fazem anos que não assisto alguns filmes do Tim Burton.

edward-tesoura-6


Agora o Spoiler Pipoca possui uma página no facebook, você pode curtir aqui e ficar por dentro e dar uma ajuda, não esquece também de acessar o Mapingua Nerd no facebook para ver quando sair os próximos Spoiler Pipoca. Foi uma alegria imensa, uma satisfação medonha, uma hemorragia de prazer e até a próxima!


E que coincidência, nessa semana foi aniversário de Tim Burton, fica aí então um grande presente para o mestre que é fã do Mapingua Nerd!


Sobre o Autor

Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, queria ter uma caixa azul maior por dentro e o fogo anda comigo. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários