Netflix – Ou você ama, ou não entende como funciona | Spoiler Pipoca

Publicado em 14 de agosto de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Colunas, Spoiler Pipoca

Apesar do nome, o Spoiler Pipoca não vai te dar spoiler (nem pipoca). Sente e aproveite.

Ainda lembro da primeira vez em que eu ouvi falar da Netflix… foi por meio de um amigo que chegou me contando a novidade. “Você pode assistir tudo que quiser pagando 20 reais?!” foi o que eu perguntei. “Sim, pra mim é a melhor solução pra combater a pirataria”, meu amigo respondeu.

Algum tempo depois eu assinei a Netflix e a primeira coisa que eu assisti foi Friends. Ao chegar na quinta temporada, encontro uma surpresa – era a última disponível no catálogo. As sexta, sétima, oitava, nona e décima temporadas não estavam lá, e para mim isso foi um choque, afinal esperava ver tudo o que eu gostava, no momento em que eu quisesse e o site não me propôs isso. Esse é um dos primeiros erros que você pode cometer.

  • Primeira lição: Na Netflix você não vai encontrar 100% do que deseja assistir.

Assista ao vídeo e tente entender o porque de você não encontrar tudo o que quer na locadora vermelha, e além disso, entenda porque aquela sua série preferida saiu do catálogo, assim como já aconteceu comigo com Doctor Who.

De fato, você vai encontrar muita coisa na Netflix. Vai encontrar séries que você não imagina que estariam ali, vai encontrar diversos tipos de filmes, terror, documentário, comédia e clássicos, mas a maior vantagem da Netflix, com certeza, são as suas séries originais, e aí temos qualidade garantida.

O que faz a Netflix ser um fenômeno e que suas séries originais ganhem uma popularidade tão grande? De um modo simples, na Netflix você não precisa se preocupar com intervalos comerciais, assim também pensa quem faz uma série original Netflix. Veja bem, quando você precisa de intervalos comerciais, deve se preocupar em organizar algum plot para que, quem assiste, vai querer continuar assistindo ao episódio mesmo depois dos comerciais. Se o plot não for bem feito é muito fácil que a pessoa possa se distrair e mudar de canal.

Na Netflix as séries são tratadas como um longo filme de 13 horas. Os episódios são bons, a história consegue fluir de um bom modo, e mesmo que alguns episódios possam ser mais fracos que os outros, você consegue assistir ao próximo de forma rápida. A temporada completa está disponível para que você possa assistir e assim você desenvolve um certo vício. Em poucas horas, consegue assistir uma série incrível, que com altos e baixos, conseguiu te prender.

Ainda assim, você pode conhecer, ou ser a pessoa, que queira assistir semanalmente aos episódios de Supernatural na Netflix. Bem, isso é bem complicado de acontecer, a não ser que a Netflix possa “apadrinhar” a série e ser a distribuidora no Brasil, como fez no caso das séries Better Call Saul e Um Drink no Inferno, e também fará com a nova série de Star Trek.

Após 24h, o episódio chega na Netflix já legendado e também com opção de áudio dublado. Vamos ser sinceros, se nós assistimos séries por outros meios, temos de esperar pela legenda, que sai exatamente um dia após a exibição do episódio, e ás vezes é uma dificuldade de sincronizar. Isso me faz gostar ainda mais da Netflix –  não só em séries, legendas nunca são um problema.

  • E porque a Netflix não quer colocar Game of Thrones no catálogo?

Acreditem, eles querem! Foi até uma pegadinha de primeiro de Abril que a própria Netflix fez em sua página.

gotnetflix

Acontece que a Netflix é uma concorrente da HBO. O canal HBO tem o seu serviço de streaming, o HBO Go, e é claro que eles vão querer trazer novos assinantes para o canal. Eu mesmo passei a ser um assinante apenas por causa de Game of Thrones, e é por isso que dificilmente a HBO vai querer liberar os direitos de exibição para a Netflix, podendo ganhar muito mais dinheiro sem fazer isso.

O streaming é o serviço do futuro. Já me encontro impaciente de ter de esperar uma semana por um episódio novo das séries que acompanho, preferindo deixar para assistir quando toda a temporada já foi ao ar. Sem falar que ainda não chegaram no Brasil concorrentes para a Netflix, e espero que não tarde muito para que possamos ter cada vez mais opções para assistir uma boa série ou filme.


Algumas das séries originais Netflix que você deveria assistir, caso ainda não tenha visto.

House of Cards

Frank Underwood é um astuto congressista norte-americano que é traído pelo presidente que ajudou a eleger. Com a ajuda da esposa, de uma jornalista ambiciosa e de um outro político com problemas com alcoolismo, Underwood inicia um plano para minar adversários políticos e conquistar, em alguns anos, a presidência dos Estados Unidos.


Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários