Domhnall Gleeson: Questão de Tempo, Harry Potter e Star Wars | Spoiler Pipoca

Publicado em 31 de julho de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Cinema, Colunas, Spoiler Pipoca

Apesar do nome, o Spoiler Pipoca não vai te dar spoiler (nem pipoca). Sente e aproveite.

Esse é o primeiro Spoiler Pipoca dedicado ao trabalho de apenas um ator. Claro, como já viram no título, isso envolve alguns belos filmes e outros tão bons quanto. Essa é a beleza do cinema, começar falando de um ator e fazer uma viagem podendo falar (e indicar) vários filmes.

No passar dos últimos anos, uma figura de cabelos ruivos acabou ficando mais presente no cinema, até que em 2015, Domhnall Gleeson atuou em 4 filmes e os 4 foram indicados ao Oscar. Assisti aos seus filmes e a única coisa que pensei era como o cara era um bom ator. Na época o Spoiler Pipoca não existia, mas quando surgiu, imaginei que não poderia ficar sem falar desse ator. Então aqui vão alguns de seus filmes que merecem a sua atenção:

Existem dois tipos de pessoas no mundo, as que assistiram Harry Potter e as que não assistiram. Um dos primeiros trabalhos de Domhnall Gleeson que ganhou uma grande repercussão foi atuando como Gui Weasley em Harry Potter e as Relíquias da Morte (David Yates – 2010). Nem preciso dizer que Harry Potter ainda vai ganhar um Spoiler Pipoca somente sobre a saga.

1684913_orig

Em 2013, surge nas telonas, um dos filmes mais apaixonantes que já tive o prazer de assistir: Questão de Tempo (Richard Curtis). Nesse filme Domhnall interpreta Tim Lake, o protagonista que possui uma habilidade hereditária fantástica: a capacidade de voltar no tempo.

Após um breve conversa, seu pai revela que os homens da família possuem essa habilidade peculiar de voltar ao passado para que possam reviver e até consertar alguns erros. O filme é uma comédia romântica que foge de clichê e, confesso, foi uma das únicas (tirando as de Woody Allen) em que ri bastante. O filme possui um pouco mais de 2 horas de duração que passam de forma tranquila.

No ano seguinte Domhnall Gleeson é protagonista, ao lado de Michael Fassbender, do filme Frank (Lenny Abrahamson – 2015). John Burroughs (Domhnall Gleeson), como todo jovem, sonha em ser um músico de sucesso, até que “conhece” Frank (Michael Fassbender) líder da banda The Soronprfbs, que convida John para ser membro o novo membro do grupo.

Frank acaba se mostrando ser um lado oposto de John, no filme, a banda se isola em uma cabana e John se vê sendo o membro mais deslocado, sem entender bem o que a banda deseja fazer, a sonoridade e tudo mais, e acaba por se sentir o membro mais isolado, tentando brilhar aos olhos de Frank. Vale lembrar aqui que o personagem de Michael Fassbender usa uma máscara durante boa parte do filme, dificultando ainda mais a vida de John, que não consegue saber como Frank de fato está agindo.

O filme é bom e pouco conhecido e vale a pena assistir. Para quem gosta de boas atuações e filmes com bandas fictícias, é uma boa pedida.

frank-movie

Como eu disse antes, em 2015 Domhnall Gleeson atuou em 4 filmes e, surpreendentemente, os 4 ganharam indicações ao Oscar de 2016. Os filmes são Ex Machina, Brooklyn, Star Wars: O Despertar da Força e O Regresso.

Eu já falei um pouco de Ex Machina (Alex Garland – 2015) nesse Spoiler Pipoca, mas vou falar um pouco mais. O filme conta a história de Caleb (Domhnall Gleeson), que é convidado pelo CEO da empresa em que trabalha para conhecer sua mansão. Lá, o chefe revela a existência de uma inteligência artificial e o desejo de realizar alguns testes envolvendo Caleb. 

O filme faz uma combinação perfeita entre Ficção Científica e Suspense, mostrando a dúvida cercando o protagonista, que não sabe se a inteligência artificial está mentindo ou não.

Ex-Machina-Cast-Wallpapers

Em Brooklyn (John Crowley – 2015), interpreta um dos interesses amorosos da protagonista Saoirse Ronan. Não vou entrar em muitos detalhes pelo fato de que não vi o filme completo. Pra falar a verdade, eu parei de ver justamente quando o ator entra em cena, que ironia. 

Já em Star Wars: O Despertar da Força (J.J. Abrams – 2015), novamente temos uma bela atuação tirada de Domhnall. Ele interpreta o General Hux e, mesmo que não apareça muito em cena, podemos ver o quanto se dedicou ao papel. Uma das minhas cenas preferidas é quando Hux faz um discurso e então ordena que atirem da base Starkiller, que destrói diversos planetas de uma só vez com sua potência. Em um momento que conta apenas com atuação, é incrível ver como Domhnall estampa em sua cara que General Hux é um pessoa má e tem orgulho disso, quase se emocionando ao ver a base disparando seu raio de destruição.

vlcsnap-2016-07-31-12h09m41s429

No nosso último filme da lista, O Regresso (Alejangro G. Iñárritu – 2015), quem assistia o filme, só tinha olhos para duas coisas: a primeira era a atuação de Leonardo DiCaprio, considerada a favorita para o Oscar daquele ano, e a segunda era o urso do filme.

Vale notar que todo o elenco está ótimo no filme, e temos, é claro, Domhnall Gleeson que interpreta Andrew Henry. Polêmicas à parte, se Alejandro González Iñárritu faz um bom trabalho ou não é questão de gosto. Eu particularmente gosto do diretor e de seu trabalho, o importante é que fica aí a dica de um bom filme para ser visto.

Andrew_Henry

Antes que eu esqueça, Domhnall Gleeson atua também na série Black Mirror, no episódio Be Right Back, da segunda temporada. Interpreta um personagem que vem a falecer nos primeiros minutos (essa é a sinopse do episódio, não é spoiler) e depois volta a interpretar esse personagem sendo uma inteligência artificial. Parece um pouco confuso, mas assistindo a série você entende. Não vou entrar em muitos detalhes porque a série vai ganhar uma nova temporada (dessa vez original Netflix) e, sendo assim, também vai ganhar um Spoiler Pipoca somente para que eu possa falar um pouco sobre a série.

black-mirror-torna-da-me

Dicas, sugestões, ofensas, xingamentos e críticas podem ser deixadas nos comentários, ou enviadas para o email ayrton@mapinguanerd.com.br. Até semana que vem!


Sobre o Autor

Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, queria ter uma caixa azul maior por dentro e o fogo anda comigo. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários