Spoiler Pipoca | How I Met Your Mother – A Trompa Azul e o Guarda-Chuva Amarelo

Publicado em 11 de setembro de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Cinema, Séries, Spoiler Pipoca, TV

Apesar do nome, o Spoiler Pipoca não vai te dar spoiler (nem pipoca). Sente e aproveite.

Definição de sitcom: Abreviatura da expressão inglesa ‘situation comedy’ é um estrangeirismo usado para designar uma série de televisão com personagens comuns onde existem uma ou mais histórias de humor encenadas em ambientes comuns como família, grupo de amigos, local de trabalho.

Até agora nenhuma novidade. Friends, Seinfield, Two and a Half Men, The Big Bang Theory, todas são sitcom. Eu conheci How I Met You Mother (HIMYM) por uma amiga, era sua série preferida na época e me forçou a assistir. Não me arrependo de ter começado a ver e hoje eu já assisti a série completa duas vezes. Ao decorrer dos anos, percebi que muita gente se interessava pela série, e mesmo que eu nunca tenha visto fóruns de conversa sobre a série, o que não falta nas minhas redes sociais são pessoas que assistiram esta série e não cansam de elogiar.

O que faz HIMYM ter conquistado tanto o público assim? Bem, eu dei a definição de sitcom e alguns exemplos de séries assim, então porque HIMYM merece um Spoiler Pipoca especial? O que faz a série sair dessa linha?

19-himym-pineapple-w1200-h630

A resposta é simples: a série te leva para um outro lugar. Em uma sitcom você espera rir de situações cotidianas levadas ao extremo com uma dose de humor surreal, já em HIMYM você vai rir, você vai querer chorar por situações emocionantes, mas o principal, você vai ficar triste. E porque uma série que vai te fazer ficar triste merece sua atenção? Simples, você não só vai se importar com os personagens, como também vai se identificar com pelo menos cada um durante as 9 temporadas.

Na série, temos o protagonista, Ted Mosby contando no ano de 2030 para os seus filhos a história de como conheceu a mãe deles. Ao lado de seus amigos Marshall, Lily, Barney e, eventualmente, Robin, passam maior parte da série em um pub chamado MacLaren’s. No primeiro episódio, Ted começa a narrar suas aventuras, em um dia comum no bar, conhece uma mulher chamada Robin e se apaixona. Em um encontro, Ted acaba dizendo que ama a Robin mesmo que tenham se conhecido poucas horas antes, e aí começa uma das melhores sitcom que existe. Ted é uma confusão de sentimentos, que ao decorrer das temporadas, conseguimos entender bem.

pilot-robin-scherbatsky-5722964-624-352

Enquanto aos amigos, Marshall e Lily são um casal que estão juntos desde a época da faculdade. Ao lado de Ted, os três dividem um apartamento. Barney é o solteiro que gosta de sair com mulheres usando inúmeras cantadas e não mede esforços para que possa estar junto de uma mulher. Robin, que eventualmente se torna parte do grupo, é uma jornalista que prefere não se envolver em um relacionamento. Ao decorrer da série, vamos vendo novos personagens marcantes.

enhanced-2285-1435251882-5

Agora voltando ao Ted Mosby, ele é um solteiro que está próximo aos seus 30 anos e ainda procura por uma mulher ideal para que possa se casar, esse é o motivo dele ter dito para a Robin que a amava, Ted está cansado de ser solteiro. Nas temporadas seguintes acompanhamos os casos de amor que Ted vai se envolvendo. Relacionamentos vão dando certo e errado e sempre perguntamos “será que essa namorada é a mãe?” e sim, vamos errando todas as vezes. Parece ser um pouco estranho, afinal, Ted está contando para seus filhos como conheceu a mãe deles e conta todos os casos de sua vida no qual ficou com outras mulheres, talvez tudo isso seja para mostrar o quanto a mãe era perfeita para o Ted e que desde que se encontraram nada veio a dar errado.

Aqui HIMYM consegue conquistar o público novamente, em cada fase da vida de Ted com cada mulher, o público se identifica, conseguem encontrar fragmentos de relacionamentos passados na vida de Ted. Nem todos possuem a sorte de ser um casal tão feliz quando Marshall e Lily, e é no Ted que muitos vão se identificar.

ce75a700-98c3-0131-8dd5-0a3a8fcafc09

A mãe é um ser misterioso, sabemos da sua existência, sabemos que cruzou o caminho de Ted algumas vezes, e principalmente, sabemos que ela é a dona do guarda chuva amarelo. O guarda chuva amarelo é um dos maiores itens de toda a mitologia que HIMYM, é outro ponto positivo da série, que volta ou outra faz referências a si mesmo. Sabemos do Playbook, o Bro Code, a Trompa Azul (do título desse post), os Doppelgangers, o Fiero, o que significa “comer um sanduíche”, o(a) barrato, a gravata de patinhos amarelos, o abacaxi, a slut pumpkin, terno, e por aí vai. É tanta coisa que não vem tudo na memória agora. 

A série tem um pouco mais de 200 episódios, e olha que surpresa, no episódio 200 temos “How your mother met me” que vai narrando todas as aventuras da mãe -as vezes passando pela vida do Ted – e mostrando o quanto os dois possuem em comum. Até a abertura muda.

O que mais me fascina na série são as cores roxo e amarelo, que podem dizer muito sobre o destino das coisas e personagens. Sempre que um item roxo aparece, significa incomodo, decepção, separação, tristeza e derivados.

gif-02-objetos-para-ter-mais-um-pouquinho-de-himym-em-casa

Já o amarelo, como é de se esperar, trata exatamente o contrário. Objetos amarelos significam felicidade, excitação, êxtase, coisas boas estão chegando. É a cor que representa Ted e a mãe. 

gif-06-objetos-para-ter-mais-um-pouquinho-de-himym-em-casa

Várias observações podem ser feitas com a mistura das cores roxo e amarelo durante todas as temporadas. As vezes podem até acabar revelando um pouco do futuro se você prestar bastante atenção. Um exemplo é a foto a seguir, o personagem veste roxo e tem uma explosão de raiva, porém segura um objeto amarelo que estava usando para pintar a parede de um quarto de bebê em um momento de felicidade.

how-i-met-your-mother-mystery-vs-history_featured_photo_gallery

Como é de costume, eu não vou entrar em spoilers. HIMYM é uma série de muitos sentimentos, quem assiste vai gostar, eu nunca vi alguém que realmente odiou a série. Eu tenho meus problemas com ela, principalmente com a temporada final, acho que poderia ser muito bem melhor trabalhada. Alguns dos fãs mais xiitas dizem que o importante mesmo é toda a jornada e não como o final será, eu não concordo completamente, acho que o fim deve ser bom também, e ainda assim, não poupo elogios para a série.

Se você ainda não assistiu, faça um favor a si mesmo e veja a série, e caso você já assistiu, deixa aí um comentário contando suas experiências com a série e momentos favoritos. Até a próxima.

tumblr_n4tg8l5xll1qfcc9mo6_250

Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários

  • Valmir Junio

    Impressionante, terminei de assisti a série hoje (12/09) e estou em um mar de sentimentos inexplicável. feelsbad.jpg

    • Ayrton De Oliveira

      Bem vindo ao clube.