Tonight’s the night: Série Dexter completa 10 anos | Spoiler Pipoca

Publicado em 2 de outubro de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Colunas, Séries, Spoiler Pipoca

Especial Pipoca é um derivado do Spoiler Pipoca que vai surgir sem aviso para falar um pouco sobre aquilo que está completando aniversário. Nesse primeiro post, venho aqui falar um pouco sobre a série Dexter, uma das minhas preferidas.

A série Dexter veio ao ar pela primeira vez no dia 01/10/2006 com a sua primeira temporada e uma premissa interessante. Dexter Morgan é um analista forense da polícia de Miami especializado em padrões de dispersão de sangue, mas que nas horas vagas é um serial killer.

De modo simples, Dexter mata todos aqueles que considera perigosos demais para serem presos, pois não mereceriam tamanha bondade assim. Uma hora ou outra todos serão embrulhados em plástico e vão parar na mesa de matança de Dexter. Metódico, o serial killer não deixa vestígios, segue o código deixado pelo seu pai – O Código de Harry – que fielmente indica todas as coisas que Deter deve fazer para não ser pego. Seu pai morreu antes do início cronológico da série e ainda assim é um personagem constante que volta ou outra conversa com o filho nas imaginações de Dexter. Vale lembrar também que Dexter é filho adotivo de Harry, que possui uma filha chamada Debra Morgan que,  como seu irmão, trabalha no Departamento de Polícia de Miami.

tumblr_myv1dlzzfs1r4ojo0o1_500

Por viver uma vida dupla, Dexter deve manter as aparência e, disfarçado de especialista forense, possui uma namorada chamada Rita que possui dois filhos. Descrita pelo próprio Dexter como tão danificada quanto ele, Rita é a pessoa perfeita para o serial killer sem sentimentos.

A série possui 8 temporadas somando 96 episódios. A cada temporada, Dexter se depara com um serial killer diferente como principal, e vários outros que merecem também estar na mesa de Dexter. Pode ser algo bom ou ruim, mas a primeira temporada é a que eu achei mais fascinante.


Primeira temporada – The Ice Truck Killer

briandexter1

O primeiro desafio é Dexter são os presentes enviados pelo ice truck killer, um assassino que corta as pessoas, embrulha os pedaços e os deposita nas ruas. Ficando conhecido por trabalhar congelando suas vítimas para que todo o sangue seja tirado antes de serem esquartejadas.

Em um jogo psicológico, o assassino mostra conhecer Dexter, que por sua vez fica cada vez mais ligado nas tragédias que andam acontecendo e resolve caçar o assassino. Como já disse, eu acho esta a temporada mais fascinante, e em minha opinião poderia muito bem ser a última da série.


Segunda temporada – The bay habor butcher

2013-09-05_0215

Um fato que esqueci de informar foi que, além de matar as vítimas, Dexter as deposita no oceano. Acontece que em um mergulho acabam descobrindo muitos (muitos mesmo) corpos que o Dexter deixou, sendo assim, nessa temporada o bay harbor butcher é o próprio Dexter.

A caçada contra Dexter se incia e por momentos ele se vê encurralado. Veja bem, ele trabalha no departamento de polícia de Miami, que são justamente as pessoas que investigam o caso. É uma temporada que trabalha bem com o suspense, pois você sabe que o personagem principal não pode ser preso.


Terceira temporada – Miguel Prado/The Skinner

dexter_season_3_blu-ray22

Apesar de ser um serial killer, Dexter não mata inocentes, mata apenas aqueles que cometeram crimes bárbaros e, na sua opinião, merecem a morte. Acontece que, por acidente, mata um inocente em uma briga. Depois de um tempo, acaba conhecendo Miguel Prado, um familiar da vítima que começa a tentar ter uma amizade com Dexter, e os dois chegam a matar juntos, porém Miguel sai da linha e acaba entrando para a lista de Dexter.

The Skinner tira a pele das vítimas após matá-las. Essa temporada é marcada por outra novidade chegando à vida de Dexter: agora ele,  talvez, esteja tendo sentimentos reais pela sua mulher, Rita, cada vez mais presente em seus pensamentos.


Quarta temporada – Trinity Killer

trinity-killer

Esse é o assassino preferido de boa parte dos fãs. Eu considero a segunda melhor temporada da série e o melhor assassino. O assassino da trindade comete três crimes depois de determinado tempo, sempre parecendo ser sem ligação. Dexter não demora muito para descobrir quem é o assassino, começa investigar o mesmo e percebe que o assassino leva uma vida um tanto parecida quanto a de Dexter.

O ciclo de admiração entre Dexter e Trinity Killer cresce constantemente até que eles travam uma batalha no fim da temporada. Essa temporada acaba com o final mais dramático de todos, deixando assim Dexter em uma situação que não gostaria de se encontrar. De todas as temporadas, talvez essa seja a que possui um final mais corajoso.


Quinta temporada – Jordan Chase

jchasechair

Em minha opinião, a pior temporada da série. Os eventos inciais seguem a partir do fim imediato da quarta temporada. Dexter possui agora uma companheira que procura vingança contra um grupo que a estuprou e não conseguiu matá-la. O grupo estuprava mulheres, fazia vídeos, as matavam, botavam em tanques e as eletrocutavam. Tudo isso serviu de escape para que Dexter conseguisse se focar e acabar superando eventos passados.


Sexta temporada – The doomsday killer

356411

Em uma das minhas citações preferidas, Dexter diz que não sabe se existe céu e inferno, mas caso exista, ele está, sem dúvidas, no inferno. Nessa temporada encontramos o inevitável, religião entra no meio. Um fanático religioso faz suas vítimas baseado em presságios do apocalipse.

Essa temporada é sensacional, e o final é chocante. Nos deparamos com uma grande revelação que agora muda todo o destino de Dexter, terminando com uma de suas melhores frases “Oh, Deus”.


Sétima temporada – Isaak Sirko

isaakfromcar

Novamente a temporada se inicia a partir dos momentos finais da anterior, Dexter está fugindo e precisa matar alguém. Chega ao aeroporto e mata uma pessoa. Após despejar o seu corpo, notamos que um GPS está ligado na pulseira da vítima. Sendo assim, Isaak Sirko procura vingança, ainda que sem revelar o que a vítima significava tanto para ele.

Nessa temporada vemos Dexter ser encurralado várias vezes sem sabermos bem o destino do personagem. Como já era de se esperar, novamente a temporada acaba com algo chocante.


Oitava temporada – The Brain Surgeon

vlcsnap-2013-09-25-16h48m55s6

Finalmente, a última temporada. Não é a melhor da série, caso o enredo da primeira fosse colocado aqui, a série teria a sua melhor temporada. The Brain Surgeon é um assassino que remove determinada parte do cérebro da vítima após a morte, essa é sua marca.

Tudo caminha para o fim, Dexter se encontra sem saber quais decisões tomar em seus relacionamentos e como ajudar sua irmã Deb que agora não é mais a mesma.


A showtime preparou um trailer exclusivo da série para comemorar os seus 10 anos de lançamento, caso ainda não conheça e ainda assim ficou curioso, assista que é um ótimo vídeo.


O final é ruim?

Muitos colocam Dexter na lista de séries com um final decepcionante. Já eu, acredito que na mitologia da série o final faz todo o sentido. Sempre imaginei algumas situações parecidas durante determinados momentos de várias temporadas. Eu não imagino muito bem o que muitas pessoas esperavam para o fim da série. Infelizmente a qualidade da própria diminuiu um pouco entre as temporadas, mas ainda assim conseguiu ter momentos de glória. Me sinto bem ligado a Dexter, pois foi a primeira série que eu acompanhei semanalmente que chegou ao fim. 

144697

Jeff Lindsay é o escritor dos livros de Dexter. Sim, a série se baseia nos personagens dos livros. Então ainda existe esperança para alguns fãs. Eu provavelmente ainda vou comprar a coleção para ler. Não sei dizer ao certo se já chegaram ao final, espero que não.


O Mapingua Nerd foi convidado para um vídeo especial com o canal É de Comer?, no qual tentam fazer o café da manhã do Dexter, igual ao que aparece na abertura da série. Você pode conferir o vídeo, matar saudades de Dexter, e quem sabe também preparar um ótimo café da manhã.


Por fim deixo aqui um vídeo (COM SPOILER) que traz pelo menos 1 momento de cada 1 dos 96 episódios de Dexter. Aos fãs, só resta a esperança de um revival e que a série possa voltar – mesmo que limitada – para mais uma temporada.

Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários

Os comentários estão desativados.