Easter Eggs: Quentin Tarantino e Pixar | Spoiler Pipoca

Publicado em 17 de julho de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Cinema, Colunas, Spoiler Pipoca

Apesar do nome, o Spoiler Pipoca não vai te dar spoiler (nem pipoca). Sente e aproveite.

Você sabe o que é um Easter Egg? Da tradução literal, significa “Ovo de Páscoa”. Você já deve ter visto em algum filme crianças procurando ovos de páscoa escondidos. Em outras mídias, como nos games, quadrinhos e filmes, os Easter Eggs são mensagens deixadas feitas pela equipe de produção. 

Eu gostaria muito de fazer uma postagem falando sobre Easter Eggs em jogos, mas não sou muito conhecedor da área, então fica aqui um desafio para algum membro gamer do blog listar os melhores Easter Eggs dos games. Como aqui a pegada é cinema, venho trazer alguns dos melhores que encontramos em filmes.


O primeiro Easter Egg de cinema, o qual lembro de ter encontrado por acidente, foi enquanto bisbilhotava o DVD de Matrix Reloaded (The Wachowski – 2002) onde, em uma janela escondida, era possível clicar e encontrar um vídeo paródia do filme lançado para o MTV Movie Awards.

Em um episódio de Doctor Who (S03E10 – Blink) é usado o artifício do Easter Egg para explicar a trama. Um jovem que trabalha em uma locadora mostra que em alguns DVDs são encontrados Easter Eggs de um homem falando coisas aleatórias – esse homem vem a ser o Doctor – e, durante o episódio, explica porque ele estava naqueles DVDs. Fato curioso,é que uma das cenas desse episódio vem a se tornar um Easter Egg na nona temporada da série.

3-10-Blink-the-tenth-doctor-26450770-2000-1125Sally Sparrow assiste ao DVD com Easter Egg contendo o Doctor.


Steven Spielberg e George Lucas possuem uma boa amizade. Como se já não bastasse trazerem tantos clássicos para as telonas (Spilberg bem mais), ainda trouxeram ao mundo Indiana Jones e daí surgem alguns belos Easter Eggs envolvendo as franquias de Lucas e Spielberg. Em uma das cenas de Os Caçadores da Arca Perdida (Spielberg – 1981) é possível encontrar R2D2 e C3PO desenhados no meio de diversas gravuras.

PAUlpIndiana Jones, R2D2 e C3PO.

E não acaba por aí. Em Templo da Perdição (Spielberg – 1983) é possível enxergar o Club Obi Wan. Na série animada, Clone Wars, também podemos notar referência a Indiana Jones, como alien observando o clássico fedora usado pelo personagem, assim como bem no fundo de um outro episódio é possível ver dois aliens carregando a Arca da Aliança.

Em outro filme de Spielberg, E.T. (1982), vemos alguém fantasiado como Mestre Yoda durante a noite de Halloween. Até aí nenhuma surpresa, afinal Star Wars ganha inúmeras referências na cultura pop que não é de se estranhar. Algum tempo depois, em Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma (George Lucas – 1999), a raça do E.T. aparece durante o filme. Pode não significar nada (o que é o mais provável), mas para os fãs significa que o E.T. conhecia a figura de Yoda e via ali uma esperança de voltar para o espaço no seu filme.

George Lucas já não tem mais ligação nenhuma com Star Wars hoje. O episódio VII foi feito totalmente sem sua consultoria, então qualquer Easter Egg que venha a lembrar Indiana Jones já não é mais feito por ele. Porém, o diretor vai trabalhar junto a Spielberg no próximo filme de Indiana Jones, então talvez possamos encontrar um a ou outra referência a Star Wars.

e.t._halloween_sceneE.T. encontra com uma criança fantasiada de Mestre Yoda.


Outro grande diretor que usa bastante Easter Eggs em seus filmes é Quentin Tarantino, esse que ainda vai ganhar um Spoiler Pipoca só dele, então não vou me prender muito aqui. O diretor já disse que todos os seus filmes se passam no mesmo universo, e como se não bastasse, quem é fã já percebeu também que os filmes de Robert Rodriguez se juntam ao universo de Quentin Tarantino.

Em Kill Bill Vol 2., quando a noiva sai de sua cova ao ser enterrada viva, vemos ao seu lado o túmulo de Paula Schultz, que é nada menos que esposa de Dr. King Schultz, o caçador de recompensas de Django Livre. Outro objeto constantemente utilizado por Tarantino em seus filmes é a marca de cigarro Red Apple, que foi criada exclusivamente para seu universo cinematográfico – os cigarros aparecem em Pulp Fiction, Kill Bill e Os Oito Odiados.

killbill-redappleA Noiva passa por uma propaganda do cigarro Red Apple.

No universo compartilhado com Robert Rodriguez, o Big Kahuna Burger existe nos filmes de Tarantino e Rodriguez, além, é claro, de Grindhouse (Robert Rodriguez e Quentin Tarantino – 2007), um filme feito pelos diretores que se divide nos filmes Planeta Terror (Rodriguez) e À Prova de Morte (Tarantino). Ambos compartilham o mesmo universo, no qual uma das ligações é um Easter Egg que pode ser ouvido por poucos segundos em uma transmissão de rádio. Como se fosse pouco, também existe o personagem Earl McGraw, que aparece nos filmes dos dois diretores, Um Drink No Inferno (Rodriguez – 1996) e Kill Bill (Tarantino – 2003).

Prometi que não ia falar muito de Quentin Tarantino e acabei falando um pouco mais que devia, mesmo assim, aguardem para o Spoiler Pipoca dedicado inteiramente ao diretor.

Big-Kahuna-Burger.0 (1)Robert Rodriguez e o Big Kahuna Burger cenográfico construído para a série Um Drink no Inferno.
A lanchonete é citada pela primeira vez em Pulp Fiction, de Tarantino.


Continuando. Vocês já devem estar familiarizados com a Teoria Pixar mas, em um breve resumo, a teoria diz que todos os filmes da Pixar estão conectados (até aí tudo bem) e também os colocaram em uma ordem cronológica bizarra que faz sentindo completo quando você acaba de ler sobre a teoria. Não venho aqui debater sobre a teoria Pixar, mas fato é que em todos os filmes mais recentes a teoria vai crescendo e assim ganha mais profundidade. Nos dias de hoje, falar de Easter Eggs é falar da Pixar, então vou listar aqui alguns dos meus preferidos.

O Easter Egg que eu mais caço nos filmes da Pixar é o carro do Pizza Planet de Toy Story. Em diversos outros filmes o carro aparece, como em Monstros S.A, Vida de Inseto, Procurando Nemo, e eu consegui também o encontrar em Procurando Dory

PPts2Carro do Pizza Planet.

A mala de Easter Eggs não para por aí. Um boneco de peixe do Nemo é visto sendo segurado pela Boo em Monstros S.A., em Procurando Nemo vemos um garotinho lendo uma história em quadrinhos do Sr. Incrível, assim como também é visto um Buzz Lightyear jogado no chão. Em Carros 2 é possível enxergar um quadro de outros carros vestidos exatamente igual a família de Princesa Merida de Valente e, em Toy Story 2, um calendário de Vida de Inseto é visto. Além disso, em muitas cenas de vários filmes da Pixar a Luxo Ball aparece rapidamente – aquela clássica bola amarela com uma estrela vermelha que você conhece bem.

luxo_ball_by_jasonpatrick72-d3h7682Créditos da imagem: jasonpatrick72.

Outro Easter Egg presente nas animações da Pixar é o código A113, visto escondido em diversos filmes. O número em questão era o da sala em que vários animadores do estúdio começaram a aprender sobre animação, e assim são deixados Easter Eggs contendo os números em forma de homenagem.

A abertura de Watchmen é uma beleza só, repleta de Easter Eggs e referências a cultura pop em geral. Vale a pena ser vista quantas vezes forem necessárias para captar diversos deles deixados ali por Zack Snyder, contando até com a aparição de Thomas e Martha Wayne, os pais de Bruce Wayne. Como em uma troca de favores para seu próprio ego, em Batman vs Superman são encontradas referências a Watchmen e assim Snyder deixa os fãs de quadrinhos da DC Comics cada vez mais contentes.

Batman.Vs.Superman.A.Origem.da.Justica.2016.Versao.Estendida.1080p.WEB-DL.H264.AC3.DUAL-LAPUMiA.mkv_snapshot_00.20.44_[2016.07.16_19.41.24]“The End is High” escrito em um outdoor no Porto de Gotham fazendo referência à Watchmen.

A Marvel faz um trabalho igualmente bom com Easter Eggs em seu universo cinematográfico. Em Guardiões da Galáxia (James Gunn – 2014) há vários Easter Eggs de todo o universo Marvel, sempre é possível observar uma ligação ou outra em outros filmes, como em Capitão América: Guerra Civil (Irmãos Russo – 2016) é visível um Easter Egg relacionado a D23, evento da Disney.

Poderia citar ainda alguns outros tantos de Easter Eggs da cultura pop, mas a graça é que você também possa procurar e assim ficar contente quando entender as referências. Cite aí nos comentários alguns de seus Easter Eggs preferidos! Espero que tenham apreciado a leitura. 

Diz aí, conseguiu encontrar o Easter Egg na postagem?

XS5LKVocê vendo os Easter Eggs depois de ler.

 


Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários