Spoiler Pipoca | 6 filmes para você aproveitar o halloween

Publicado em 23 de outubro de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Cinema, Spoiler Pipoca

Apesar do nome, o Spoiler Pipoca não vai te dar spoiler (nem pipoca). Sente e aproveite.

Estamos perto do Halloween, época amada por tantos nerds. Eu separei alguns filmes interessantes, que seriam ótimos para assistir no Dia das Bruxas. Assista esses filmes com seus pais, namorada ou crush. Alguns deles podem te garantir um trauma perfeito. 

Os filmes dessa lista podem não tratar apenas daquele terror que muitas pessoas estão acostumadas, aquele que só envolve espíritos, demônios ou zumbis. Nessa lista, alguns são filmes de terror psicológico, que é o meu tipo preferido de terror. 

Antes de tudo, já faço aqui algumas menções honrosas para que todos saiam felizes: Filmes do Jason, filmes do Freddy Krueger, Alien, Psicose, O bebê de Rosemary, Tubarão, Noite dos Mortos Vivos (1968), O exorcista, Evil Dead, Olhos Famintos, Silent Hill (o primeiro), REC (o primeiro), Invocação do Mal e A Entidade.

Se você gosta de algo um pouco mais hardcore que pode te perturbar de verdade, eu indico Eraserhead, O Anticristo e A Serbian Film. Este último eu me recuso a assistir. Pelo o que li e já ouvi relatos de quem assistiu, é pesado demais, horrível demais e envolve temas que podem te incomodar demais. Deixo a indicação para os mais corajosos, mas lavo as minhas mãos, é um filme que não pretendo assistir. Para que tenham uma ideia, o filme chegou a ter exibição proibida no Brasil.

Agora vamos a lista que eu separei:

1 – O Iluminado

Eu sinto que é um filme necessário. Tem gente que o considera um filme lento, e até hoje tento entender porque um filme lento é considerado ruim por alguns, pois pra mim, um filme repleto de diálogos é algo que eu gosto muito de assistir. Baseado em um livro de mesmo nome escrito por Stephen King, o filme mostra a jornada de um autor que vai morar em um hotel acompanhando de sua esposa e filho. 

Talvez não possamos saber se a culpa é do hotel, da solidão, da maldade humana, de causas sobrenaturais ou o que quer se seja. Eu gosto muito desse filme, considero um terror bom. Envolve suspense e até uma cena perturbadora de beijo com uma mulher que saiu de uma banheira. 

tumblr_nzvi8phpd41terv0yo1_500

Se é um filme que não assistiu, vale a pena assistir. Também indico que procurem saber algumas histórias de bastidores. O diretor Stanley Kubrick era um pouco exigente e acabou deixando alguns atores desconfortáveis. Jack Nicholson era visto gritando de raiva nos corredores, além disso, dizem que Kubrick não permitia que os atores criassem laços de amizade com Shelley Duvall, a ponto de deixar que a atriz estivesse mais preparada para o papel de uma mulher perturbada por todas as maldades que via seu marido cometer.

2 – O Massacre da Serra Elétrica

Esse filme ensinou muito para os outros filmes de terror. Eu gosto bastante desse filme, algumas pessoas podem achar que o filme esteja datado, eu discordo. Se você se entrega ao filme, logo vai conseguir sentir nervosismo e calafrios, tudo isso por parte da sua imaginação.

O filme não possui muitas cenas sangrentas, eu já ouvi dizer que possui apenas 6 segundos de sangue na tela. No início é mostrado um aviso dizendo que o filme é real, logo você já deve imaginar o desespero de quem assistia. 

tumblr_mqbnwqadho1rdq2opo1_500

Em uma das minhas cenas preferidas, o assassino pega uma moça e a prende em um daqueles ganchos de açougue. No exato momento em que ele vai pendurar a moça, a câmera corta e você não vê os ganchos entrando na pele, mas somente de imaginar já consegui sentir um desespero grande.

3 – Se7en

Eu já falei desse filme uma outra vez no Spoiler Pipoca. Em um breve resumo, existe esse assassino que comete crimes baseados nos sete pecados capitais. Ele sempre deixa escrito qual foi o pecado que levou a pessoa a morrer. Uma das primeiras mortes é baseada na gula, onde um homem morreu por comer demais. 

tumblr_mvkmfwgjfy1r6zm9ao2_500

Mais uma vez, o filme não te mostra muita coisa e te faz imaginar a situação. Uma das cenas mais famosas é a cena da caixa, na qual, desesperadamente, um personagem pergunta para o outro o que existe dentro de determinada caixa que o assassino pediu para ser entregue. Você somente imagina o que tem dentro da caixa, e não é algo bonito de se imaginar.

4 – As Diabólicas

Esse filme serviu de inspiração para Alfred Hitchcock, só aí já merece ser visto. Nesse filme, duas mulheres matam um homem, ou pelo menos acham que o mataram. Cometem um crime perfeito, onde não pretendem deixar vestígios. Levam o corpo para a escola em que trabalham e o corpo simplesmente some. Alguns alunos relatam que estão vendo o homem em volta da escola, colocando alguns estudantes em detenção e pegando objetos pessoais de outros.

A paranoia só vem a crescer, você não sabe se é tudo imaginação das crianças, se o homem voltou a vida, ou se é tudo fruto do medo e culpa das mulheres por terem matado o homem.

tumblr_lq8lcoz3cs1qa1xnko1_500

O final do filme foi um impacto tão grande na época que, após o fim, é exibida uma mensagem pedindo para que as pessoas não revelem o final para quem ainda não assistiu. Nascia aí o spoiler. 

5 – Repulsa ao Sexo

É até difícil explicar o roteiro desse filme. Uma jovem possui uma vida sexual reprimida, resiste aos assédios do namorado e, em determinada época, passa a morar sozinha por algumas semanas enquanto a irmã viaja. No meio de toda a confusão que se passa em sua mente, ela começa a ter alucinações enquanto está sozinha no apartamento. Consegue ver mãos que saem da parede querendo tocar seu corpo e até uma figura masculina que acaba fazendo da protagonista uma vítima de estupro.

repulsion

Esse é um filme sobre a mente, terror psicológico puro. Vale a pena assistir para tirar suas análises do que o filme se trata. 

666 – Triangulo do Medo

É um filme confuso. Eu não quero entrar em spoilers, mas também quero te deixar com vontade de assistir. Em uma viagem de iate com alguns amigos, uma jovem parece estar distraída, sem entender bem o que está acontecendo. Eles acabam entrando em uma tempestade e avistam um grande barco chegando, e então se aproximam e entram nesse barco.

Dentro do barco, os amigos se separam e coisas assustadores passam a acontecer. De início você não entende bem, vamos vendo os personagens morrendo, até que sobra apenas a protagonista. A protagonista chega a um ponto em que consegue observar todo o mar ao redor, e quando olha com mais atenção, consegue ver o mesmo iate que estava com os seus amigos, chegando ao barco novamente. Nesse momento, ela fica confusa, e não consegue entender como está vendo todas as pessoas que morreram chegando ao barco novamente.

tumblr_momgf6w96r1s488ujo1_500

Muitas pessoas possuem várias interpretações sobre esse filme, algumas chegam a dizer que é uma espécie de triângulo das bermudas onde a protagonista fica presa no tempo. Sendo as teorias certas ou erradas, é um bom filme para assistir e aproveitar o Halloween.

Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários