SETEC propõe Parque Tecnológico em Manaus

Publicado em 22 de março de 2016 | Por Alberto Carvalho | Ciência, Manaus, Notícias, Tecnologia

Boa notícia para a turma ligada em ciência, tecnologia e inovação. A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC) apresentou na última semana a proposta de um Parque Tecnológico em Manaus, com o intuito de criar um ambiente favorável à pesquisa e desenvolvimento, e transformar inovação em negócio.

eron_parque_tec

Segundo o secretário, Eron Bezerra, a ideia inicial não é englobar um espaço físico em si, mas criar uma arranjo e trazer para este a cooperação de instituições de ponta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), laboratórios de nanotecnologias, entre outras. 

A SETEC pretende expandir o projeto para Santarém, no Pará e Acre. O objetivo: criar um rede onde estarão envolvidas universidades, institutos de pesquisas, governo e demais empresas tecnológicas do norte do país.

Para o coordenador geral do Serviço Tecnológico da SETEC, Jorge Mario Campagnolo, investir em inovação tecnológica pretende gerar negócio, emprego e renda para a capital: “Quando falamos em parque tecnológico nos vem à mente a ideia de inovação e inovação é negócio. Queremos criar um ambiente favorável em que os conhecimentos gerados pelas universidades e institutos possam ser levados às empresas, e transformar esses conhecimentos em produtos com o maior valor agregado, vamos criar um ambiente favorável a inovação em Manaus, para criar esse ambiente de negócios”, afirmou.

A implantação do Parque ainda não possui data estabelecida, mas segundo o titular da SETEC, o próximo passo será criar uma comissão operacional formada por representantes das instituições de pesquisa, do setor empresarial e também da área agrícola com o objetivo de definir a natureza jurídica do parque, para que estes possam ter estrutura própria e receber dinheiro de empresas privadas, além de recursos públicos e também cobrar por serviço prestados.

Sobre o Autor

Acha que assistir um bom filme sempre pode melhorar o seu dia

Comentários