Série Museus Manauaras: Museu Amazônico

Publicado em 29 de agosto de 2016 | Por Alberto Carvalho | Lugares, Manaus

Olá pessoal! Hoje começamos uma série de posts onde vou apresentar a vocês um pouco dos principais museus de Manaus. Vem comigo!


Criado em 1975, implementado em 1989 e inaugurado no dia 21 de junho de 1991 com as exposições “Resgate da Memória Histórica de Manaus: o Centro Velho e Modernidade” e “Silvino Santos – Um eterno Estrangeiro no País das Amazonas”, com a proposta de romper com a tradição de que museu é lugar de exposição de “coisas velhas”.

Museu Amazônico é um órgão público suplementar da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ou seja, além de seu papel para preservação da cultura, o museu também é utilizado para produção de conhecimento, seja ele histórico, arqueológico ou antropológico.

amazonico_capa

O museu é dividido por setores, tais como:

  • A Biblioteca, especializada em assuntos relacionados à Amazônia e recentemente passou a abranger o acervo de antropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS);
  • A Divisão de Museologia, composta pelo Setor de Documentação Museológica e Reserva Técnica e pelo Setor de Conservação e Restauro;
  • A Divisão de Arqueologia, com o Laboratório de Arqueologia localizado no Setor Sul da Universidade (Mini-Campus);
  • E a Divisão de História e Documentação, com a Central de Documentação e o Acervo Documental e a Divisão de Difusão Cultural.

material_liticoMaterial lítico polido, pilão e mão de pilão. Foto: Mireia Rodriguez

Atualmente a instituição organiza e promove exposições temporárias para divulgar o próprio acervo, além de exposições artísticas e atividades educacionais com escolas (Nota do autor: eu mesmo fui 3 vezes durante meu ensino fundamental). A frequência de público chega a ser por volta de 23 mil visitas anuais aos espaços de exposição, entre estudantes, turistas e público em geral.


Para saber mais, visite-o. Está localizado na Rua Ramos ferreira, N°1036, no Centro histórico de Manaus. E fica aberto ao público de segunda a sexta de 8h as 12h e 14h as 17h. A entrada é gratuita.


Sobre o Autor

estuda administração, produz vídeos para o Youtube (youtube.com/plotbr) e adora dormir. Ama cinema, quadrinhos, tecnologia e estranhamente também gosta de esportes.

Comentários