Seção Grandes Roteiristas – John Logan, de Gladiador e Penny Dreadful

Publicado em 10 de maio de 2016 | Por Alberto Carvalho | Cinema

Olá, galera! Tudo bom? Espero que sim. Estamos aqui de novo, dessa vez com a última parte da seção Grandes Roteiristas, onde eu apresento um pouco do trabalho desses geniais escritores responsáveis por criar ou adaptar as histórias que vimos nas telonas. Se você não leu os outros posts, clica aqui que eu te mostro. 


E para finalizar essa série vamos falar de alguém que não se limita a um único gênero ou mídia. O cara já escreveu ação, drama, comédia, terror, infantil, animação, musical e até série de TV. Estou falando de Jonh Logan.

Nascido em San Diego, Califórnia, John é o caçula de três irmãos. Filho de pais irlandeses, dividiu sua infância entre San Diego e Nova Jersey, até que se mudou para Chicago onde graduou-se em 1983. Passou 10 anos trabalhando como dramaturgo até escrever seu primeiro roteiro para cinema: Um domingo qualquer (1999).

 um-domingo-qualquer

No filme temos o treinador idealista e que ama o jogo, Tony D’Amato (Al Pacino); a dirigente apaixonada pelo dinheiro, Christina Pagniacci (Cameron Diaz); o famoso atleta em fim de carreira que quer manter-se not topo, Jack Rooney (Dennis Quaid); e a nova estrela, ainda rebelde, William Beaman (Jamie Foxx). Essas quatro figuras se movimentam numa história arrebatadora. O enredo mostra como os “comandantes do esporte” tratam jogadores, treinadores e torcida.

O filme é excepcional, mas tenho que destacar a atuação espetacular de Al Pacino, que pode ser vista nessa cena aqui:

John pareceu ter encontrado sua vocação após seu trabalho em Um domingo qualquer, quado se uniu a David Franzoni e William Nicholson para escrever um dos maiores épicos do cinema: Gladiador.

Contando a trajetória do general romano Maximus (Russell Crowe), vítima da ganância de Cómodo, este sendo filho do imperador e que deseja a qualquer custa o lugar de seu pai. Maximus escapa do assassinato mas tem uma perda gigante. Acaba tornando-se escravo e depois… meu nome é Gladiador.

As qualidades desse filme são incontáveis, e não por menos, John Logan e seus parceiros foram nomeados ao Oscar na categoria melhor roteiro original.

Com seu background em filmes épicos, John é convidado para co-escrever o roteiro de O último Samurai (2003) e em 2004 é lançado o primeiro trabalho do roteirista com o diretor Martin Scorsese: O aviadorO longa conta a história de Howard Hughes (Leonardo DiCaprio), que tornou-se milionário ainda muito jovem, graças à herança de seu pai. Com tanto dinheiro, Hughes decide investir na indústria do cinema. Paralelamente, dedicou seu tempo a um de seus maiores amores, a aviação.

the-aviator

Em 2007 vemos o primeiro trabalho de John com um musical em Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco Da Rua Fleet. Estrelado por Johnny Depp e Helena Bonham Carter, o filme foi um sucesso, rendendo ao escritor e produtor o Globo de Ouro na categoria melhor filme de comédia ou musical.

E mostrando que ele pode trabalhar bem em qualquer gênero, o sr. Logan decidiu se aventurar nas histórias infantis. Em 2011, chega aos cinemas Rango, um western contando a história de um camaleão de cativeiro que vive uma normal vida de animal de estimação enquanto enfrenta uma enorme crise de identidade. No mesmo ano, vemos o resultado de seu segundo trabalho com Scorsese em A Invenção de Hugo Cabret. Para aqueles que amam história do cinema, este sem dúvidas é obrigatório. Um filmaço que rendeu mais inúmeras indicações a prêmios, entre eles o Writers Guild of America e o Oscar.

Atualmente, John Logan trabalha escrevendo episódios e produzindo a série de terror Penny Dreadful. A série conta com personagens clássicos da literatura, como Frankenstein, Drácula e Dorian Gray. O enredo se passa na Londres vitoriana e mostra como tais personagens surgiram e como a narrativa deles se entrelaçam. No Brasil, a série é exibida pela HBO e está na terceira temporada.

O roteirista ainda foi responsável por 007 Operação Skyfall (2012), 007 Contra Spectre (2015) e está trabalhando no roteiro de Alien: Covenant, que tem previsão de lançamento para 2017.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado dessa série de posts. Se faltou algum roteirista aqui na lista, comenta aqui embaixo. Ah, qual é seu filme favorito de John Logan? Vamos trocar uma ideia sobre o assunto! 

Sobre o Autor

Louco por filmes e apaixonado por rabanadas

Comentários