Revista eletrônica impulsiona trabalho de autores locais

Publicado em 7 de agosto de 2017 | Por Jan Santos | Literatura, Manaus, Notícias

“Tenho vários textos prontos, mas como publicá-los?”

É esse tipo de pergunta que todo autor em início de carreira se faz. Pensando nisso, o designer manauara Cléber Paes, inspirado pelo trabalho de revistas como a Trasgo e a Pulp Fiction, idealizou a Revista Lamparina, uma iniciativa independente que reúne contos autorais de escritores locais.

“Ser escritor nacional é complicado, ser um escritor no Amazonas é ainda mais complicado”, afirma Cléber. “Então a Revista Lamparina surgiu, focada nos escritores do nosso estado. Foi planejada para ser bem acessível, com contos curtos, digital e de graça. Ela surgiu para facilitar o acesso do leitor ao escritor local”.

Os autores parceiros são convidados a escrever sobre um tema específico, compondo assim uma edição que será publicada em regime bimestral. A revista já contou com textos escritos por mim – autor dos livros A Rainha de Maio e O Dia em que Enterrei Miguel Arcanjo – Lalita Lopes – que assina o livro Cronologia – e Ananda Aline – graduanda em Letras Língua Portuguesa -, além do próprio Cléber, que também atua como editor e diagramador da Lamparina.

O projeto colaborativo, que até o momento já conta com duas edições publicadas sem fins lucrativos, serve como plataforma para que autores independentes possam publicar breves histórias, a fim de que seus trabalhos tenham visibilidade livre de custos.

 

Primeiras edições da Revista Lamparina

 

“A revista foi planejada para ser bem acessível, com contos curtos, digital e de graça. Ela surgiu para facilitar esse acesso do leitor ao escritor local. Com o tempo espero que a revista crie uma cena local de escritores, um ajudando o outro a crescer. Quero que as pessoas olhem pros escritores daqui e tenham orgulho deles”.

A 1a edição, com o tema Noivas, e a 2ª, lançada na última quarta-feira (02.08) com o tema Guerra, podem ser baixadas gratuitamente aqui. A próxima edição, que conta com o tema Halloween, está aberta a submissões até o dia 24 de setembro.

Gostou da iniciativa? Quer participar das próximas edições? Segue a Lamparina no Facebook.


Sobre o Autor

é graduado em Letras – Língua e Literatura Portuguesa – pela Universidade Federal do Amazonas e atua como professor e revisor. É autor dos livros Evangeline – Relatos de um Mundo sem Luz (2013), A Rainha de Maio (2016) e O Dia em que Enterrei Miguel Arcanjo e outros contos de fadas (2017).

Comentários