Retrospectiva: Filmes de heróis de 2017 listados do pior para o melhor

Publicado em 21 de dezembro de 2017 | Por Ayrton de Oliveira | Cinema

No ano de 2017 fomos abençoados com bastantes filmes de heróis. Uns filmes chegando pela primeira vez no cinema, outros tendo continuações, um tendo um reboot e outros dois tendo os seus primeiros filmes bons. Agora que já vimos todos os filmes de heróis desse ano, chegou a hora de listar os filmes de pior para o melhor.

Ao total tivemos 6 filmes de heróis lançados em 2017, são eles: Logan, Guardiões da Galáxia 2, Mulher-Maravilha, Homem Aranha de volta ao lar, Thor Ragnarok e Liga da Justiça. Então vamos ao que interessa.


6º Lugar – Guardiões da Galáxia 2

O filme chegou e não deixou a sua marca. O primeiro Guardiões da Galáxia deixou um forte legado para a cultura pop e os personagens foram amados por todos, não tinha como o próximo dar errado. Esse não é um filme ruim, mas é um filme que é facilmente esquecido e que não deixou nenhuma cena marcante gravada em nossas memórias.

O longa repetiu a saturada fórmula Marvel, onde tentaram repetir o sucesso das músicas do primeiro filme, mas não deu certo. O tão esperado Baby Groot também não é um ponto alto, no filme inteiro, ele não é o personagem mais engraçado, e pelo incrível que pareça, nem o mais fofinho.

Maior acerto: Trouxe muitas referências para os fãs da Marvel e abriu portas para pelo menos mais dois filmes do Universo Marvel no Cinema.

Maior erro: Um vilão mequetrefe.


5º Lugar – Liga da Justiça

Eu sei, eu sei, também dói no fundo do meu peito o filme estar nessa posição. Assim como todo filme da DC, o longa tinha um grande potencial de marcar muitos pontos positivos e ser uma das melhores coisas que já aconteceu no cinema geek, mas passou longe disso. Sabemos que os engravatados são os maiores responsáveis por essa desgraça, pois não queriam um filme bom, mas sim um filme que desse tanto lucro quanto os filmes da Marvel e deu no que deu.

O longa possui alguns acertos, a dinâmica entre os personagens é ótima e esse é um filme que mantém o seu nível no início, meio e fim. Infelizmente, o longa é um Monstro de Frankenstein nascido do híbrido entre as filmagens de Zack Snyder e Joss Whedon, onde vemos que tudo ali na tela são fragmentos que não foram pensados em conjunto.

Maior acerto: O Superman finalmente sendo tratado como um símbolo feliz e de esperança.

Maior erro: A duração e a montagem, onde o resultado não foi tão bom assim.


4º Lugar – Thor Ragnarok

Porque eu gosto um pouquinho mais de Thor Ragnarok que da Liga da Justiça? O primeiro, segundo e terceiro ato de Thor foram pensados, filmados e colocados no longa do jeito que era pra ser. O filme repete a fórmula Marvel, mas finalmente garantiu um bom filme do Thor. As piadas exageradas, como sempre, incomodam bastante, mas aqui temos um filme que foi redondinho e que garantiu uma boa diversão. A trilha sonora marcou até mais que a trilha sonora de Guardiões da Galáxia.

Maior acerto: O filme faz referências aos seus antecessores, resolve seus problemas e serve de ponte para Vingadores – Guerra Infinita.

Maior erro: A vilã não mostrou todo o seu potencial.


3º Lugar – Mulher Maravilha.

Esse filme foi responsável por mudar o tom do universo DC do cinema. Muitos ainda reclamam da Gal como Mulher Maravilha, mas nesse filme a atriz mostra uma Diana cheia de carisma e BONDADE no coração. O longa, felizmente, marcou um acerto para a DC no cinema. O filme foi bem recebido por muitas pessoas e inspirou muita gente que finalmente viu no cinema um filme solo de uma heroína.

O filme tá longe de ser perfeito, pois a sua batalha final é um grande deslize bem mequetrefe, mas vamos lá, o filme tem muitos mais acertos do que erros.

Maior acerto: A cena da terra de ninguém onde Diana nasce como Mulher Maravilha.

Maior erro: O bigodão do vilão e toda a batalha final.


2º Lugar – Homem Aranha de volta ao lar 

Como esse filme é bom! Você esperava ver um bom filme do Homem Aranha nos cinemas? Nem eu! Você tinha esperanças de que esse filme seria bom? Eu também! O filme marca o segundo reboot do Homem Aranha no cinema em menos de 10 anos e isso era um grande tiro no escuro, mas meu amigo, minha amiga, que filme lindo foi esse. 

Tivemos um Peter com a idade certa tendo problemas de adolescente, um dos vilões mais marcantes de filmes de herói e até mesmo as cenas do Homem de Ferro foram boas! Tive medo que o roteiro fosse se prender bastante nas cenas do Homem de Ferro, mas o roteiro nos levou para bem longe disso e tivemos muitos momentos icônicos com o novo Peter do cinema. 

Maior acerto: Peter tentando conciliar sua vida como adolescente do colegial e sua vida Homem Aranha. / O vilão do filme.

Maior erro: Faltou coragem de fazer da Zendaya a nova Mary Jane.


1º Lugar – Logan.

Carnificina, sangue e morte, esse foi o filme do Wolverine que todos nós pedimos! O filme FINALMENTE foi um filme bom do Wolverine, trazendo em tela coisas que ainda não tínhamos visto antes. Quando o filme ganhou sua classificação para maiores de idade, os fãs finalmente viram uma luz no fim do túnel que poderia ser um ótimo filme do Wolverine, e realmente foi.

O filme trouxe temas mais adultos que os outros filmes de herói trazem, e pelo fato de arriscar, botando cenas de mutilação no filme e mostrando o Wolverine como uma besta, o filme conseguiu ser diferente dos outros filmes de herói, não seguiu uma fórmula pronta, e brilhou como deveria brilhar.

De graça, ainda vimos a X-23 nos cinemas e ficamos aqui com os corações esperançosos de ver a personagem assumindo o manto de Wolverine nos cinemas.

Maior acerto: A despedida entre Logan e X-23.

Maior erro: O Wolverine não era o Clint Eastwood.


Sobre o Autor

Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, queria ter uma caixa azul maior por dentro e o fogo anda comigo. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários

  • Achei a lista estranha. MAS o que mais me incomodou foi ” Zendaya a nova Mary Jane”?
    No fundo ela não é? Chamam até ela de MJ.