Resenha | Cafundó – A versão HUE BR do Munchkin

Publicado em 4 de maio de 2016 | Por Thiago Henrik | Boardgames e Cardgames

Nerd que gosta de boardgames/cardgames já deve ter tido algum contato com Munchkin, um jogo gringo bastante popular e bem famoso por ser muito zoeiro, das cartinhas ao manual. Agora, imagine que pegaram todo esse bom humor e trouxeram pra realidade brasileira, em uma verdadeira versão HUE BR. Essa é a maneira mais simples de explicar o Cafundó, da Tamanduá Jogos e distribuido pela Devir.

 complemento1– 6 Cartelas de Aventureiro
– 21 Cartas de Pepitas
– 12 Marcadores
– 74 Cartas de Prenda
– 50 Cartas da Moita
– 1 dado de 6 faces ilustradas
– 1 Manual de Regras

Idade Recomendada: acima de 14 anos
Duração: 40 a 60 minutos
Jogadores: de 3 a 6 jogadores
Idioma: Português – BR

Você é um aventureiro desbravando a mata em busca de ouro, mas pra isso vai ter que lidar com monstros criaturas que encontrar atrás das portas moitas. Você as vence se tiver mais nível manha que elas. Sempre que você derrota rapela um monstro criatura você ganha tesouros prendas. É tudo bastante familiar para quem já jogou Munchkin, mas com vários incrementos que tornam o sistema mais complexo.

cafundo

Há um dado que é rolado no início da partida para decidir as condições de tempo e clima, com alguns efeitos das cartas funcionando somente à noite, por exemplo. Os personagens tem HP, marcado em fichas individuais. Se você ganhar 3 dodóis, por exemplo, precisa comer alguma coisa pra se recuperar. No lugar de apenas derrotar as criaturas você pode também encarná-las, tornando-se a criatura, ganhando algumas habilidades especiais e podendo ajudar criaturas que estão enfrentando outros jogadores. Isso adiciona efeitos interessantes, pois se você é uma mula-sem cabeça, precisa jogar fora todos os equipamentos das mãos e cabeça (dã), mas pode usar 4 nos pés. Os equipamentos e criaturas seguem o estilo do Munchkin: o mais nonsense e engraçados possível, mas com a pegada BR, com várias referências bem humoradas à políticos e personalidades brasileiras, além de criaturas do nosso folclore. Para equipar você tem pisantes como as Sandálias Jamaicanas e urucubacas como Olho Gordo e Nome Sujo na Praça, que você pode usar para prejudicar seus amiguinhos.

IMG_20160430_203622798

O jogo termina quando acabam-se as cartas de moita ou quando um jogador consegue a 4a carta de Pepita de Ouro (algo que você ganha ao rapelar os monstros, no lugar do nível no Munchkin). Ganha quem tiver mais ouro somando-se todas as cartas (as cartas de pepita de ouro variam de valor).No fim das contas, achei o jogo bastante divertido, com as referências brasileiras tornando tudo mais engraçado. Apesar das regras um pouquinho mais complicadas que Munchkin, o grupo que jogou comigo (minha esposa e outro casal, nenhum deles com muita experiência em cardgames) conseguiu jogar com certa facilidade e todos curtiram. E como eu vacilei e esqueci de tirar fotos, a foto abaixo é da segunda vez que joguei, com o Erlan e a Fernanda, aqui do Mapingua Nerd.

IMG-20160503-WA0001

Pra quem ficou interessado: o jogo está custando R$ 98,50 no site da Devir, mas se quiser fazer o teste drive primeiro, ele está disponível pra jogar lá na Dungeons & Burgers. Aproveito para recomendar ainda o sanduíche que comi no dia, o Red Dragon: Hamburger artesanal com picanha e linguiça especial picante, bacon, molho picante, maionese, queijo mussarela, rúcula e tomate. Tava muito bom, ó 😀

10410706_807060122773265_4316795821285469454_nFotinha roubada do insta da Dungeons, porque eu vacilei e não tirei foto.


Esta publicação é um oferecimento da Dungeons & Burgers

A Dungeons & Burgers é uma hamburgueria, padaria e restaurante com boardgames, feita e pensada para os nerds fãs de boa comida. Além de hambúrgueres artesanais especiais, oferece almoço self-service e também bolos, salgados, doces e pães dos mais diversos e ainda aceita encomendas. O melhor é que você pode pedir tudo pelo delivery, no telefone 99477-0407.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 6h30 às 23h, e aos domingos, das 6:30 às 12h, na Av. Via Láctea, 100, Cj. Morada do Sol – Adrianópolis. Já falamos dela antes AQUI.

Acompanhe a Dungeons & Burgers nas redes sociais: Facebook Instagram

ad

 


Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e séries sobre paradas estranhas. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e perdeu muitos pontos para a Grifinória. Gosta mais de cachorro que de gente, Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas. Instagram: @thiabolico

Comentários