Relembrando: exibição de animes no Palácio Rio Negro

Publicado em 5 de dezembro de 2015 | Por Samantha Carvalho | Anime, Lugares, Manaus

Antes da Anime Jungle Party, antes até mesmo do Bakudan (#rip), não existia nenhum evento certo pro pessoal fã de animes ou rpgs, mas existia o Palácio Rio Negro aos sábados. Sim, a gente assistia anime no Palácio! E alguns jogavam RPG (eu ainda nem sabia o que era isso). Queria logo avisar que minha memória é bem ruim e, mesmo pedindo ajuda de uma amiga que sempre ia comigo pra lá, faz tanto tempo que a gente não lembra de todos os animes que passavam. Então, se você também era da massa otakus tr00 e participava, por favor, pode me ajudar nos comentários!


MN - VILA NINITA

Era 2004 quando comecei a ir, se não me engano. Naquela época ainda não fazia cursinho de inglês aos sábados, e nunca gostei de finais de semana quando criança (filha única, sem amigos, tinha nada pra fazer em casa…). Até que alguém me contou que seres maravilhosos tinham tido a ideia de assistir animes no Palácio. Na verdade, era em uma salinha escura, parecia cinema mesmo, numa entrada ao lado esquerdo do Palácio em si, que era o Cine-teatro Guarany, e ficava dentro desse prédio rosa chamado “Vila Ninita“, da imagem. E era o sábado in-tei-ro. Acho que chegava umas 09h e saía umas 18h, por aí. No meio dos organizadores, que eu me lembre, tinha um grupo de pessoas que queria mesmo seguir carreira com dublagem e outras coisas mais. Queria muito lembrar… mas bem. A última coisa que lembro foi um passeio até o Teatro Amazonas, pós exibição, onde emprestei dvd de algum anime pra alguém, e esse alguém me emprestou o filme do Naruto (que nunca assisti e ainda tá comigo até hoje).

Passeando pela internet atrás de mais informações, dei de cara com esse post aqui, onde descobri que as exibições ocorriam desde 2000 e eram, de início, em outra sala. Como as pessoas conseguiam essas coisas, eu queria muito saber.


Mas vamos à lista de alguns dos animes que passavam lá:

MN - FULLMETAL ALCHEMIST

FullMetal Alchemist

Até hoje um dos meus preferidos e um dos únicos que assisti de cabo a rabo no Palácio, e tem 51 episódios. Lembro de ter ido em uma das Anime Friends, em São Paulo, e ter comprado o cordão com o símbolo… que nunca usei. Acho que o primeiro episódio desse anime é o que mais me marcou.

MN - NARUTO

Naruto

Ah… Naruto. Eu juro que tentei várias vezes tentar levar esse anime a sério, mas não dava. Teve até uma época em que eu me esforcei bastante e inclusive fiz cosplay de Tsunade. Que vergonha. Quem esteve no primeiro Bakudan, lá no Colégio Brasileiro, teve a infelicidade de me ver lutando no palco, vestida de Tsunade, o que até hoje não sei como aconteceu. Tinha vídeo. Vocês que quiserem rir da minha cara, fiquem à vontade de procurar no limbo da internet. Mas enfim, um monte de gente ia com as bandanas pra lá só pra assistir Naruto. Já acabou esse negócio? Acho que não, né?

MN - HELLSING

Hellsing

Santa capetice! Que anime maravilhoso. Eu tenho uma queda por animes com poucos episódios (veja meu desconforto com Naruto Infinitten) e por coisas vampirescas. Também tinha uma queda pelo Hellsing e pela Seras Victoria… Se não me engano, Hellsing era um dos animes que ficava repetindo direto por ser amor comum de várias pessoas.

MN - YU YU HAKUSHO

Yu Yu Hakusho

Vou escrever e sair correndo: eu não gostava de Yu Yu Hakusho. Mas passava lá. Fim.

MN - TENJOU TENGE

Tenjou Tenge

Duas irmãs gostosas que eram boas na arte do combate. É basicamente isso. Elas defendiam a escola de um grupo que queria dominar geral e depois rolou um batalha. Um hentai disfarçado, né, olha essa foto.

MN - DNAngel

DNAngel

Confesso que não faço a mínima ideia do que acontecia nesse anime, acho que eu sempre saía pra pegar um ar quando passava. Mas parece que o mocinho de vermelho sofreu uma mutação x e aí apareceu esse mocinho de azul.

MN - BLEACH

Bleach

Parece que esse anime é incrível, né? Eu tentei gostar, mas aí voltamos ao meu caso de distúrbio contra animes gigantescos – eu só assistia aos grandes se não precisasse baixar mesmo. 366 episódios!!!!! Arre. Nunca vou entender a necessidade de tanto filler.

MN - TSUBASA

Tsubasa Chronicles

Aaaah, Tsubasa… tinha tudo pra ser incrível. Lembro da loucura vendo o primeiro ep: “MEU DEUS SAKURAAAAA!!!!!!!!!! SHAORAAN!!! SOCORROOOO!!!!”. Mas, né… ficou boring e foi horrível admitir isso. Não é todo mundo que acha né, claro, mas eu não consegui levar adiante.

MN - LAIN

Serial Experiments Lain

THE WIRED!!!! Quem não gostava de Lain também não gosta de Matrix e não tem o meu respeito. Primeiro anime com uma vibe noir que eu vi e, lindo maravilhoso tem poucos eps também. Mas que vergonha, só lembrei graças ao Nakamura, e mesmo assim adiciono esse como último da lista honrosa porque era um dos meus favoritos!

You are invisible


Além desses, eu tenho quase certeza que alguns outros foram passados também, mas talvez não com tanta frequência, como Onegai Teacher, Fruits Basket e Chobits. Pode ser que isso seja minha memória me enganando (até porque eu vi todos em casa também). E de acordo com o Nakamura, nossa cota japa de Mapingua, passava mais UMA PORRADA DE ANIME! Até porque a exibição começou em 2000 e parou em 2006. Segue o que ele disse:

“Eu lembro que eles concentravam muito em OVA’s e movies. Tsuiokuhen (OVA de Rurouni Kenshin), Vision of Escaflowne, Evangelion, Macross, OVA de Magic Knight Rayearth. Os movies de Dragon Ball, Sakura e Sailor Moon. InuYasha, Maze, Trigun, Cowboy Beebop, Karekano (sdds, inclusive), Record of Lodoss War, battle angel alita, Berserk, Bastard!! (mais sdds ainda), DNA², Video Girl, Vampire Hunter D, X (CLAMP), Mononoke Hime e Nausicaa (Ghibli), Slayers, Furi Kuri, Ranma 1/2, Kimagure Orange Road, Urusei Yatsura, Excel Saga, Puni Puni Poemi, Perfect Blue.”

UFA! Saudades dessa época de não ter compromissos e a vida ser tão simples a ponto de passar um dia inteiro assistindo animes em um Palácio. Que loucura, né? Pra quem é da época: quais animes você lembra de ter assistido lá? Conta pra gente!


Lembrando que a Anime Jungle está fazendo exibição de animes, como de praxe, e dá pra matar uma saudadinha lá. Já viu a programação? NÃO? Pois veja!

 

Sobre o Autor

Ex-jogadora de RPG no MSN onde sempre foi uma vampira industrial. Jogava CS na lan-house sob o nome Trinity_14 e nunca passava a manteiga em ninguém. Prefere coisas espaciais a coisas medievais, em exceção das roupas. Achou um abuso o Pottermore tê-la colocado na Lufa-Lufa quando sempre foi da Corvinal. Odiou o final de How I Met Your Mother e prefere Friends. Hashtag diferentona por default.

Comentários

  • Mario Nakamura

    ÊÊÊÊÊÊ saudades!!!!

  • Ivan Junior

    nossa, realmente que loko ver anime..num…palacio,parece até enredo de serie sei lá kkk pensava ser o unico que não gosta de naruto(o clássico é até legal),yu yu hakusho e bleach, não importa o quão incrivel seja o primeiro episodio, se eu ver que tem mais de 100 episodios eu desisto de ver o resto e talvez pulo pro final(por isso não vejo lista de episodios)a não ser helsing que tem lugar reservado no coração

    • TAMO JUNTO, IVAN! hahahahhaa

  • Captain Marvelous

    Faz tempo mesmo, alguns dos amigos que carrego pra vida toda, conheci por lá.

    • Fernanda Brandão

      Eu também. Sdds 16 anos. :~