Fazendo Vinho de Morango com Kefir | Receitas Épicas

Publicado em 28 de setembro de 2017 | Por Antonio II | Colunas, Gastronomia, Receitas Épicas

Sabiam que na Idade Média todo e qualquer suco virava vinho?

Em um manuscrito do século XVII intitulado The Closet of Sir Kenelm Digbie Kt. Opened”, existem coleções de receitas que datam até o século XIV. Uma delas fala sobre um certo vinho de morangos:

“… esmague os morangos e guarde-os em uma ânfora nova e misture com água limpa… a quantidade da fruta vai depender do seu gosto; para que ela seja suficiente deve a cor do vinho ser forte. Enquanto fermentar, deixe a ânfora aberta….”

Era assim que antigamente se fazia qualquer tipo de vinho. Esmaga a fruta, mistura com água, guarda numa garrafa (na receita original o autor cita a ânfora). E espera-se fermentar, rezando a Deus para que desse certo durante pelo menos uns 15 dias.

Mas hoje vou testar com vocês a fermentação via Kefir !

Segundo a wikipedia, Kefir é “uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas. Originário do Cáucaso [imagem abaixo], é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos, sendo o leite (caprino ou bovino), historicamente, o mais comum deles.”

O Cáucaso fica entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, na Europa Oriental/Ásia Ocidental

Diz a tradição que o profeta Maomé recebeu dos céus grãos mágicos que fermentavam leite e frutas. E ele espalhou os grãos às pessoas para que elas ficassem bem, pois a palavra “kefir” significa “bem-estar”.

As pessoas usam o kefir para fazer queijos, manteiga e também vinhos diverso, pois logo descobriu-se que esses grãos fermentam que é uma maravilha todo e qualquer suco, já que essa colônia de microrganismos se alimenta de açúcar e converte ele em álcool!

E já que é pra ficar bêbado buscar a felicidade, que tal seguir aquela receita medieval com morangos?


Ingredientes

Eu separei …

  • Morangos (uns 300g);
  • Água mineral (pouco mais de meio litro);
  • açúcar mascavo (uns 150g);
  • Uns 100 gramas de kefir (você compra ou procura comunidades no facebook que doam. O meu consegui doado com a mãe de um amigo);

Esse é o kefir. Que veio do céu para te fazer feliz

Morangos


Modo de preparo

Simples! Separe todos os materiais que você vai usar (garrafa de vidro, colher) e esterilize (água fervendo por meia hora, depois espere esfriar).

Em seguida pegue os morangos picados e coloque na garrafa.

 

Acrescente o kefir, o açúcar e a água. Misture tudo e tampe.

 

Agora é esperar. Eu fiz o meu ontem. Todo dia, você terá que abrir a garrafa pelo menos uma vez (se não fizer isso, os gases da fermentação podem estourar a garrafa).

Daqui a 15 dias verei se deu certo!

To be continued…


Sobre o Autor

perdeu as contas de quantos mantras realizou para zerar aos onze anos Faxanadu. Suas habilidades crescentes já na infância o levaram a fazer uso da Master Sword todas as vezes em que houve necessidade (desde a Criação até a Era o Caos e da Prosperidade). Atualmente anda às voltas com os reinos de Boletaria, Lordan e Drangleic porém nunca esquecendo que deve estar de pé às seis para levar luz àqueles que necessitam. Gosta de caqui, sustos, games, comida-que-mata, poesia, pringles, fantasia-fantástica, pôr-do-sol… e Pepsi!

Não necessariamente nessa ordem.

Comentários