Receitas Épicas – Cerveja Amanteigada de Harry Potter

Publicado em 24 de junho de 2016 | Por Thiago Henrik | Cinema, Literatura

Se você também é fã de Harry Potter, deve imaginar a empolgação em que fiquei quando, em conversa com o Eduardo da Dungeons & Burgers, surgiu a possibilidade de fazer e publicar uma receita de Cerveja Amanteigada! A bebida é a favorita de Harry, Rony e Hermione, que sempre a pedem no Três Vassouras, em Hogsmead, deixando os fãs só na imaginação.

anigif_enhanced-32229-1423609314-6

Existem diversas tentativas de recriar a bebida na internet, com sorvete, sidra, doce de leite… e que de Cerveja Amanteigada não tem nada. A grande maioria sequer tem álcool. No parque temático do Harry Potter, a Cerveja Amanteigada nada mais é que um refrigerante de baunilha. Isso é compreensível, já que o parque é frequentado por crianças. Mas nos livros fica claro que a bebida contém teor alcoólico, ao menos o suficiente para embriagar um elfo doméstico como a Winky, que, após ser dispensada pela família Crouch, vai trabalhar em Hogwarts e passa o dia embriagada de Cerveja Amanteigada.

tumblr_mdy15p9WNa1r0dhfso2_500 anigif_enhanced-18640-1442271410-3

Com os filmes retratando a bebida no cinema, o assunto chegou a virar polêmica. O NY Times chegou a publicar um artigo questionando a importância do álcool no filme ‘Harry Potter e o Príncipe Mestiço’: “Hermione está embriagada. Neville está servindo drinks. Rony está bebericando bebida e Harry está festejando com professores. Hogwarts tem um problema com bebiba?”.

1455837795-giphy-1

Para se defender, J.K. Rowling declarou que a bebida era apenas ficcional. Mas a verdade é que a Cerveja Amanteigada já existia muito antes de Rowling sequer pensar em escrever seus livros, sendo parte da cultura da Inglaterra e certamente inspirando a autora. Ela foi extremamente popular na idade média, quando se bebia mais cerveja que água, que costumava ser bem suja. O livro ‘The Good Huswifes Handmaide for the Kitchin’, publicado em Londres em 1588, durante o reinado dos Tudor, contém o mais antigo registro de uma receita de Cerveja Amanteigada que se conhece. E é essa receita, a original e genuína, que fizemos lá na Dungeons & Burgers.

cerveja-amanteigada


INGREDIENTES

  • 1,5L de cerveja de alta fermentação (Ale)1.
  • 60g de gengibre fresco;
  • 200g de açúcar demerara2 OU 200g de mel puro;
  • ½ colher de chá de noz-moscada;
  • 6 gemas de ovo;
  • 100g de manteiga sem sal;
  • 2 paus de canela;
  • 13 cravos;

IMG_20160620_211207564

1 – As cervejas mais comerciais não servirão pra essa receita, por serem do tipo Pilsen, de baixa fermentação, algo que não existia na Idade Média. Mas você pode encontrar cervejas do tipo Ale (mais encorpadas) em supermercados ou empórios. Se possível, dê preferência para as do tipo Red Ale, pela coloração. E se for Inglesa, melhor ainda. Mas o que é realmente importante é que ela não tenha outros aditivos no sabor, como chocolate, banana, pimenta etc.

2 – O açúcar do tipo demerara também é importante por causa da coloração, e não é tão difícil de encontrar. A própria Dungeons & Burgers vende.


MODO DE PREPARO

1 – Coloque 1L de Cerveja em uma panela.

09

2 – Acrescente as especiarias: gengibre, noz moscada, canela e cravos.

02

3 – Deixe no fogo até ferver.

4 – Desligue o fogo e deixe repousando por 5 minutos.

5 – Nesse meio tempo, em uma panela separada, coloque as 6 gemas e bata com o açúcar demerara. O Eduardo, e depois eu, tentamos bater à mão mesmo, mas percebemos que o cozinheiro medieval devia brigava de igual pra igual com o Ferreiro em uma queda-de-braço. Se sua cozinha não for como a da Sra. Weasley, em que a panela se mexe sozinha, tente usar uma batedeira.

05

6 – Pegue um terceiro recipiente e, com a ajuda de uma peneira, coe a cerveja para retirar os cravos, o gengibre e os outros ingredientes. Pode deixar os paus de canela, para dar mais sabor.

06

7 – Agora derrame, aos poucos e devagar, a cerveja coada na panela com a mistura de ovos e açúcar. Nunca faça o contrário, pois o ovo pode talhar.

07

8 – Coloque a mistura novamente no fogão e adicione a manteiga. Mantenha em fogo baixo e tome bastante cuidado para não ferver, porque se isso acontecer, finite incantatem, já era a receita.

08

9 – Adicione os 500ml de cerveja que sobraram.

09

10 – Retire os paus de canela.  Está pronta a sua Cerveja Amanteigada!

0926-emma-beerjpg-85d2f353380cebbf

OPCIONAL: RECEITA PARA CRIANÇAS

Se você quiser preparar a receita para os pequenos bruxinhos, faça o seguinte: no lugar de reservar 500ml de cerveja, coloque todo o 1,5L na panela no início da receita e, quando for ferver, deixe no fogo por mais 20 minutos após atingir o ponto de fervura. Isso vai fazer com que o álcool evapore.


MODO DE SERVIR

Se você leu o livro, deve lembrar que a cerveja era servida em “canecas espumantes” e que aquecia bastante. Pois é, o ideal é que essa bebida seja servida quente. Foi desse jeito que provei e posso atestar que é uma delícia, muito doce e cremosa!

tumblr_nos4jinWHA1tmlw9ro3_500

Se você quiser servir gelada, fica o aviso: alimentos com ovos duram apenas um dia na geladeira. Para guardar por mais tempo, pegue ela bem quente e congele: alimentos com ovos e leite podem ser conservados congelados por, no máximo, 3 meses (o ideal é não deixar tudo isso), mas muito importante: jamais descongele e congele de novo! Ainda tomando todo esse cuidado, nada é garantido, a bebida pode estragar ou ter o sabor alterado, então faça o possível para fazer e beber no mesmo dia!

O Mapingua Nerd vai comemorar 1 ano de aniversário em breve, e já combinamos de brindar com Cerveja Amanteigada. Que tal fazer pra sua próxima festinha ou, melhor, em um viradão pra assistir os filmes? Depois me conta como foi!

tumblr_n8x1kwqIWc1satajro1_500

Ah, já ia esquecendo: se você tem mais dificuldade na cozinha que o Neville na aula de Poções, pode se poupar do trabalho e comprar a Cerveja Amanteigada pronta! Ela está à venda no Três Vassouras, no Caldeirão Furado, no Cabeça de Javali e… na Dungeons & Burgers, claro! E eles estão com uma promoção rolando nas redes sociais, se liga:


ESTA PUBLICAÇÃO É UM OFERECIMENTO DA DUNGEONS & BURGERS

bannerdungeonsdelivery2

A Dungeons & Burgers é uma hamburgueria, padaria e restaurante com boardgames e cardgames, feita e pensada para os nerds fãs de boa comida. Além de hambúrgueres artesanais especiais, oferece almoço self-service e também bolos, salgados, doces e pães dos mais diversos e ainda aceita encomendas. O melhor é que você pode pedir tudo pelo delivery, no telefone 99477-0407.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 6h30 às 23h, e aos domingos, das 6:30 às 12h, na Av. Via Láctea, 100, Cj. Morada do Sol – Adrianópolis.  Acompanhe a Dungeons & Burgers nas redes sociais: Facebook Instagram

Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e mangás apelativos. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e já perdeu muitos pontos para a Grifinória. Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas. Instagram: @thiabolico

Comentários

  • Bloddy hell! Fiquei com vontade de beber isso. 😡