Racismo é o tema do Clube do Livro de agosto

Publicado em 11 de agosto de 2016 | Por Alberto Carvalho | Eventos, Literatura, Manaus

Só existe um tipo de gente: gente”

 Harper Lee


Ainda que a sociedade esteja se esforçando para que esse tipo de atitude seja erradicado do nosso mundo, o racismo ainda é presente cotidianamente. Dia após dia temos exemplos de ofensas e agressões (verbais e físicas) a negros, pardos, mulatos, ou qualquer outra cor que destoe do branco, já que esses agressores enxergam todos aqueles inferiormente.

Há um mês a atriz Leslie Jones sofreu massivo ataque racista de pessoas, se é que podemos chamar esses seres de pessoas, em sua conta no Twitter por simplesmente desaprovarem seu papel em Ghostbusters. Este é só um dos milhares de exemplos que acontecem em todo planeta e isso precisa ter um fim.

Leslie-Jones-Retweets-Racist

E para debater este assunto importantíssimo, o Clube do Livro Saraiva deste mês trará para debate duas obras muito significativas sobre o assunto. O primeiro é Pequena abelha, de Chris Cleave e O sol é para todos, da autora Harper Lee. Este último conta a história de um advogado que defende um negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. 

O sol é para todos é uma obra fortíssima, sobre tolerância e senso de justiça. Vencedor do Prêmio Pulitzer, ganhou uma adaptação para o cinema em 1962 e o longa-metragem homônimo não deixou nada a desejar em relação a obra original, ganhando indicação ao Oscar de melhor filme e vencendo nas categorias: melhor ator e melhor roteiro adaptado.

O-Sol-é-Para-Todos

O Clube do Livro: Racismo acontece nesse domingo, 14/08, com início às 15h, na Saraiva Megastore do Manauara Shopping, e a entrada é gratuita. Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook.


Sobre o Autor

Louco por filmes e apaixonado por rabanadas

Comentários