De todas as expansões do universo Star Wars, a de board games talvez seja a menos difundida no meio nerd. Mas não se preocupe, um grupo de jogadores de X-Wing aqui em Manaus está disposto a mudar isso.

A liga

Atualmente, o grupo é formado por 13 jogadores. Gustavo Queiroga, um dos idealizadores da equipe, conta que a maior dificuldade é conseguir juntar todo mundo pra jogar devido a questões de horário e trabalho. Por este motivo o grupo decidiu abrir espaço para outros jogadores da cidade. “É bem provável que exista outros grupos que joguem em manaus, mas em quantidade reduzida, pensando nisso, criamos a LAX (liga amazonense de X-Wing) para juntar toda essa galera em uma galáxia só”, conta Gustavo.

Thiago Barbosa, jogador e também um dos fundadores da LAX conta como ela surgiu. “Nosso grupo surgiu quando começamos a jogar x-wing e sentimos a necessidade de ter mais gente para jogar, pois assistíamos jogos pelo YouTube e vimos que haviam torneios regionais, nacionais e até internacionais e em Manaus não tinha nada. A livraria Leitura cedeu o espaço para organizarmos jogos, então passamos a ter um local mais centralizado onde os jogadores podiam jogar e quem sabe no futuro até comprar suas naves. O nosso objetivo é trazer os olhos para nossa região, já que não existem torneios regionais aqui no norte, embora haja muitos jogadores. O próximo passo é iniciarmos os torneios locais, inclusive já recebemos convite para mandar jogadores daqui para o torneio Nacional que vai acontecer em abril desse ano em São Paulo”

star wars water flying lake the force awakens

O jogo

X-wing é um board game baseado nas naves de Star Wars onde esquadrões se enfrentam. Todas as naves tem origem na saga e podemos vê-las nos filmes, animações, jogos e livros, o que cria uma identidade com os jogadores. O jogador escolhe uma entre três facções disponíveis e então reúne em seu esquadrão as naves que quiser para compô-lo. São elas: a Aliança Rebelde, o Império Galático e a Escória e Vilania! Em um jogo padrão, cada jogador começa com 100 pontos, que são usados para adquirir naves, pilotos e melhorias (upgrades e armamentos) para seu esquadrão. Durante a partida pode haver esquadrões com oito naves mais simples ou duas extremamente equipadas e ainda assim o jogo permanece balanceado. Aí entra a estratégia dos pilotos e um pouco de sorte nos dados também (A Força!).
 
 
O jogo consiste em turnos de movimento, onde todas as naves se movimentam e fazem suas ações, seguidos de turnos de combate, onde as naves disparam contra os inimigos, até que um dos esquadrões seja completamente eliminado ou acabe o tempo da partida. As partidas duram normalmente uma hora e o jogo não usa tabuleiro. É necessária uma superfície plana e lisa de formato 90 x 90 cm para as partidas padrão. No X-wing o universo TEM LIMITES. As naves que tocam as bordas do tabuleiro são automaticamente eliminadas da partida. Além da superfície, o jogador precisa adquirir ao menos o kit básico para jogar. Ele vem com duas TIE fighters e uma x-wing, além de todo o material para jogar, como as réguas de movimento, fichas de asteroides, os dados de ataque e defesa, baralho de dano, as cartas de pilotos e upgrades e as fichas (tokens) que são usados para designar ações e marcações nas naves durante o jogo.
 

Depois disso, os jogadores podem adquirir as expansões que são novas naves com mais melhorias, e muitas delas não são exclusivas das naves que as acompanham, o que melhora as combinações dos esquadrões. As possibilidades são muitas.

Quem tiver interesse de aprender como funciona o jogo pode encontrar o grupo na loja Calabouço, localizada na rua João Valério, 148 – Nossa Sra. das Graças, todas as terças às 19h. Quem já tiver seus esquadrões montados pode voar com a galera que vai estar lá jogando.

E que a Força esteja com você!