Projeto reúne artistas para contarem suas lendas preferidas

Publicado em 5 de dezembro de 2015 | Por Ayrton de Oliveira | Artes, Entrevistas, Literatura, Manaus, Notícias

O Projeto Lendas surgiu com o intuito de reunir vários artistas, de diferentes regiões, para traduzirem nos seus traços algumas das suas lendas preferidas, sendo amazonenses ou não. As ilustrações serão reunidas em um livro especial caso consigam reunir dinheiro o bastante para que o projeto seja concluído, e com isso será lançada uma campanha no Catarse para arrecadar fundos.


Confira a lista de artistas participantes: 

MN - ARTISTAS PROJETO LENDAS

Entrevistei o Luiz Augusto Ribeiro Andrade, um dos membros do projeto. Dá uma olhada!


MN – Como surgiu a ideia do projeto?

LA – Com a intenção de fazer um trabalho que representasse a rica variedade dos traços e estilos de vários artistas. Apesar de termos muitas lendas amazônicas no projeto, devido a rica mitologia da nossa região, a proposta, desde o início, foi convidar vários artistas e deixar que eles escolhessem a lenda de sua preferência e/ou aquela lenda bem conhecida em sua região, país, cidade etc. 

O resultado disso foi a criação de dezenas de lindas ilustrações representando lendas de todas as partes do mundo, que estão sendo compiladas em um livro com o texto da lenda, sua representação ilustrada e a biografia do autor.

MN – Como podemos colaborar com o projeto?

LA – Estamos nos preparando para lançar uma campanha no site Catarse, uma plataforma de crowfunding (financiamento coletivo) que possibilita a inscrição de projetos em várias áreas (literatura, jogos, eventos etc) promovendo o financiamento dessas ideias em troca de recompensas oferecidas pelo autor do projeto. Nossa campanha pretende financiar a impressão do livro ilustrado, e as recompensas vão de exemplares do livro até ilustrações originais autografadas pelo autor. 

Pra quem pretende apoiar esse projeto a melhor forma é entrar no site assim que a campanha estiver no ar e ajudar no seu financiamento, escolhendo a cota que mais se encaixa no seu bolso e a recompensa que mais lhe agradar. Mas é claro que toda a forma de apoio é bem vinda, e os interessados podem acompanhar o projeto no Facebook, Instagram e Twitter e compartilhar nossas postagens para que mais pessoas possam conhecer esse trabalho.

MN – Qual a previsão para lançar o projeto?

LA – Pretendemos lançar a campanha do Lendas no site no inicio de 2016. Ainda não temos uma data fixa pois entendemos que quanto mais conhecido o projeto ficar antes da campanha melhor será o resultado. Por enquanto estamos resolvendo questões de editoração e trabalhando na divulgação pelas redes sociais.

MN – Quais lendas veremos no projeto?

LA – São mais de 30 lendas. Só pra ter uma ideia temos a lenda da Aicha Kandisha, feita pela cartunista marroquina Malika Dahil, o Conde Drácula no traço do quadrinista brasileiro Will Sideralman, a Yara do ilustrador Eduardo Pansica da DC Comics e a Cumadre Fulosinha do também ilustrador Herbert Berbert. Só com esses exemplos já se tem uma ideia da variedade incrível de lendas e de estilos que irão compor o livro. 

MN – Existe a possibilidade de vermos a lenda do mapinguari?

LA – Com certeza! O Mapinguari foi escolhido por um dos idealizadores do projeto, o cartunista amazonense Eunuquis Aguiar, criador da HQ do Caboquinho.


Caso não seja arrecado dinheiro o suficiente para o projeto ser concluído, o Catarse vai reembolsar todos os que ajudaram na colaboração e o projeto vai ficar na gaveta por tempo indeterminado. Você pode ficar por dentro na página do Projeto Lendas.

Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários