Programador manauara e equipe criam ferramentas para jogar RPG online

Publicado em 5 de Fevereiro de 2016 | Por Thiago Henrik | RPG

Já vi muita gente reclamar que não consegue encontrar grupo pra jogar RPG aqui em Manaus. Pra essa galera, indico o projeto RPG Urbano, que se reúne todo sábado pra jogar e está sempre aceitando sangue novo. Mas pra quem acha mais fácil jogar online, seja pra não precisar sair de casa ou mesmo pra poder formar um grupo com pessoas de outras cidades, tenho uma boa notícia.

A galera do Baú Arcano, site especializado em RPG (do qual já falei aqui) comandado pelo manauara Diego Xavier, acaba de lançar ferramentas que vão facilitar a vida de quem joga RPG online: um Rolador de Dados, uma Base de Monstros e um Gerador de Nomes.

Segundo Diego, que é mais conhecido como Taverneiro, a ideia surgiu em uma conversa com os outros membros do Baú Arcano, que são de outros estados. “Começamos a traçar alguns planos pra incrementar ou trazer utilidade e facilidades pras mesas de RPG. Como a gente trabalha mais com o virtual imaginamos criar algo que viabilizasse a jogatina online, porque vimos a dificuldade de se participar de uma mesa, por conta do horário ou outra coisa.”, conta.

Foi o próprio Diego, que é programador , quem desenvolveu as ferramentas. “Trabalho com sistemas e programo pra web, então nada melhor que reunir essas duas possibilidades, a de melhorar pra mim e pros outros, e lá e cá ir sendo desafiado a criar algo grande e cheio de minúcias.”, diz.

Rolador de Dados

Cheguei a experimentar, uns bons anos atrás, alguns roladores de dados online, mas eles eram bem limitados. E uma das limitações mais latentes era o fato de que os outros membros do grupo não podiam ver sua rolagem (o que era um paraíso para os jogadores pilantras) ou, se podiam, era de um modo nada prático. Então o que me chamou atenção no rolador do Baú Arcano foi o fato de que eles pensaram em tudo. Além de poder especificar detalhes como a quantidade de dados, a dificuldade e até a ação, a rolagem é pública e todos podem ver. Mas para o grupo se encontrar no meio da bagunça, é possível criar uma (hash)tag, assim cada mesa pode ter a sua e ver só as suas rolagens. É possível ver até o IP do jogador, assim, possíveis intrusos mal intencionados podem ser identificados.

(Clique nas imagens para ampliar)

Captura de Tela 2016-02-04 às 17.53.50Uma coisa engraçada é que, clicando no horário da rolagem, dar pra ver a postagem individual com alguma zoeirinha 🙂

Captura de Tela 2016-02-04 às 17.52.55
Quem sabe um dia, Rolador. Quem sabe um dia… (T_T)

Gerador de Nomes

Eu curto criar nomes pra personagens e sempre me empenho na tarefa. Não só no RPG de mesa, mas em todos os jogos eletrônico em que podemos nomear as pessoinhas, de Final Fantasy a Chrono Trigger. Pô, chegava a dar nome para CADA UM dos Pokémons capturados no Game Boy, só porque eu podia. Mas pra quem tem mais o que fazer, o Gerador de Nomes é uma mão na roda. No do Baú Arcano é possível gerar nomes aleatórios específicos para as raças: Anão, Elfo, Gnomo, Orc e Humano (do tipo Aragorn e Boromir, não Jorge e Matheus).

Captura de Tela 2016-02-04 às 17.54.49

Base de Monstros

Esse é, talvez, o projeto mais ambicioso: listar todos os monstros oficiais de RPG, sistema por sistema, versão por versão, com sua ficha completa, para auxiliar os mestres. O primeiro sistema a ter seu bestiário cadastrado foi o clássico D&D 3.5.

Mas um punhado de pessoas fazendo sozinhas um trabalho como esse seria bem difícil e demorado, por isso esse trabalho é colaborativo, através de cadastro na plataforma. “Para colaborar é preciso criar uma conta. Logo após se registrar você pode escolher um monstro na lista de monstros pendente e então adicionar ele à sua lista, que é composta pelos monstros que você está preenchendo. Assim que concluir, você envia para análise e então verificamos e publicamos. Tudo fica armazenado: o colaborador, as datas etc. É uma forma de todos se ajudarem mutuamente.”, explica Diego.

Captura de Tela 2016-02-04 às 17.46.32

No momento é possível cadastrar monstros das edições 3.5, e 5 de Dungeons & Dragons, mas já estão se preparando para disponibilizar também a 4a edição. Além disso, assim que houver outro sistema será possível fazer uma busca avançada de monstros: por sistema, tamanho, tipo, habitat, entre outros.

Para acompanhar as novidades, siga o Baú Arcano no Facebook, e não se esqueça de visitar o site.


Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e séries sobre paradas estranhas. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e perdeu muitos pontos para a Grifinória. Gosta mais de cachorro que de gente, Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas.
Instagram: @thiabolico

Comentários

  • Elvys da silva benayon

    Grande parceiro! Tb colaborei com o “Monsterpedia” deles. Excelente idéia!!!

  • Jorge Falcon

    Boa ideia que os caras tiveram!
    Útil em horas difíceis do tipo “putz,esqueci os dados em casa” e etc…