Prodam apresenta Datacenter do Estado

Publicado em 9 de julho de 2015 | Por Juçara Menezes | Manaus, Notícias, Tecnologia

Em comemoração ao seu aniversário de 45 anos, a empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) convidou o Mapingua Nerd para conhecer o seu novo Datacenter, nesta quinta-feira (9), às 9h, na sede da empresa na Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus.

O espaço reúne os mais modernos equipamentos que armazenam os dados e processam as informações estratégicas de órgãos e unidades governamentais no Amazonas. Na ocasião, o diretor-presidente da Prodam, Márcio Silva de Lira, e técnicos da empresa apresentaram a estrutura, o funcionamento e a importância do equipamento para o Estado.

Serviços essenciais

Ao longo desses 45 anos, a Prodam esteve presente no dia a dia dos cidadãos tornando possível a realização de diversos serviços essenciais na área de comunicação de dados e tecnologia da informação, dentre eles a Delegacia Interativa, a emissão de carteira de identidade e a de motorista, o Supletivo Eletrônico, atendimento informatizado em unidades de saúde e muitos outros.

A Delegacia Interativa, por exemplo, possibilita a qualquer amazonense realizar o registro de ocorrência de extravio/perda de objetos e documentos, acidente de trânsito sem vítima lesionada, furto e roubo pela Internet, sem sair de casa. O processo é simples e rápido. Desde que a Delegacia Interativa foi inaugurada, em 2012, ao todo 219.882 ocorrências já foram registradas, o que representa, em média, mais de 1.300 ocorrências por semana. Já na área educacional, o Amazonas sai na frente com o sistema mais completo do país.

O estado já realiza o processo de matrícula de forma automatizada há quase 10 anos. Nos últimos três anos, o Diário Digital, que substituiu as antigas pagelas, tornou-se uma realidade em todas as escolas da capital. Além disso, o Sistema Eletrônico de Avaliação, o Supletivo Eletrônico, já possibilitou que 150.271 jovens e adultos concluíssem o ensino e melhorassem a qualidade de vida, através de testes eletrônicos em plataforma touchscreen. O resultado sai na hora e o cidadão não paga nada por isso.


 


Sobre o Autor

da Casa Menezes, a primeira de seu nome, Protetora do Norte e dos Nerds Oprimidos. Jornalista, mãe, esposa. Desde criança tem uma paixão nada secreta pelo Cebolinha. É vice-presidente do Conselho Jedi Amazonas. Líder Suprema (presidente) do fã-clube Lado Rio Negro. Com um amor incondicional de Darth Vader, sempre carrega um par de meias sujas na mochila para libertar elfos domésticos.

Comentários

  • Robson Loureiro

    Maneiro *.*