‘Prismas do Som’ em exposição no SESC

Publicado em 2 de setembro de 2015 | Por Juçara Menezes | Ciência, Eventos, Manaus, Notícias

Tem jeito não pra mim… É só ler ciências, mostra, exposição e gratuito que o radar Mapingua Nerd grita loucamente. E é por isso que eu lhes apresento a Mostra Prismas do Som, que acontece a partir desta quarta (3) e vai até o dia 25 de setembro, na sala de Ciências do Sesc AM.

Lá, os mapinguas terão estações de experimentação e demonstração. O intuito do projeto é construir estações compactas e didáticas que permitam a experimentação sonora e a demonstração de conceitos, visando a educação referente às sonoridades. A entrada na Sala de Ciência do Sesc, para conferir a exposição, é gratuita e está aberta a todos os públicos.

No projeto, foram construídos diversos dispositivos que permitem a decomposição ou a síntese de conceitos de ondas sonoras, de maneira simples e atraentes ao público. Cada prisma sonoro está localizado num campo e perspectiva próprios, que jogam luz sobre os demais apresentando-os de forma holística.

Os visitantes vão ter a oportunidade de aprender os conceitos de pressão e som (barômetro, manômetro, bola de futebol, bomba de encher, esfigmomanômetro, alto-falante, estetoscópio), oscilações mecânicas (pêndulo e mola), audição e orelha humana (anatomia, tímpano e equipamentos de amplificação da escuta), conceito e medição de nível de pressão sonora (som ambiente, ruído, medida de decibels), respiração, modelo de pulmão (sopro a distância produzido com canhão de ar), fonação (laringe mecânica, demonstração da produção de vogais e consoantes) e um sintetizador digital.

Serão expostos ao público, instrumentos musicais como o monocórdio do Vietnã, cítara de uma corda só, tubo de órgão e percutidos, tamborim e cuíca, sino, reco-reco, chocalho, kalimba, theremin. Também será apresentado o estudo das ondas no espaço através da rádio Galena, ou seja, como funcionam as transmissões radiofônicas.

Sesc Ciência e a exposição “Da Onda à Harmonia”

A Sala de Ciência do Sesc AM funciona na unidade Balneário, que fica localizada na av. Constantinopla, s/n, bairro Planalto e é uma extensão das salas escolares, onde os alunos podem vivenciar na prática aquilo que aprendem em aula. O espaço abriga um acervo variado de equipamentos e suporte pedagógico para a compreensão dos fenômenos científicos por meio de pesquisas e experimentos na área de Ciência e Tecnologia.


Mostra Prismas do Som

Onde: Sesc Amazonas – Balneário
Quando: de 03 a 25 de setembro
Horários: Segunda a sexta-feira, de 08h às 17h
Quanto: 0800 Mapinguas

Mais informações pelo telefone 92 3649-3750 ou pelo site do Sesc.


 

Sobre o Autor

da Casa Menezes, a primeira de seu nome, Protetora do Norte e dos Nerds Oprimidos. Jornalista, mãe, esposa. Desde criança tem uma paixão nada secreta pelo Cebolinha. É vice-presidente do Conselho Jedi Amazonas. Líder Suprema (presidente) do fã-clube Lado Rio Negro. Com um amor incondicional de Darth Vader, sempre carrega um par de meias sujas na mochila para libertar elfos domésticos.

Comentários