Porque sim.
Flw vlw.

Eu queria realmente deixar a coluna assim, mas sei que serei repreendida pela chefia. Mas então, “por que EuZiNh@ deveria ver o diacho de animação japonesa? Esse negócio nem em inglês é!” Olha, primeiramente (fora temer) temos que pensar o seguinte: estamos em um mundo globalizado onde estamos expostos a todo tipo de expressão cultural de vários países ao mesmo tempo. E não faz sentido falar que quer somente valorizar a cultura brasileira ou ocidental ou sei lá, ainda mais você, nerd inteligente que consegue consumir uma gama imensa de conteúdo, imagina se restringir e negar um país que tem tanto pra te oferecer. 😀

Um bom anime é equivalente a um bom livro ou filme, juro. Ele vai te trazer uma história interessante, vai expor problemas sociais, vai te fazer sonhar com mundos de pura fantasia, e tudo por uma perspectiva que talvez você nunca tenha visto!

A cultura japonesa utiliza muita figura de linguagem, exploram a intensidade de sentimentos ao compará-los com a natureza, o que torna o conteúdo muito sensível. Não é raro ver comparações de alguém forte como uma montanha ou delicado como uma flor, e pessoalmente vejo que essa é uma maneira de unificar o modo que o autor quer que a gente se sinta. É quase universal! Partilhar um sentimento de uma narrativa é algo admirável.


Os personagens são uma obra a parte, existem todo tipo de protagonista para tudo que você quiser ver. Eles são fortes, mas frágeis. Eles ensinam, eles erram, eles podem ter grandes poderes ou muitas limitações. Você sempre pode encontrar um que vai fazer você se identificar, ele pode ser um alquimista do estado em busca de justiça ou uma garota com sonho de cantar em um grupo intergalático, as possibilidades são inúmeras.

Mas se, no final, você ainda não tem muita certeza se quer assistir animações japonesas, tudo bem! Só fique aberto para o momento em que algo legal aparecer e não seja hostil com a pessoa que gosta, porque afinal, bom gosto é que nem Oscar de melhor filme: uns tem, outros nem La la longe.

(Muito cedo pra piadinha?)