Player Games Festival – Balanço dos dias 2 e 3

Publicado em 30 de maio de 2016 | Por Thiago Henrik | Eventos, Manaus

O Mapingua Nerd cobriu os 3 dias do Player Games Festival, que reuniu desenvolvedores indie, competições, cosplayers, artistas e diversas palestras e stands. O evento aconteceu nos dias 27, 28 e 29. O Antônio escreveu uma extensa e divertida narrativa sobre sua experiência no primeiro dia, que você pode ler aqui. Nos dias seguintes, estiveram lá Naka, Ayrton, Cesar, Natan e Erlan. Mas sobrou pra mim reunir os relatos deles, que você confere abaixo:


Dia 2

Por Mario Nakamura

Na tarde deste sábado comparecemos ao segundo dia do Player Games para conferir a mesa redonda sobre games indies. Nela, os principais nomes dos desenvolvedores de Manaus participaram de um bate-papo sobre diversos temas que cernem o desenvolvimento de jogos na nossa cidade.

O primeiro tópico comentado foi sobre a iniciação no mundo dos games e o que levou cada um deles a se interessar por jogos. Onde os mesmos relataram as mais diferentes influências que vão desde música até origamis. Em seguida comentaram sobre o mercado, relatando a dificuldade em encontrar mercado e oportunidades num cenário onde os jogos eletrônicos não são vistos com tanta seriedade quanto deveria.

Captura de Tela 2016-05-30 às 10.02.23

Foi mencionado também que há carência de conteúdo de qualidade para jogos na língua portuguesa o que inclui o ramo de jogos 3D. Comentaram tainda o desenvolvimento local de jogos para autistas, no processo de comunicação uma vez que há grandes dificuldades entre eles. assim como jogos infantis que são desenvolvidos junto a pedagogos mostrando que jogos não são apenas uma forma de diversão mas também de inclusão social e psicopedagógica.

Trataram sobre dificuldade de inclusão e aceitação da mulher no mercado e desenvolvimento de games, pois as mulheres precisam lidar com machismos, preconceitos e opressões diariamente. E concluíram mencionando que o sistema de educação precisa mudar para que se desperte no brasileiro o interesse em adquirir mais conhecimento e cultura. Tivemos também uma notícia inédita que foi o lançamento em breve do jogo The Elder Scrolls V: Skyrim em HD para Playstation 4 e Xbox One ainda a ser anunciado na E3.

IMG-20160528-WA0012

Por Ayrton de Oliveira

Não chegamos a acompanhar as outras palestras, fomos conhecer o evento. Na área que estavam os jogos, várias pessoas competiam, jogavam e se divertiam, a música estava por conta da galera da Tucupi na Web. Tentamos jogar alguma coisa, mas várias pessoas estavam na fila, e como ninguém abriu mão da diversão, preferimos por continuar observando.

Eu, como aluno do ICBEU, levei o Mario para o “prédio da biblioteca”, parte que estava cheia de estandes, o que mais me chamou a atenção foi o da House 137, na qual tinha gente desenhando “ao vivo”. Tinha também o estande de uma livraria que me chamou a atenção, porém logo que vi os preços saí correndo.

Captura de Tela 2016-05-30 às 09.44.37

A organização estava boa, só faltou placas mostrando os caminhos para o evento. Eu gostei demais de poder contar com ar condicionado e não passar calor, pra mim foi o ponto mais positivo do evento.

Nesta altura, Mario “Sensei” Nakamrua tinha ido embora e fui ver a apresentação dos malucos do Ciência em Show, que foi incrivelmente divertida. Os caras possuem um talento nato para diversão, além de explicarem “Science Bitch” para os jovens ali presentes que se divertiram. Adultos e crianças estavam presentes e gostaram bastante do show. No final ainda bati uma foto com os caras, foi um dia bom.

Captura de Tela 2016-05-30 às 09.37.52


Dia 3

Por Natan Rocha

No dia 29 de maio, exatamente às 15:25 e sob o Sol escaldante de MAO City, me dirigi ao ICBEU para o que seria o último dia do Player Games Festival e nossa…  como valeu a pena a jornada até lá!  Ambiente climatizado, água fresca e muuitos, muitos games pra onde quer que você olhasse. Em mim, bateu aquele velho sentimento de nostalgia ao entrar em uma lan house cheia de gamers prontos pra virar a tarde no CS haha…

Não posso deixar de mencionar também as palestras que, para um evento de games, em nada deixaram a desejar para o mundo nerd! É sempre ótimo discutir Star Wars com quem entende do assunto com os caríssimos Domingos Coelho e Vanessa Fernandes do Conselho Jedi. Sem contar também os caras House 137 que encheram os olhos deste Mapingua que vos escreve falando sobre como funciona a trajetória dos profissionais de quadrinhos e o ingresso no mercado (assunto este que abordarei melhor em outro post). 

Captura de Tela 2016-05-30 às 10.06.03
Acompanhei também o divertidíssimo desfile dos cosplayers (ainda não consegui decidir qual foi o meu favorito) e no fim, quando bateu aquela fome, fiquei na dúvida sobre o que comer (opção não faltava!) na área em frente ao auditório. 

Embora não tenha ficado até o final, me diverti bastante neste último dia do Player Game Festival; a noite já não estava quente como o dia e até me arrisquei a dançar um pouco de Just Dance (sendo humilhado miseravelmente) no meio da galera animada que não saia da área de dança. Não sei quando vai ser o próximo evento, mas espero que em breve. Talvez eu consiga dançar um pouco melhor Just Dance. Ou não. õ.õ

Captura de Tela 2016-05-30 às 09.36.31

Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e séries sobre paradas estranhas. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e perdeu muitos pontos para a Grifinória. Gosta mais de cachorro que de gente, Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas. Instagram: @thiabolico

Comentários

  • Roco

    Muito bom o post, queria ter ido mas meu fim de semana foi mais corrido do que esperava. Estava até animado pra ir, bem espero que tenham outros eventos como esse. O fato de ser climatizado me animou bastante. Ouve alguns erros de digitação no início do post, contudo nada que atrapalhe a leitura. Parabéns, adoro o trabalho que vocês vem realizando aqui na cidade. Tanto os mapinguas quanto os envolvidos no evento.
    É isso aí valeu falou😎