Pesquisadores da Ufam criam ‘Youtube’ acadêmico

Publicado em 1 de setembro de 2016 | Por Alberto Carvalho | Ciência, Tecnologia

Pesquisadores da UFAM desenvolveram o ICompTV, aplicativo para publicação de vídeos gerados pelos professores do Instituto de computação da universidade e já está disponível na Google Play.

Com o excesso de conteúdos disponíveis em vídeo, torna-se difícil filtrar os materiais voltados ao ensino, nesse sentido, o aplicativo visa reunir todo conteúdo voltado a aprendizagem em um só lugar, tornando-se uma ferramenta de suma importância para utilização de videos na formação dos alunos.

César Melo, professor e coordenador do projeto, afirma que o app é resultado de um esforço coletivo ao longo dos últimos três anos no Icomp com foco em pesquisas relacionadas à transmissão de vídeos pela internet.  A pesquisa contou com a participação de três estudantes de graduação, dos cursos de Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Ciências da Computação, e de dois alunos de mestrado e doutorado em Informática, ambos da UFAM.

ICOMP

A tecnologia utilizada pelo ICompTV é similar aos grandes players de vídeos como Youtube e Netflix. O aplicativo consegue perceber qual a taxa de transferência do seu aparelho quando o acessa e adapta o vídeo ao formato ideal no momento. O que é extremamente útil para quem usa os escassos planos de dados que as empresas de telefonia oferecem.

Para ter acesso ao ICompTV é só clicar aqui.


Sobre o Autor

estuda administração, produz vídeos para o Youtube (youtube.com/plotbr) e adora dormir. Ama cinema, quadrinhos, tecnologia e estranhamente também gosta de esportes.

Comentários