Não sei se você sabe, mas junho é marcado como o mês da conscientização LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) no mundo inteiro e tem como dia principal 28 de junho, dia que celebra o ano de 1969, quando a comunidade gay americana protestou pela primeira vez contra as medidas homofóbicas violentas da época.

O mundo dos games tem diversos personagens que representam a classe LGBT. Alguns bons exemplos, outros nem tantos. Reuni aqui alguns exemplos interessantes que estão presentes em games famosos.

(Vamos por cada letra da sigla LGBT)

L – Lésbicas

Heather

Vamos iniciar a lista com a ladina Heather do jogo “Fire Emblem: Radiant Dawn” do Wii. Uma guerreira das adagas não hesita antes de colocar uma de suas lâminas afiadas nos pontos vitais dos oponentes. Ela também adora ajudar garotas ingênuas.

Chloe Price

Mais uma personagem que deve ter emocionado quem jogou “Life is Strange”. Ela é uma das opções de relacionamento da personagem principal, Max (é inclusive melhor amiga dela). A Chloe adora beber, ficar chapada, é uma punk doidaça e ela pode morrer de todas formas possíveis por conta desse estilo maluco de ser.  

Foto: Respectivamente, Chloe e Max

Carol e Greta

Para fechar o nosso pequeno “The L Word”; um casal que veio pós-guerra nuclear: Carol e Greta do jogo “Fallout 3”. Esse simpático casal Ghoul trabalha junto alugando quartos no hotel e restaurante “Carol’s Place” e há muito tempo estão juntas e felizes.

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=R2f5tHqCRZE” mode=”normal” /]

Foto 1: Carol; Foto 2: Greta; Vídeo: Carol conta sua história, inclusive como sua parceira tornou sua vida ainda mais feliz

G – Gays

Tony

Poucas pessoas jogaram “EarthBound”, mas o jogo tem o personagem Tony, que possui uma paixão não correspondida pelo seu melhor amigo e colega quarto, Jeff. A paixão é tão forte, que quando o Jeff entra para o grupo de Ness, Tony prontamente envia uma carta pedindo para ele voltar logo com o “rosto alegre dele”.

O criador inclusive confirmou que o Tony realmente é gay e o criou porque é comum na sociedade ter crianças gays, então ele quis adicionar uma no jogo dele.

Foto 1: Respectivamente, Jeff e Tony; Foto 2: Carta do Tony para o Jeff

Steve Cortez

Se você explorou bem a nave “Normandy SR-2” no “Mass Effect 3” com certeza se deparou com o tenente Steve Cortez: aquele moreno, alto, bonito e sensual que está no último andar nave e que nas horas vagas dirige o tanque de guerra nas missões terrestres (não é você).

Ele revela após muita conversa um passado bem triste de como ele perdeu os pais, o marido, de como ele entrou na Aliança e papo vai e papo vem, você pode até flertar com ele e se tornar o novo namorado dele.  

Foto: Steve com o Shepard

Voldo

Este a Lady Gaga aprova. Vindo do jogo de luta “Soul Edge”, Voldo, pode ser classificado como no mínimo esquisito, da roupa até o estilo de luta. Esse ser, que com certeza curte um bondage, age mais por instinto do que por vontade própria, tem como guia máximo a voz do espírito do seu antigo e amado mestre, o comerciante de armas italiano “Vercci”.    

  B – Bissexuais

Anders

Abrindo a lista está o mago terrorista, Anders, de “Dragon Age 2”, porque apesar do que ele faz no decorrer do jogo (spoiler), ele tem várias habilidades interessantes que podem ser úteis para o grupo, como curar. E um romance com ele é sempre engraçado porque quando ele fica com ciúmes de algo, ele começa a dar respostas “passivo-agressivo” no meio das conversas.

Liara T’Soni

A Dr. Liara T’Soni está presente em todos os jogos da primeira trilogia “Mass Effect”, fazendo parte do grupo do Shepard e ela aceita muito bem um relacionamento com homens e mulheres, inclusive a espécie dela, Asari, pode se reproduzir com outras espécies já que todas da sua raça são só de seres femininos.

Trevor Philips

Nem tudo são flores no mundo LGBT no games, um exemplo disso é o personagem bem duvidoso do “Grand Theft Auto V”, Trevor Philips, que é bi/pansexual e enfia o cacete dele em qualquer buraco possível. A lista sexual dele é extensa, englobando homens, mulheres, estupros de ambos os sexos e atualmente está “envolvido” com o urso de pelúcia sexual, Mr. Raspberry Jam.  

Kaidan Alenko

Eu não ia colocar ele, mas… O Kaidan é um tenente com grandes habilidades em combates táticos, estando presente no grupo original desde do primeiro jogo da série “Mass Effect”, porém apenas no terceiro se tornou “bissexual”. Como visto no vídeo abaixo, ele faz valer muito a pena esse tempo de espera.

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=o9_dciSPbQ8″ mode=”normal” /]

Menção honrosa: Riley e Ellie do “The Last of Us”: Elas tiveram um rolozinho em uma missão do decorrer do jogo, mas como ainda são muito jovens (14-15 anos), ainda é muito cedo (creio eu) para definir a orientação sexual de alguém, então coloquei nesta chave apenas para citar este lance.

T– Travestis, Transexuais e Transgêneros

Vamos a classe que mais causa dúvida e confusão em muita gente por haver apenas uma linha tênue que separa cada umas delas. (Esta vai ser um muito pouco mais didática)

Travestis

Travestis são pessoas que se identificam com o sexo oposto, de tal modo que elas podem mudar seus visuais, modos de agir e até suas vozes para se sentir mais confortável com suas aparências. Não é incomum ser realizado também procedimentos estéticos; como colocar silicone; porém as travestis não desejam mudar de sexo. Na classe está tanto homens, quanto mulheres, que não são necessariamente são homossexuais.      

Uma representante da classe “Travesti” bem conhecida nos games é a Flea Plus do “Chrono Trigger” que, apesar de se vestir como mulher prefere ser identificado como um homem; Apesar da importância de se referir a uma travesti com o gênero com o qual ela que se veste, no jogo a Flea não se importa muito com essa regra… 

 

Transgêneros

As pessoas transgênero pode ser explicado como indivíduos que nasceram no corpo errado. Isto independe de gênero e orientação sexual, sendo que as pessoas desta categoria podem (ou não) procurar tratamentos médicos para se aproximar de um corpo lhe deixe mais confortável. As pessoas dessa categoria muitas vezes têm mais necessidade de poder se expressar como o sexo oposto (utilizando roupas, penteados) do que precisar modificar a anatomia do corpo atual.

Nesta categoria se encaixa a charmosa Erica do jogo “Catherine”, que revela em um diálogo ser, na verdade, uma pessoa transgênero (que se opera no decorrer do jogo). 

Menção honrosa: Ele é rosa, usa um lindo laço vermelho, cospe ovos e já foi inclusive um vilão no “Super Mario Bros 2”. O A Birdo que tem todos os trejeitos femininos, mas é um dinossauro masculino, mas isto não impede ser vista como a “namoradinha” do Yoshi e se encaixa na categoria “transgênero”.

Foto 1: Foto atual da Birdo; Foto 2: Foto do manual do Super Mario Bros 2 com a primeira aparição do Birdo (cujo nome foi trocado com o inimigo Ostro. O erro foi corrigido em 2016)

Transexuais

As pessoas transexuais se encaixam quase ao grupo transgênero, porém os transexuais já sentem uma necessidade de adequar os seus corpos para que lhe deixem mais confortáveis; realizando para isso diversos procedimentos médicos, sendo o principal, a mudança do sexo.

A representante máxima dessa chave é a Poison do “Final Fight”, que de acordo com os produtores do jogo é uma mulher transexual.

Respeito sempre…

Todos esses rótulos parecem complicados? E é, afinal a psiquê humana não é fácil de ser entendida e muito menos catalogada. O importante é respeitar todo mundo, não importando o sexo e a orientação sexual; lembrando sempre de cuidar da sua própria vida. Seja feliz e tenha uma vida longa e próspera.