Outubro Rosa: Heroínas dos quadrinhos lembram que a Prevenção é um super poder

Publicado em 4 de outubro de 2016 | Por Andressa Barroso | Envio do Leitor, Quadrinhos

Outubro começou e com ele uma das campanhas mais importantes de prevenção ao câncer de mama e do colo uterino também. Outubro Rosa é um movimento que toma força a cada ano e que, desde 1990, tem como objetivo a conscientização da população sobre o que é o câncer de mama e do colo uterino, como é possível identificar sinais da doença, como tratar e como é importante estar ligado e em dia com consultas.

Ao longo dos ano a campanha Outubro Rosa tem unido inúmeros parceiros, tomando força e alcance. claro que super-heróis, quadrinhos HQs não poderiam ficar de fora dessa campanha. Em 2011, uma agência do Moçambique utilizou algumas super-heroínas da DC e da Marvel para dar vida a campanha ” Ninguém está imune ao câncer de mama”. Nela, as super-heroínas, através dos desenhos da artista Maísa Chaves, realizam o autoexame, que é um dos modos mais fáceis de detectar alguma anormalidade.

imagem-1

A Marvel também lançou algumas capas com a mesma temática rosa e com seus personagens vestidos de rosa, e além das capas no interior das HQ’s existiam informativos sobre a campanha, uma ação que foi realizada juntamente com a ONG Susan G. Komen for the Cure, tudo isso visando a conscientização de um público mais jovem também.

imagem-2

No Brasil, algumas tirinhas foram lançadas e alguns desenhos e personagens dos quadrinhos se vestiram da adotaram a campanha, como a Mônica Jovem do Maurício de Souza. Toda essa representatividade através dos personagens que tanto gostamos e estamos acostumados a ver e acompanhar é muito importante, já que com isso o amplia o público alcançado.

 imagem-3

O Câncer de Mama

Todo tipo de câncer se caracteriza pelo desenvolvimento sem controle de células, que se multiplicam e tendem a ser agressivas, formando tumores malignos que podem espalhar-se pelo corpo. O câncer de mama é a presença desses tumores malignos na estrutura mamaria, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum que acomete mulheres no Brasil e no mundo, sendo o que mais leva à morte, mesmo sendo raros os casos de câncer de mama em mulheres antes dos 35 anos, o conhecimento e a conscientização sobre o assunto o  quanto mais cedo previamente é importante, uma vez que difundindo a informação para todos, em todas as idades, pode fazer com que casos sejam descobertos e tratados o mais cedo possível, diminuindo assim  os casos de morte.

Um dos aliados para a descoberta de tumores na mama é o autoexame:

imagem-4

Além disso, a ida ao ginecologista e a realização de alguns outros exames como a mamografia são importantes.

O Câncer de Colo do Útero

Já o câncer do colo do útero atinge a porção interior do útero (o colo).  As alterações nas células que evoluem para o câncer podem ser descobertas através de um exame muito importante, chamado popularmente como Papanicolau, o câncer do colo uterino é, no Brasil, o quarto tipo de câncer a causar morte em mulheres, segundo dados do INCA.

Diversas campanhas estão sendo lançadas durante todo mês, em institutos, escolas, faculdades, fique de olho e abrace essa causa, pois conscientização juntamente com ficar sempre atento aos exames e a qualquer coisa que fuja do normal são muito importantes, propague essa mensagem para todas as amigas, mães, irmãs, tias, namoradas, esposas, enfim todas as mulheres que você conheça, todo mundo tem mulheres que amamos muito, o outubro é rosa, mas os cuidados devem ser levados por todo o ano.

Abrace essa causa! Vida longa e prospera a todos!


Esta publicação foi enviada por uma Leitora.
Se você também quer publicar no Mapingua Nerd, saiba como AQUI.

Sobre o Autor

é biotecnóloga em formação, ama a ciência , apaixonada por cinema, por pintar quadrinhos e por brigadeiro, viciada em super-heróis e não sabe viver sem uma boa série pra chamar de sua. Aspirante em fotografia, sonha em viver viajando e viaja vivendo sonhando.

Comentários

  • João

    show

  • Érika Batista

    A biotecnóloga mais de humanas que conheço. Parabéns pelo texto! Escreve maaaais =D