Eis um fato que sempre procuramos destacar aqui no Mapingua: Manaus tem artistas incríveis. Vemos hoje a luta de vários profissionais locais que procuram se destacar no mercado cultural nacional (alguns mapinguas inclusos), e um dos que considero mais esforçados nessa missão é o cartunista Luiz Andrade, membro do coletivo de ilustradores Xmao que representou muito bem o Amazonas na Comic Con Experience em 2016, que traz este ano seu novo projeto, a história em quadrinhos Trovão, que ele pretende apresentar no FIQ (um dos mais importantes eventos de quadrinhos do país) deste ano em Belo Horizonte
O trabalho trata de um grupo de crianças manauaras que vive em situação de risco e, desamparados, acabam recorrendo a meios nada lícitos para sobreviver. Léo, conhecido por ser o mais ágil do grupo, é adotado e se torna policial, mas quando sofre um atentado no qual vários policiais são assassinados e fica gravemente ferido, ele começa a perceber que o ataque provavelmente tem a ver com seus antigos amigos. Determinado a descobrir a verdade, Léo assume a identidade secreta de Trovão e parte para investigar o tipo de pessoa que seus amigos se tornaram.
Manaus aparece como personagem central na história de Léo, parte da proposta do Luiz de representar sua identidade por meio da arte:
“Apesar de termos um cenário interessante de quadrinhos, acredito que precisamos evoluir muito até poder acompanhar as outras regiões na qualidade e na representatividade. Tudo isso me motivou a criar Trovão, a necessidade de fortalecer nossa produção e de tratar de um lado da minha cidade pouco lembrado: as desigualdades sociais, a violência, a corrupção”.
Financiamento Coletivo
Bacana né? Só que o Luiz (como muitos de nós, Vênus nos ajude) é um artista independente e precisa da sua contribuição para que Trovão se torne realidade. Recentemente, ele abriu uma campanha no Catarse.Me para adquirir grana suficiente não só para publicar essa história, mas para representar o Amazonas na FIQ (Feira Internacional de Quadrinhos) em Belo Horizonte!
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=mM7ou2aTAGw” mode=”normal” /]
A campanha oferece brindes exclusivos aos que ajudarem com a realização de Trovão, e você pode contribuir com valores entre $15 e $200 até o dia 10 de abril. Aproveito para lembrar que contribuir com um artista local é contribuir para que a arte de nossa região vá mais longe, nos represente devidamente e mostre o que toda uma geração de novos artistas locais anda batalhando muito para produzir.
Quanto a isso, o Luiz é bem claro:
Publico quadrinhos há pouco tempo e acredito que seja uma das coisas na vida que mais amo fazer. Publicar Trovão é realizar um sonho de infância e mais um passo pra realizar um sonho de adulto, viver daquilo que amo fazer.
Para colaborar com o lançamento de Trovão, basta clicar aqui e selecionar a faixa de preço que lhe for mais acessível. A arte local agradece de coração.
Você pode saber mais sobre o Luiz na entrevista que o Mapingua Alberto Carvalho fez para o canal Plot Twist: