Nesta sexta a Netflix traz para o seu catálogo Desventuras em Série, baseada nos livros de Daniel Handler que na obra usa o pseudônimo de Lemony Snicket. São 13 livros que contam a infeliz história dos irmãos Baudelaire, que sofrem de todas as formas imagináveis e não imagináveis nas mãos do temido e odiado Conde Olaf.
Os Livros
Após a morte de seus pais em um incêndio muito suspeito e cheio de mistérios, os três irmãos experimentam uma vida que vai de mal a pior, sem nenhum acontecimento digno de contos de fadas, segundo o próprio autor que deixa claro que na lista de pessoas mais infelizes e sem sorte os três ganham em disparada.
“Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso porque momentos felizes não são o que mais encontramos na vida dos três jovens Baudelaire.” Lemony Snicket – Mau Começo
Assim começa o primeiro capitulo do primeiro livro da série dos irmãos Baudelaire. Bem, aqui o autor nos desencoraja a achar felicidade ao longo da leitura. Posso dizer que realmente eles não vivem grandes momentos de felicidade e por vezes a vontade que se tem é de chorar ou de gritar e sair correndo para escrever uma outra história para eles. Porém, no decorrer dos livros as características fortes dos irmãos ficam evidentes e servem como exemplo e motivação para o leitor, dando rumo à história que é repleta de surpresas, reviravoltas e planos perversos do Conde Olaf, que conta com o apoio de comparsas empenhados em ajudá-lo no seu terrível plano de roubar a fortuna das crianças.
Mesmo não se tratando de uma história feliz, o que mais me chamou atenção e me fez ser apaixonada pela história é a conexão e amor entre os irmãos: sempre fugindo das armadilhas do Conde Olaf e usando o que cada um podia oferecer de melhor. Outro ponto muito legal é o mistério: pensar junto com eles qual será o próximo disfarce do vilão, como ele vai agir e quem ele vai usar.
Os irmãos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire têm características distintas que chamam a atenção. Violet é a irmã mais velha, considerada uma inventora à frente do seu tempo, é apaixonada por estudar o desenvolvimento de qualquer maquinário e obstinada em criar toda e qualquer bugiganga nova e, como é a Boudelaire mais velha, tem a responsabilidade de cuidar dos outros dois. Klaus é o irmão do meio que tem na leitura sua vida, lê de tudo e sobre tudo e está sempre à postos para responder qualquer que seja a dúvida sobre o significado das coisas. Sunny é a mais nova, um bebê, e possui apenas quatro dentinhos super afiados que marcam a história, literalmente, pois está sempre em busca da oportunidade de cravar seus dentes em algo. O Conde Olaf, por fim, tenta de todo modo matá-los para poder pôr as mãos na fortuna deles. É um ser extremamente nojento, maligno, sem nenhum escrúpulo, desprezível.
O Filme
Em 2004 (EUA) foi lançado o filme inspirado apenas nos três primeiros livros, diferente da série que, só na sua primeira temporada, conta os acontecimentos dos quatro primeiros livros e tem prevista outras temporadas. O filme Desventuras em série teve Jim Carrey como Conde Olaf.
Confesso que esperava que aparecesse mais de todos os livros no filme, o que me deixou bastante ansiosa por uma continuação, mas entendo que seria muito difícil explorar 13 livros de uma só vez. Mesmo assim vale muito a pena assistir. O filme teve algumas indicações ao MTV Movie Awards e ao Oscar, onde levou o prêmio de melhor maquiagem.
A Série – O que sabemos até agora
No ano passado, a Netiflix confirmou a produção da série. Em outubro saiu o primeiro teaser, onde podemos ver o ator Patrick Warburton dando vida ao autor e narrador de toda a história, Lemony Snicket. O teaser já revela toda a aura sombria que nos espera.
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=mvSqCbCdEJ8″ mode=”normal”/]
Em novembro, no teaser liberado pela Netflix, foi possível ver um pouco de como seria o Conde Olaf, que na série é interpretado pelo ator Neil Patrick Harris. Em algumas entrevistas Harris afirmou que este será um Conde Olaf muito mais sombrio que o de Jim Carrey. Ele contou também que o processo de maquiagem e produção para as filmagens de seu personagem duram em média três horas.
O Conde Olaf de Neil Patrick será uma mistura de crueldade, humor e muito sarcasmo e, durante a primeira temporada, aparecerá com três disfarces: Stephano, Capitão Sham e Shirley.
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=DGRvBVs7O10″ mode=”normal”/]
Os trailers oficiais liberados ainda em novembro e dezembro mostram o quão rica em detalhes a série será, é possível identificar muito dos primeiros livros só nesses dois trailers, e falando em riqueza, essa série já é considerada uma das mais caras produzidas pela Netflix.
[arve url=”https://youtu.be/BNhIxSkvspg” mode=”normal”/]
[arve url=”https://youtu.be/C8TNc15XBAw” mode=”normal”/]
A Netflix liberou ainda uma pequena apresentação da série que te prepara para a estreia como um resumo do que teremos:
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=sOIhPB04V_A” mode=”normal”/]
E nesta quinta a Netflix divulgou a abertura da série:
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=vQxtr5P7ZRc” mode=”normal”/]
A série estreia nesta sexta-feira, 13 e na primeira temporada vai mostrar o que acontece nos 4 primeiros livros: Mau Começo, A Sala dos Répteis, O Lago das Sanguessugas e Serraria Baixo-Astral.
E já estou bem ansiosa para ver o resultado e bem confiante que será uma produção muito boa que nos surpreenderá, assim como outras séries que estão sendo produzidas pela Netflix.
Agora é esperar e maratonar mais essa série. Tá ansioso também?