Editora Globo publica novelas em formato de Romance | O Noveleiro

Publicado em 23 de Janeiro de 2017 | Por Juliano Santiago | Colunas, Entretenimento, Literatura, Notícias, O Noveleiro

Confesso que sempre tive vontade de ler uma trama em formato de romance, tanto que recentemente fiz um texto indicando “5 LIVROS QUE VIRARAM NOVELA”. Desta vez acontece o inverso, são novelas que fizeram tanto sucesso que acabaram virando livro.

O especialista em teledramaturgia Mauro Alencar adaptou em formato de romance cinco tramas que fizeram sucesso durante a história da TV brasileira. Entre as obras estão: Selva de Pedra, Pecado Capital, O Bem-Amado, Roque Santeiro e Vale Tudo. Segundo o site Globo.com, cada livro possui 224 páginas e tem preço sugerido de R$14,90.

Roque Santeiro

A cidade de Asa Branca prosperou nas últimas décadas devido à lenda de Roque Santeiro, um garoto que teria morrido para salvar a população dos cangaceiros. Esse mito é de extremo interesse para Sinhozinho Malta, fazendeiro poderosíssimo da região e que muito lucra por diversos motivos com a história através de Porcina, a fogosa viúva que era sem nunca ter sido. Porém, quando menos se espera, Roque retorna à Asa Branca e sua presença passa a ameaçar a continuidade da mentirosa lenda.

Selva de Pedra

Escrita em 1972 por Janete Clair, a novela ‘Selva de Pedra’ foi novamente levada ao ar em 1986. Agora, ela ressurge em outro formato, romanceada anos depois por Mauro Alencar. O ambicioso Cristiano Vilhena se envolve num assassinato e foge da cidade de Campos. No Rio de Janeiro, encontrará a chance de ascender socialmente através do tio, Aristides Vilhena, e terá sua vida entrelaçada a duas mulheres – a doce Simone e a exuberante Fernanda. Cris casa-se com Simone, mas fica noivo de Fernanda. Simone é dada como morta num acidente e ele, em crise, abandona Fernanda no altar. Daí, tanto Simone quanto Fernanda passam, cada uma a seu modo, a se vingar de Cris.

Pecado Capital

Carlão, malandro chofer de táxi do Méier, subúrbio do Rio de Janeiro, encontra uma maleta com uma enorme quantia de dinheiro proveniente de um assalto a um banco. Passa a enfrentar um dilema: devolver ou não o dinheiro?

Em contrapartida, sua namorada, Lucinha, passa a trilhar um caminho de ascensão social através da carreira de modelo e descobre o amor do solitário viúvo Salviano Lisboa.

O Bem Amado

Em Sucupira, litoral da Bahia, Odorico Paraguaçu, perfeito exemplar do coronelismo, elege-se como prefeito e põe em prática sua inusitada meta de governo: construir um cemitério para a cidade. O problema é que ninguém morre em Sucupira e a oposição, liderada pela delegada Donana Medrado, pelo jornalista Neco Pedreira e pelo doutor Juarez Leão, passa a acusá-lo de demagogia e oportunismo. Para resolver este problema, Odorico financia a volta do matador Zeca Diabo. Ou estaria arranjando mais confusão?

Vale Tudo

Raquel, honesta e batalhadora guia de turistas, descobre que sua filha, Maria de Fátima, vendera a casa e fugiu para o Rio. Maria de Fátima busca ascensão social e dinheiro enquanto Raquel, acreditando que a filha fora iludida, vai até o Rio salvá-la.

O mote central é o embate entre a honestidade de Raquel e a falta de moral de Maria de Fátima diante de um Rio de Janeiro afundado em negociatas e crimes do colarinho branco, representados na trama pelos inescrupulosos Odete Roitman e Marco Aurélio.

(Fonte: Livraria da Folha)


Sobre o Autor

Criador do blog 'O Noveleiro', Juliano Santiago costuma falar sobre o universo televisivo de uma maneira diferente. Conhecido por seu espírito crítico e bem humorado, Juliano se destaca no meio da comunicação ao fazer Resenhas e Crônicas voltadas para o público jovem. www.onoveleiro.wordpress.com

Comentários