Nerds de Manaus foram às ruas e eu estava lá | Acônito Lapelo

Publicado em 20 de julho de 2015 | Por Fernanda Brandão | Acônito Lapelo, Colunas, Manaus

Minha primeira ideia sobre esse texto era escrever algo divertido sobre os nerds que encontrei na manifestação de junho 2013. Mas eu simplesmente não consigo falar de um assunto tão sério sem que seja tratado como deve. Então me perdoe, vai ter textão sim.

Em junho de 2013 o Brasil foi pra rua. Manaus também. E eu estava lá.

Confesso que muitos ali não sabiam realmente o que estavam fazendo. Em alguns momentos eu parei e pensei que talvez nem eu mesma soubesse. Era sobre 20 centavos? Era. Era sobre corrupção? Sim. Era por inclusão social? Também.

Eu sei o que aquilo significou pra mim.

Mas o que representava para as pessoas que gritavam “Fora Dilma!”? Ou que xingavam o Eduardo Braga mas diziam apoiar o atual governador Melo? O que era aquilo para as pessoas que estavam bebendo cerveja e agindo com se estivessem no Carnaval? Qual a necessidade de andar quilômetros, parando avenidas, pedindo a redução da maioridade penal sem entender o que isso impacta no país?

Por que temos que ser tão amadores ou tão extremistas?

Longe de ser dona de qualquer verdade, aliás, a maioria das minhas opiniões sobre grandes discussões ainda não estão formadas. Acredito em causas, mas não sou irresponsável o suficiente para afirmar coisas que não entendo.

Honestamente não sei onde quero chegar com esse texto a não ser fazer uma reflexão sobre tudo aquilo que aconteceu e acontece agora no país. Não acredito em tudo o que eu leio por aí e, principalmente, não trato como se fosse uma briga de torcidas. Somos melhores do que isso e as consequências caem sobre todos nós. Independente do azul ou do vermelho, devemos estar juntos pelo Brasil.

Eu estava lá, sim. E por 20 centavos, também. Você estava lá por quê?

 

Abaixo algumas fotos que – como prometido pelo título da postagem – tirei na manifestação onde os nerds prestavam sua contribuição ao movimento:

 

Mapingua Nerd - Manifestação Junho de 2013 Manaus (3)

Eu, meu cabelo curto e meu cartaz em alusão ao Game of Thrones.

 

Mapingua Nerd - Manifestação Junho de 2013 Manaus (13)

Algum fã de Senhor dos Anéis querendo derrubar a Dilma.

 

Mapingua Nerd - Manifestação Junho de 2013 Manaus (1)

Uma jogadora de D&D tentando subir o nível.

 

Mapingua Nerd - Manifestação Junho de 2013 Manaus (6)

A mais comum em referência ao V for Vendetta.

 

Mapingua Nerd - Manifestação Junho de 2013 Manaus (4)

Jack pondo a cara no sol. Mais uma referência à obra do Alan Moore.

 

Mapingua Nerd - Manifestação Junho de 2013 Manaus (7)

Thiago, com o meu cartaz, como bom Stark que é.

 


 


Sobre o Autor

é especialista em Artes Visuais, Publicitária e Editora. Também é uma dos fundadores do Mapingua Nerd. Escreve menos do que gostaria e torce pelo Holyhead Harpies.

Comentários