Museus Manauaras: Palacete Provincial parte 2 – Museu da Imagem e do Som e Museu de Arqueologia

Publicado em 3 de outubro de 2016 | Por Alberto Carvalho | Artes, Lugares, Manaus

E aí galera! Tudo tranquilo? Hoje chegamos ao último post dessa série onde apresentamos alguns dos muitos museus que existem em Manaus. Semana passada vocês conheceram a Pinacoteca e o Museu de Numismática, ambos se encontram no Palacete Provincial (clique aqui se ainda não viu). Hoje vou mostrar mais dois espaços que podem ser encontrados ali: O Museu de Imagem e do Som do Amazonas e o Museu de Arqueologia.


Museu de Imagem e do Som

imagem1

Idealizado em 1999, mas inaugurado e aberto ao público em 6 de novembro de 2000, o MISAM foi criado com o intuito de conservar e preservar o acervo audiovisual do estado, com temas regionais e gerais, com intuito de divulgar, entreter e educar por meio de ações culturais.

O acervo do museu é composto por doações de diversas entidades e colecionadores, assim como aquisições feitas pela Secretaria de Cultura. Atualmente conta com peças:

Museológicas: equipamentos de fotografia, cinema, música, televisão, rádio e peças de mobiliários;

Iconográficas: fotografias em papel, negativos e dispositivos em acetato e vidro; fotografias digitais em cd’s e dvd’s, filatelia e cartões postais;

Bibliográficas e Arquivísticas: livros, catálogos, jornais e revistas, partituras musicais, cartazes institucionais, pôsteres de cinema, impressos e manuscritos;

Audiovisuais e Multimídia: filmes e documentos em dvd, blu-ray, VHS e película, músicas em cd, discos de vinil, fitas cassete e dvd’s.

misam1

Além disso o MISAM conta com exposições de longa e curta duração e concursos fotográficos. Além disso dispõe de quatro cabines individuais devidamente equipadas para pesquisa, entretanto, a consulta é permitida somente a partir de 14 anos, sendo necessário o cadastro. Atenção amiguinhos! O museu não é cinema, então nada de consumir alimentos ou bebidas lá dentro.

O museu está disponível para visita de terça a sexta das 09 às 14h e aos sábados das 09 às 13h.

Museu de Arqueologia

musa1

O MUSA foi inaugurado em 25 de março de 2009, criado com o intuito de mostrar evidencias culturais dos povos que há muito tempo já habitavam essas terras.

As peças são provenientes de de sítios arqueológicos de todo estado. Seu maior objetivo é apresentar ao público um pouco do conhecimento pré-colonial, da perspectiva antropológica e artística, entre outras, dos povos que aqui viveram e legaram as mais diversas formas de expressão cultural.

Atualmente estão expostas peças achadas na Ponta Negra entre os anos de 1984 e 1985, um total de 745 fragmentos cerâmicos encontrados por banhistas ao longo da Orla do Rio Negro. Há também fragmentos cerâmicos do Sítio Miracanguerana, localizado no município de Manacapuru, descobertos no ano de 1983, coletados por moradores, totalizando 5.815 fragmentos, e a Estatueta Antropozoormorfa, cedida pelo Instituo Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) ao Museu de Arqueologia.

musa2

O MUSA também realiza eventos externos como mostras itinerantes com materiais de caráter histórico, tanto em escolas com em espaços públicos. E participa da Semana Nacional de Museus que é realizado anualmente, sempre no mês de Maio.

O espaço está aberto para visitas de terça a sexta das 09 às 14h e aos sábados das 09 às 13h. A entrada é franca, para mais informações ligue para (92) 3631-6047.


Relembrando, o Palacete Provincial está localizado na Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), sem número, Centro. Além dos museus citados, o Palacete conta ainda comporta o Museu Tiradentes, o Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça de Souza e os Ateliês de Restauro de Obras de Arte e o de Papel.

E assim terminamos nossa jornada por alguns dos museus mais legais (na minha opinião) que nossa cidade possui. Espero que vocês tenham gostado e que esses posts os instiguem a visitá-los. Nos vemos na próxima!


Sobre o Autor

Louco por filmes e apaixonado por rabanadas

Comentários