Museus Manauaras: Palacete Provincial parte 1 – Museu de Numismática e Pinacoteca

Publicado em 26 de setembro de 2016 | Por Alberto Carvalho | Artes, Lugares, Manaus

Fala galera! Vamos continuar conhecendo mais alguns museus da nossa cidade. E hoje vou mostrar a vocês um lugar que abriga não um, mas cinco museus diferentes. Conhecido por mais de cem anos como Quartel da Polícia Militar do Amazonas, em 2009, após sua reforma, retomou sua denominação original, Palacete Provincial. E hoje vamos mostrar um pouco de alguns de seus espaços culturais, o Museu de Numismática Bernardo Ramos e da Pinacoteca do Estado.


Museu de Numismática

n1

Primeiramente, numismática é a ciência que estuda moedas e medalhas. Sabendo disso, fica bem fácil saber o que encontrar lá, não é mesmo? O museu tem sua origem na coleção organizada pelo comerciante amazonense Bernardo Ramos, que dá nome ao mesmo. Estudioso e fascinado pela numismática, viajou por vários países, adquirindo peças para sua coleção composta de moedas, medalhas, cédulas e documentos históricos.

Com seu acervo formado por mais de 20 mil peças, o museu busca, ao longo dos seus 115 anos, exercer o papel de educador perante a sociedade, interagindo com as Escolas de todas as esferas, através de visitas guiadas e realizando periodicamente peças teatrais com uso de fantoches. Mais informações pelo e-mail demus@culturamazonas.am.gov.br.


Pinacoteca do Estado do Amazonas

p2

Certo dia, em 1954 para ser mais exato, o artista plástico Moacir Andrade conversando com o historiador amazonense Arthur Cézar Ferreira Reis, apresentou sua ideia de criar um ambiente onde os artistas pudessem expor suas obras de forma permanente. Moacir queria dar espaço para artistas amazonenses (tipo a gente aqui do MN). Em 1964, Moacir e os demais artistas puderam concretizar seu sonho. Localizada inicialmente na ala direita da Biblioteca Pública, a Pinacoteca possuía 90 peças em seu acervos que retratavam técnicas de artistas de todo Brasil. Além disso, eram sediados no espaço cursos de desenho por Manoel Borges, pintura por Moacir Andrade e história da arte e xilogravura com Álvaro Páscoa.

p1

Atualmente a Pinacoteca possui um acervo de mais de mil peças de técnicas variadas, abrangendo a produção artística brasileira entre os séculos XIX e XX, com ênfase especial nos artistas amazonenses. Promove exposições permanentes e temporárias e organiza eventos culturais diversos. Você também pode obter mais informações pelo e-mail pinacoteca@culturamazonas.am.gov.br, ou pelo telefone (92) 3631-6047.


palacete

Estes são apenas dois dos espaços culturais que você pode encontrar no Palacete. Sentiu vontade de conhecê-los? Então anote o endereço. Ele está localizado na Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro, antiga Praça da Polícia. Funciona de terça a sexta das 09 às 14h e aos sábados das 09 às 13h.

Semana que vem voltamos com mais alguns museus que você deveria conhecer, até mais!

Sobre o Autor

Acha que assistir um bom filme sempre pode melhorar o seu dia

Comentários