Série Museus Manauaras: o Museu do Índio

Publicado em 12 de setembro de 2016 | Por Alberto Carvalho | Lugares, Manaus

Você sabia que Manaus possui 23 museus? Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Amazonas possui 26 espaços que recontam a história do estado. Sendo que apenas 3 não estão situados na capital. Por esta razão decidimos apresentar a série Museus Manauaras, para divulgar alguns dos principais espaços museológicos da cidade. Conheçam hoje o Museu do Índio.


Fundado pela Madre Maddalena Mazoni (que idealizou o museu ao admirar os utensílios e artesanatos indígenas enquanto viajava o alto Rio Negro) e mantido pela Congregação das Irmãs Salesianas, o Museu do Índio foi criado com o intuito de mostrar ao povo amazonense um pouco mais da cultura indígena, no entanto, os visitantes estrangeiros são maioria atualmente.

capa

Inaugurado em 1962, o museu reúne mais de 2 mil peças originais de cinco etnias: Tukana, Tikuna, Banivwa, Yanomami e Xavante. E tem suas salas organizadas pelos seguintes temas:

  • Organização Social;
  • Cerâmica;
  • Trançados
  • Usos e costumes;
  • Músicas e dança;
  • Memórias.

Os materiais expostos no museu são diversos. Vão desde utensílios domésticos, armas de caça e guerra a adornos ornamentais e animais empalhados. Nas salas também estão expostos os materiais utilizados nas diferentes utilidades domésticas (trabalhos feitos pelas mulheres ou pelos homens) e modelos de malocas dos Yanomami.

indio

Algumas das peças expostas no museu são peças centenárias e foram doados por arqueólogos. Outros objetos expostos são originalmente feitos por indígenas das tribos do Alto Rio Negro. Tudo que está em exposição tem fins educativos, de pesquisa e turísticos.

Se você gostou do museu, vá visitá-lo pessoalmente, o endereço é rua Duque de Caxias,356 – Praça 14 de Janeiro, ao lado do colégio Santa Teresinha. Ele está aberto a visitas de segunda à sexta de 8h30 à 11h30 pela manhã, e 14h às 16h30 pela tarde. Aos sábados, o museu abre apenas pela parte da manhã, das 8h30 às 11h30. Com o valor de R$10 a entrada e R$5 a meia.


Sobre o Autor

Louco por filmes e apaixonado por rabanadas

Comentários