Museus manauaras: Museu do Homem do Norte

Publicado em 19 de setembro de 2016 | Por Alberto Carvalho | Lugares, Manaus

Fala galera! Tudo tranquilo? Espero que sim. Hoje estamos de volta com mais um post apresentando um dos muitos museus que temos na nossa cidade. Então conheça agora o Museu do Homem do Norte.


Idealizado pelo sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre, o museu tinha como objetivo reunir as principais características e peculiaridades da vida na região norte do país. Foi fundado em 13 de março de 1985, com seu primeiro prédio localizado na Avenida sete de setembro, que anteriormente abrigava o Corpo de Bombeiros de Manaus.

mhn1Foto: Roberta Soriano

O acervo, inicialmente, foi constituído por produtos regionais como guaraná, borracha, castanha e juta. Também foi incorporada a coleção etnográfica do médico e sanitarista Noel Nutels, que dedicou grande parte de seu trabalho à questão da saúde indígena no Parque do Xingu. Depois foi adquirida a coleção indígena da FUNAI, composta por artefatos domésticos e de ritual, como cestarias, cerâmicas, adornos corporais e máscaras e objetos de rituais. As outras peças encontradas no acervo são de fragmentos arqueológicos, bolo de índio, pontas de lança e machados.

Em 2006, a Fundação Joaquiem Nabuco (FUNDAJ ), que até então administrava o museu, cessou as atividades na região norte o que levou ao fechamento do Museu. Através de um comodato, a prefeitura passou a administrá-lo e no dia 16 de maio de 2008 o museu foi reaberto, agora em novo endereço, na Rua Quintino Bocaiúva – Centro, onde esteve em funcionamento durante seis meses, voltando a ser fechado.

mhn2Foto:Ulysses Varella

Então em agosto de 2010, o Governo do Estado decide tomar para si o controle do museu. E em 29 de setembro de 2011 o Museu do Homem do Norte, agora com nova curadoria, instalações adequadas e com o objetivo inicial de possuir espaços abertos ao ar livre, reabre no Centro Cultural Povos da Amazônia.

Desde sua inauguração o museu vem ampliando seu acervo, contando atualmente com mais de 2000 objetos, adquiridos através de doações, compras e incorporações. Além dos artigos citados anteriormente, ele conta com peças de madeira, por uma casa de farinha, por setores regionais de mineração, pesca, alimentação, medicina popular, artesanato, arte popular e folclore.

mhn3Foto: Alfredo Fernandes 

O Museu do Homem do Norte está aberto a visitas de segunda a sexta das 09 às 14h. Com visitas guiadas em português e inglês, possibilitando também visitas assistidas para deficientes visuais com peças que podem ser tocadas ao longo do percurso. O museu está localizado na Praça Pereira da Silva (antiga Bola da Suframa), o telefone para contato é (92) 2125-5323 e o e-mail muhno@culturamazonia.am.gov.br.

Gostou? Então faça uma visita, tire um foto bem legal e marca a gente! Nos vemos semana que vem com mais um espaço cultural que voce vai gostar de conhecer. Até mais 😉

Sobre o Autor

Louco por filmes e apaixonado por rabanadas

Comentários