Metalinguagem Literária | Conheça o Silêncio Contagiante

Publicado em 20 de janeiro de 2016 | Por Alberto Carvalho | Entrevistas, Literatura, Manaus

Hoje estou dando início a uma série de posts sobre blogs literários para mostrar um pouco do trabalho da galera aqui da região que ama leitura e gosta de compartilhar seu gosto com os outros. A cada semana, durante um mês, estarei apresentando um pouco do conteúdo que eles produzem, como começaram e o que planejam para o futuro.


received_1090219040998301

Mayara sempre acompanhou blogs literários. “No meu favorito eles tem a regra de não dar spoiler nos comentários sem aviso, mas eu adorava ir nos comentários ler os spoilers alheios. Acabava conversando com o pessoal que comentava e decidi fazer meu próprio blog para poder conversar melhor sobre livros”. E foi assim que surgiu o Silêncio Contagiante.

Leitora ávida, Mayara Tashiro, dedica por dia até 6 horas à leitura, acompanhando as redes sociais das editoras e programando eventos ou planejando algo relacionado.

silencio_2

Ela afirma que não possui uma sistemática para criação de conteúdo. “Não sou do tipo que precisa ler, tomar café e sentar num ponto estratégico. Às vezes eu leio algo que eu gostei muito, mas sinto que se for resenhar vou acabar sendo extremamente imparcial, então dou um tempo. Em outras, fico afoita e escrevo assim que terminei. Às vezes eu até já vou escrevendo a resenha ao mesmo tempo que estou lendo. Depende muito do meu humor”. Apesar do blog já ter 4 anos, ele não possui uma periodicidade. Mayara dedica de 4 a 6 horas por dia lendo, acompanhando novidades sobre livros ou planejando algum evento.

O blog indica livros através das resenhas. Formado por uma equipe de quatro pessoas, são diversos os gêneros abordados. Um dos posts favoritos da criadora foi escrito por um de seus colaboradores, Felipe Vlaxio, que se chama Kit de sobrevivência para o Halloween, onde ele dá dicas de livros, filmes, séries e animes para sobreviver e entrar no clima do mês de outubro. Sobre por onde começar: “Leia os primeiros posts e vá encontrando o que mais agrada. Dá pra achar algo que satisfaça a quase qualquer um”, afirma Mayara.

hall

Quando perguntei qual era seu gênero favorito, Mayara não se ateve a um único. “Eu comecei a ler obsessivamente urban fantasy, um subgênero da Literatura Fantástica, e acho que até hoje não posso ver algo desse gênero que não me faça querer ler imediatamente. Apesar de eu ter começado lendo mais infanto-juvenil e YA, raramente leio livros para esse público hoje em dia. Gosto muito de romances sobrenaturais eróticos, dark fantasy e sci-fi, sempre com um pouco de romance para dar gosto, mas tem que ter um universo bem fundado. Ultimamente tenho lido mais sci-fi com uma pegada de viagens espaciais, alienígenas, etc. É interessante a criatividade que os autores colocam para sanar problemas que estão em alto. Tipo a água, alimentação e preservação de espécies ameaçadas”.

Além do blog, Mayara realiza eventos para quem também compartilha esse gosto por leitura. “Quando eu comecei a frequentar a Saraiva, já tinha um pessoal legal que fazia eventos literários voltados a fãs de determinadas séries”. Há dois anos o blog foi convidado à parceria com a Editora Arqueiro para mediar eventos temáticos, o que rendeu um evento com a autora Julia Quinn. Hoje o blog possui parcerias com diversas outras editoras. “Acabamos de fechar com a Saraiva para o Clube do Livro Saraiva em Manaus. Vai ocorrer no último domingo de cada mês, a primeira reunião sendo dia 24 de abril. Estamos elaborando ainda algumas coisas para quem for adepto ao clube”.

julia_quinn_manaus

As metas para esse ano, segundo ela, são realizar mais eventos de qualidade, aumentar a periodicidade e abrir vagas para novos colaboradores.


Sobre o Autor

estuda administração, produz vídeos para o Youtube (youtube.com/plotbr) e adora dormir. Ama cinema, quadrinhos, tecnologia e estranhamente também gosta de esportes.

Comentários