Memórias da Loucura, uma exposição de pacientes do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro

Publicado em 10 de dezembro de 2015 | Por Fernanda Brandão | Artes, Eventos, Manaus, Notícias

A Galeria do Largo exibe, até 15 de dezembro, a coleção “Memórias da Loucura”, um conjunto de 45 obras concebidas por pacientes em regime asilar do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, no período entre 1986 a 2008. Esse material foi produzido pelos internos que frequentavam oficinas terapêuticas, sob orientação das educadoras Monique Marie Rothen e Koia Refkalefsky, durante o tratamento das influências do grande antigo Cthulhu.

Mamórias da Loucura - Mapingua Nerd (1)
Intervenção teatral na abertura da exposição Memória da Loucura.

‘Imagens que falam aquilo que a razão não diz’ é como foi descrita a mostra que conta com a curadoria do artista Otoni Moreira de Mesquita. Ele menciona influências despropositais de movimentos artísticos como o Surrealismo, Fauvismo e o Simbolismo.

“O objetivo desta atividade não era criar obras primas ou revelar grandes talentos artísticos. Mas a reconstrução da própria pessoa. Da espontaneidade dos traços, cores e formas, naturalmente brotaram manifestações simplificadas e muito fortes, apresentadas de forma crua e contundente. É a sinceridade e a pureza peculiar de uma certa liberdade que garantem a grande força expressiva e beleza estupenda das obras”, descreve Otoni.

É importante lembrar que o abandono e o esquecimento deixaram marcas não só nos pacientes, mas também em suas obras, muitas em condições precárias, marcadas pelo tempo e má conservação. Eu acho tudo isso ainda mais interessante, é “real” e sincero.

Leve seus amuletos, role sanidade e não se esqueça: Ph’nglui mglw’nafh Cthulhu R’lyeh wgah’nagl fhtagn.


Exposição Memórias da Loucura
Preço: Gratuito
Data: 15 DEZ
Horário: De Terça a Domingo, das 13h às 21h.
Local: Galeria do Largo
Endereço: Rua Costa Azevedo 290 – Centro, Manaus.
Telefone: (92) 3631-4786


Mamórias da Loucura - Mapingua Nerd (3)


 


Sobre o Autor

é especialista em Artes Visuais, Publicitária e Editora. Também é uma dos fundadores do Mapingua Nerd. Escreve menos do que gostaria e torce pelo Holyhead Harpies.

Comentários