Matrix, Tubarão e Sexta-feira 13 entre os Clássicos do Cinemark em outubro

Publicado em 14 de outubro de 2015 | Por Juçara Menezes | Cinema, Manaus, Notícias

Ah, outubro! O mês mais cinemaníaco deste ano, só pode ser. É tanta coisa sobre a sétima arte que resolvemos dividir isso aqui em partes. Então, vamos seguir o coelho branco e falar sobre os clássicos que estarão em cartaz no Cinemark.

O primeiro é Matrix, o renomado filme quase  apocalíptico dos irmãos Wachowski e protagonizado por Keanu Reeves e Laurence Fishburne. Na trama, Thomas Anderson é um programador de sistemas que durante o dia trabalha num corporação de software, a MetaCortex, uma das maiores empresas de software do mundo; e, durante a noite, assume o papel de um hacker, adotando o nickname Neo. Até que, certo dia, a vida de Thomas dá uma reviravolta (assim como faz a Trinity, logo no começo do filme).

Qual a graça? O longa de 1999 lança uma nova tecnologia no cinema: o Bullet-time é um tipo de efeito especial de câmera lenta idealizada para mostrar o movimento de personagens e/ou objetos em um período de tempo extremamente curto e que remete o espectador a um tipo slow motion (ou uma parada no tempo para obter uma visão detalhada da ação). O efeito ocorre por meio de um processo tradicional de filmagem, no qual a cena é reproduzida em uma velocidade ultra lenta. Ao mesmo tempo, dezenas de câmeras digitais dispostas em forma de espiral ao redor do objeto filmado tiram – cada uma delas – uma fotografia de cena. Com o conjunto destas fotografias reproduzido a uma velocidade de 12.000 quadros por segundo o objeto não só é visto em câmera lenta, mas também em 360º. É isso que dá o efeito de “congelamento” ao conjunto da cena. 

Se você perdeu no cinema, esta é a sua oportunidade para se redimir. O filme estará em cartaz nos dias 17, 18 e 21 deste mês.

Tubarão: um dos clássicos mais clássicos de Steven Spielberg que conta a história deste animal perseguido injustamente de um terrível ataque a banhistas, o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia (típico), o xerife local (Roy Scheider) pede ajuda a um ictiologista (Richard Dreyfuss) e a um pescador veterano (Robert Shaw) para caçar o bichinho.

classicos-cinemark-mapinguanerd (1)

Por que ele é um clássico? Ora, foi o primeiro Tubarão superpower desta galáxia. O filme fez tanto sucesso que tem continuações até hoje (tem muita tosqueira, mas…). Em 1975, o Spielberg criou um robô e o fez protagonista. As inspirações que se sucederam são tantas que, dizem, até o Bruce (Procurando Nemo) é inspirado no quarentão que estará em cartaz nos dias 24, 25 e 28 de outubro.

Sexta-feira 13: O filme Sexta-feira 13 teve tantas continuações (12) que foi até difícil encontrar a foto do primeiro da saga (e virá mais em 2016). O longa conta a estória de Jason, um serial killer impiedoso que adota uma máscara macabra cheia de furos e um terçado bem afiado para atacar as pessoas que resolvem passear no lago Crystal.

classicos-cinemark-mapinguanerd (3)
Jason Voorhees nasceu em 13 de julho de 1945, uma sexta-feira. Filho de Pamela Voorhees e Elias Voorhees, todos pensaram que o menino com problemas mentais havia morrido afogado no lago Crystal, em 1957. Sua mãe, que trabalhava no acampamento como cozinheira, teve um surto e trucidou os monitores e demais adolescentes que estavam no camping, alegando que teriam negligenciado os cuidados com o garoto. Traduzindo: tal mãe, tal filho.

E claro que um superclássico de terror só poderia estar em cartaz na melhor data do ano: 31 de outubro é a primeira sessão, seguida de 01 e 04 de novembro.

Todas as sessões custam 7 (meia) e 14 mapinguas (inteira). Os horários ainda não estão disponíveis no site do Cinemark, mas é bom já se agendar.


MATRIX: 17, 18 E 21 de Outubro

TUBARÃO: 24, 25 e 28 de Outubro

SEXTA-FEIRA 13: 31 de Outubro e 01 e 04 de Novembro.

 

Sobre o Autor

da Casa Menezes, a primeira de seu nome, Protetora do Norte e dos Nerds Oprimidos. Jornalista, mãe, esposa. Desde criança tem uma paixão nada secreta pelo Cebolinha. É vice-presidente do Conselho Jedi Amazonas. Líder Suprema (presidente) do fã-clube Lado Rio Negro. Com um amor incondicional de Darth Vader, sempre carrega um par de meias sujas na mochila para libertar elfos domésticos.

Comentários