Quando o rio Amazonas se formava e seres míticos caminhavam entre os homens, uma família de nômades, últimos sobreviventes de uma nação dizimada, viaja pela floresta em busca de um novo lar, enquanto são perseguidos pela deusa Iara e se deparam com outras criaturas fantásticas. Este é o enredo de “Iwará-iwê” volume I, primeiro livro do escritor, editor e tradutor Alex Souza.
Iwara-iwê, que é o nome da personagem principal, explora a relação entre humanos, deuses e criaturas fantásticas na Amazônia. A narrativa acompanha a jornada de outros personagens, além da família de nômades. “O mapinguari, a Iara são algumas das lendas que têm uma releitura no livro. A cobra grande ainda está comendo o leito do rio Amazonas, então os povos da floresta estão sofrendo diretamente a influência dessas entidades em suas vidas”, conta Alex.
Para o escritor, o livro é uma obra de cultura pop com a temática amazônica. Uma aventura que qualquer fã de fantasia poderá se interessar. “Acredito que todo fã de fantasia e realismo fantástico, ao estilo Gabriel Garcia Marquez, irá curtir Iwará-iwê e aguardar o próximo volume, pois a história continua”, explicou o escritor.
As ilustrações do livro são assinadas pelo artista gráfico Tieê Santos, que já atuou em outras obras de repercussão nacional como a HQ “Sete Cores da Amazônia” e a graphic novel “Ajuricaba”, ambas do estúdio amazonense Black Eye.
Sobre o autor
Sendo de uma família originária do interior do Amazonas, Alex se formou em Engenharia Florestal, mas atualmente trabalha nos Estados Unidos como tradutor. No início deste ano, ele fundou a editora Tucupi Books, que tem lançado histórias em quadrinhos de artistas amazonenses no mercado americano. A editora americana, mas com sotaque manauara, é quem está trazendo o livro para o Brasil. “A Tucupi Books surgiu para criar uma ponte para obras de artistas amazonenses e encantar o mundo com as histórias de nossa região”.
Onde encontrar
“Iwará-iwê” volume I está disponível para compra na Banca do Largo São Sebastião, pelo site da Amazon Brasil para o aplicativo Kindle e pelo site da Tucupi Books.