Não é surpresa alguma quanto ao meu compromisso com o folclore nacional. É do conhecimento dos leitores assíduos do blog que, sempre que possível, surjo com recomendações e resenhas. É impossível conter meu ânimo sempre que descubro algo novo.

Desta vez não será muito diferente. Ainda que não tenhamos muitas informações a respeito, gostaria de anunciar o livro “Marani”, escrito por Alan de Sá. O livro, pela editora carioca Multifoco, tem lançamento planejado pro segundo semestre deste ano.

Alan de Sá mora em Feira de Santana, Bahia, onde estuda jornalismo. Começou a escrever aos 19 anos, quando passou um longo período desempregado, e resolveu usar em suas primeiras histórias aquilo que mais o fascinava nos seus autores preferidos. É também poeta, tendo um poema publicado pela Editora Chiado, de Portugal, na antologia “Além da Terra, Além do Céu”. Marani será seu primeiro romance publicado, mas ele possui diversos projetos e pretende continuar sua carreira literária.

O romance conta a história de um índio filho do Boto-cor-de-Rosa que parte em busca do irmão gêmeo desaparecido, Toriba. Em sua busca, Marani passa por muitos perigos, é catequizado por jesuítas e escravizado por bandeirantes, até que foge e descobre que seu irmão fora sequestrado pela Iara. Sua aventura então se torna descobrir onde a sereia está, para que consiga resgatar seu irmão, mas muitos acontecimentos e pessoas surgirão em seu caminho.

A obra traz uma releitura dos contos do folclore nacional, além de abrir o debate sobre temas como escravidão negra e indígena e a ação dos bandeirantes no interior. Um livro que traz diversos contos de várias regiões e que se passa no período colonial brasileiro. Aguardo ansioso pela publicação da obra e recomendo que fiquem atentos neste jovem autor.

___
Imagem de Capa: Bianca Duarte – Brasil Fantástico