Lista de 10 bons filmes na 10ª edição da coluna | Spoiler Pipoca

Publicado em 19 de setembro de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Cinema, Colunas, Spoiler Pipoca

Apesar do nome, o Spoiler Pipoca não vai te dar spoiler (nem pipoca). Sente e aproveite.

Olá amigos leitores, hoje me deparo com a 10ª edição do Spoiler Pipoca chegando ao Mapingua Nerd, logo decidi fazer uma pequena lista com 10 dos meus filmes preferidos que já passaram por aqui. Claro, eu posso dizer que pelo menos 90% dos filmes que já passaram por aqui possuem uma grande admiração minha, mas desses 10 escolhidos são uns que eu acho necessários, ou realmente bons demais para você que diz que gosta de cinema, ou que deseja começar aí a sua jornada de cinéfilo.

Spoiler Pipoca 10! Eu estou exatamente assim:

entrance-2


E agora vamos a lista, não foi fácil escolher e é por isso que você pode ler todos os outros Spoiler Pipoca já publicados no blog, clicando aqui.

10 – Clube da Luta

img-clube-da-luta-15-anos-05-630x353

Clube da Luta é um dos primeiros filmes que eu assisti e pensei “Uau, esse filme é diferente de muita coisa que eu já vi”, no início era até difícil eu saber falar exatamente do que o filme tratava, hoje eu posso te dizer que é um filme bem profundo (merece ser assistido mais de uma vez) e que trata de alguns homens que se juntam e fazem O Clube da Luta (duh) onde iniciam lutas secretas durante as noites e depois começam a causar caos pela cidade e percebem que não é tão errado assim, o narrador do filme e Tyler Durden, conseguem explicar de uma maneira bela todas as críticas que ali estão fazendo.


9 – Ex Machina

ex-machina-700x352-e1468162411753-630x297

Um filme de ficção científica que me deixou com medo a ponto de parecer um filme de terror envolvendo suspense. Ex Machina ganhou (merecidamente) o Oscar de Melhores Efeitos Visuais na última edição da premiação, ainda hoje é um filme pouco divulgado e eu também vejo poucas (bem poucas) imagens sobre o filme nas redes sociais. Como bom cinéfilo, meu trabalho aqui é divulgar esse filme maravilhoso para que mais e mais pessoas possam assistir.

ex-machina-2015-pense-fora-da-caixa-ou-da-maquina-3

A sinopse aqui pouco importa, um jovem ganha a chance de conhecer o CEO da empresa em que trabalha e lá conhece uma inteligência artificial, essa é a sinopse. A parte importante é tudo o que vem depois, a relação feita entre o protagonista e a inteligência artificial é assustadora, me deixou paranoico em querer saber quem realmente estava mentindo no filme. De um lado pensamos que a inteligência artificial possa sim ser ingênua, mas não podemos esquecer que ela sempre vai trabalhar com a lógica, e o que a lógica dela está tramando é o que você tem de descobrir assistindo esse filme, é bem rápido e nada cansativo. Casso assista por uma indicação deste post, eu até me candidato para que venha debater um pouco sobre o filme, tenho muitos argumentos guardados.


8 – Kill Bill (Vol 1 e 2)

Dos filmes de Quentin Tarantino, Kill Bill é o que eu mais tenho uma aproximação e admiração maior, pois foi o primeiro filme do diretor que eu tive a chance de assistir. Eu estava andando pela área de filmes de uma famosa livraria de Manaus e vi um box com os dois filmes de promoção e pensei “Ainda não assisti esse filme, parece ser bom, vou comprar” e foi amor a primeira vista. 

Roteiros não lineares já são uma marca de Quentin Tarantino, no filme, temos A Noiva que foi brutalmente espancada e deixada para morrer no dia de seu casamento (mais tarde descobrimos que não era exatamente o dia do casamento, mas isso não importa) e então depois de ficar em coma por alguns anos, ela acorda e quer vingança.

Como eu disse antes, aqui temos um filme não linear, ainda assim, conseguimos entender perfeitamente e possui uma ótima narrativa. Com ótimas cenas de ação, cenas bastante sangrentas, diálogos memoráveis e uma trilha sonora bela, Kill Bill é um dos melhores filmes de Quentin Tarantino e é o meu preferido do diretor.


7 – Questão de Tempo

up

Eu não sou muito fã das comédias românticas que chegam aos cinemas, são sempre bem bobinhas e pouco trabalhadas, mas quando você coloca viagem no tempo e um ótimo elenco no filme, fica difícil não gostar. Questão de Tempo é uma comédia romântica que foge um pouco do modelo apresentado nos cinemas atualmente, é claro, temos o belo casal que se apaixona e vão querer se casar, ter muitos filhos e passar a eternidade juntos, porém nesse filme isso ocorre de maneiras tão diferentes que vale a pena você dedicar 2h de seu tempo para assistir, eu garanto, você não vai se arrepender.


6 – Se7en

se7en-171615615

Agora eu penso que esse filme poderia ocupar a posição de número 7 na lista, mas isso seria óbvio demais. É a segunda vez que David Fincher aparece na lista e aqui temos um grande filme, eu achei um pouco perturbador enquanto assistia, mas nada que vá estragar ou te fazer querer parar de assistir o filme.

O roteiro trabalha muito bem com a sugestão (não te mostra o que aconteceu, mas te sugere imaginar o que aconteceu), no filme temos um serial killer que pretende matar as pessoas de acordo com os sete pecados capitais, no decorrer do filme, os protagonistas observam fotos dos assassinatos, as vezes até entram no local do crime, e aí que a sugestão entra, algumas vezes você não vê o que aconteceu, pra mim, a parte do pecado luxúria é a que a sugestão mais funciona, mesmo que não tenha visto, você consegue imaginar como o crime ocorreu e é uma coisa terrível e agoniante.


5 – O Sexto Sentido

o-sexto-sentido-4_credito_divulgacao

Você provavelmente já sabe o final do filme, se não sabe, corre agora, assista ao filme, volte aqui e leia o resto do post. Mesmo que você já saiba o final, O Sexto Sentido é um filme muito bom e traz o melhor de M. Night Shyamalan, trabalha muito bem o suspense e todo o mistério sobrenatural ainda funciona bem até hoje. É um filme que vai te prender, e fazer com que preste atenção nos detalhes, como a aparição de objetos vermelhos sempre mostrando que algo de sobrenatural vai acontecer.

Esse é um dos filmes que eu gostaria de apagar da minha mente só para ter o prazer de assistir novamente como se fosse a primeira vez.


4 – Beetlejuice

beetlejuice-1147443_621t

É difícil encontrar alguém que não conhece a existência desse filme. Beetlejuice é um filme que mostra todo o lado bizarro e gótico de seu diretor, Tim Burton, envolvendo um pouco de humor negro, até hoje Beetlejuice consegue ser um bom filme para assistir. Faz bastante tempo que eu não o assisto e tô sentindo que já me faltam referências para fazer sobre o filme.

É uma bela indicação para você assistir com seus priminhos em uma tarde de domingo almoçando com a família.


3 – Matrix

the-matrix

Matrix foi uma revolução, muita gente ia ao cinema interessada para ver o filme que todos estavam falando, algumas reclamavam que não haviam entendido nada, já outras sabiam que testemunhavam ali algo novo e queriam bem mais. Apesar das outras duas sequências não serem tão boas, o primeiro Matrix é um ótimo filme e cheio de nostalgia. Até hoje, muita gente usa a referência “fazer um matrix” para momentos que imitam o bullet time.

É um filme que se fixou na cultura pop, possui boas cenas de ação, e vale a pena gastar um pouco de seu tempo assistindo, caso você só viu uma vez e não sabe se entendeu muito bem o filme. 


2 – Psicose

1960-psycho-001

Clássico do cinema, clássico de Alfred Hitchcock, pode ser que esse filme você conheça, mas nunca tenha assistido, isso é muito comum. Não venho aqui dizer “ah, mas o filme tem uma pegada diferente” o cinema não envelhece, o cinema merece ser assistido, as vezes é bom sair da zona de conforto e assistir a um filme que foge um pouco do que você está acostumado a assistir. 

Hitchcock é um excelente diretor, trabalhou o suspense como ninguém, em psicose não é diferente, você já deve ter ouvido as histórias que cercam o filme. Ao ler o livro, Hitchcock mandou que todos os exemplares fossem retirados das bibliotecas para que ninguém soubesse o final, e também não deixava que nenhuma pessoa saísse ou entrasse na sala depois de determinado tempo pois poderiam acabar revelando ao público o final do filme, levou isso bastante a sério, era sempre pedido que os expectadores não revelassem a ninguém o final para não estragar a experiência de outras pessoas.

Existe também um filme chamado “Hitchcock” que mostra o processo de criação de Psicose, indico esse filme também nesse combo.


1 – 2001: Uma Odisseia no Espaço

2001-a-space-odyssey-original

Se eu ouso dizer que um filme não foi “feito” para todos, eu digo que 2001: Uma Odisseia no Espaço é esse filme. Os primeiros 25 minutos não possuem diálogo, é apenas música, e ainda assim, consegue ser um dos filmes mais brilhantes que eu já assisti.

O filme se divide em 4 partes: A Aurora do Home, AMT-1, Missão Júpiter e Júpiter e Além do Infinito. O filme foi feito em conjunto ao livro de mesmo nome escrito por Arthur C. Clarke. O filme trás questões de como a vida do ser humano seria no espaço, em um dos melhores cortes do cinema, um primata joga um osso para o alto que em seguida se transforma em uma nave espacial mostrando o quanto o ser humano evoluiu.

Apesar de eu acreditar que ninguém, de fato, entendeu o filme por completo, eu gosto de pensar que mostra exatamente como o universo é ainda desconhecido pelo humano, começando com primatas e terminando no espaço, o filme vai mostrar que conhecemos bem pouco de toda a vida que está lá fora. Aos fãs de ficção científica, é um filme obrigatório, aos fãs de cinema, é um filme obrigatório, aos fãs de Kubrick, é um filme obrigatório. 2001: Uma Odisseia no Espaço é um filme eterno e merece a posição de número 1 nessa lista.

Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários

  • Adorei a lista de filmes. Gosto pra cacete de cada um desses =)

  • Robson Loureiro

    Boas indicações. Minhas indicações seriam totalmente diferentes, mas mandaste bem. Desses só me falta ver o Ex Machina. Falows!