Lamento de Tupã e mitos indígenas no RPG | Imagine Dragões

Publicado em 16 de junho de 2017 | Por David Dornelles | Colunas, Folclore, Imagine Dragões, RPG

A mitologia nacional é bem rica, apesar de pouco explorada, e já rendeu vários posts sobre folclore neste blog. Recentemente tenho abordado aqui na coluna cenários de RPG de mesa que usam nosso folclore como parte dos elementos narrativos. Hoje trago um projeto que já foi descontinuado, porém riquíssimo em conteúdo. Bem similar ao que World of Darkness apresenta, Lamento de Tupã trata de um mundo onde o real e o fantástico coexistem numa atmosfera repleta de mistérios e perigos.

Conheci o cenário há mais de um ano, quando ele ainda estava em desenvolvimento, em meio a tantas buscas que faço. O blog RPG Nacional tinha diversos posts com conteúdo falando sobre como usar lendas do folclore, sugestões para modificações em Desafio dos Bandeirantes e coisas do gênero. Foi um achado que me deixou bem contente e acabou se tornando uma fonte de referências para mim.

Entrei num grupo do Facebook onde os autores trocavam ideias com público e tudo ia bem. Com o passar do tempo foi surgindo material mais estruturado e boatos de um sistema próprio. Contudo, mesmo que eu acreditasse que seria algo belo e eterno, o projeto chegou ao fim. Foi uma tristeza ter a confirmação de que por questões pessoais o projeto não seguiria adiante. Ainda assim, os autores entregaram ao público um material denso e de qualidade com conteúdo estruturado em sua versão final, a qual você pode acessar aqui.

Lamento de Tupã vai deixar saudades. Creio que não apenas eu, mas muitas pessoas ainda farão uso de todo esse legado que foi deixado para nós. Seja como for, sei que há muito o que se ver sobre folclore e RPG de mesa. Trago novidades na próxima publicação, aguardem.


Sobre o Autor

está do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quer viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista.

Comentários