IV Maratona de Programação e da Hacktona têm inscrições abertas

Publicado em 26 de agosto de 2015 | Por Juçara Menezes | Eventos, Notícias, Tecnologia

A 4ª Maratona de Programação e da Hacktona – um desafio tecnológico, onde equipes de diversas habilidades competem para quem conseguirá dar a melhor solução a um problema – estão com inscrições abertas, nerdaida! Para participar, clica aqui.

Os eventos fazem parte da 4ª edição do Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação (Encosis 2015), promovida pela Faculdade Fucapi. A expectativa inicial é de reunir 500 pessoas entre acadêmicos e profissionais. O Encosis é um evento que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos (Parev).

E os minicursos? Tem uns bem bacanas como a Introdução a desenvolvimento iOS, o Desenvolvimento de Jogos para Android  e Como criar uma starup (!). Para saber de todos eles, basta vir aqui.

De acordo com coordenadora do Encontro, professora Kátia Neles, o Encosis é a soma dos esforços para unir a comunidade que trabalha em torno da Computação e Sistemas de Informação.

“O objetivo principal é promover o relacionamento e a troca de conhecimento entre as comunidades envolvidas com Computação e Sistemas de Informação seja a que produz, a que implementa, a que utiliza, a que regulamenta como a que pesquisa, visando reunir profissionais e acadêmicos sob uma visão técnica e científica”, explicou.

Nesta 4ª edição do Encosis, aprendizados e melhorias necessárias serão executadas. “São novidades nessa edição a implementação de competição na área de teste de software para programação mobile e estamos buscando parceiros para realizar uma hackthon (competição de hackers, programadores, desenvolvedores e inventores em geral)”, informou a coordenadora do evento. Ela destacou também que na programação haverá ainda um espaço para exibição de trabalhos desenvolvidos em forma de banner e a 1ª mostra de Software da Fucapi.

A expectativa da organização do evento é bastante positiva em relação aos anos anteriores. “Nossa expectativa é de maior participação de pessoas vindas de outras unidades da Federação. Do aumento do número de artigos submetidos e de suas qualidades. Que essa edição seja um marco no sentido de ratificar aquilo que estamos acertando e mostrar o que precisa ser melhorado”, afirmou.

A coordenadora ressaltou que o Encosis está se consolidando como evento de referência na área. “Tivemos um aumento de 20% em submissões de artigo e, apesar de faltarem 3 meses para o evento já temos aproximadamente 150 pessoas inscritas”, frisou.

Sobre o Encosis

O 4º Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação (Encosis 2015) tem como objetivo reunir acadêmicos e profissionais envolvidos com a temática do ensino e prática da computação para discussão do estado da arte deste campo na região norte do Brasil. O emprego do termo “Encontro” no título do evento tem como objetivo chamar a atenção para a importância do relacionamento e interação entre a academia e a indústria de tecnologia como parte importante no avanço do desenvolvimento tecnológico da região norte.

Embora a realização do evento esteja sob organização da Fucapi a participação de outros centros de pesquisa, ensino e desenvolvimento computacional é incentivada uma vez que tende a promover maior interação entre estas. Desta forma, escolas, universidades e faculdades de Computação e Sistemas de Informação, assim como centros de desenvolvimento de tecnologia, presentes nos Estados da Região Norte são considerados potenciais participantes do evento.

Resumindo
O quê: 4º Enconsis
Local:  Campus da Fucapi (Av.Danilo Areosa, 381 – Distrito Industrial)
Quando: 27 a 29 de agosto
Mais informações: www.encosis.com.br


Sobre o Autor

da Casa Menezes, a primeira de seu nome, Protetora do Norte e dos Nerds Oprimidos. Jornalista, mãe, esposa. Desde criança tem uma paixão nada secreta pelo Cebolinha. É vice-presidente do Conselho Jedi Amazonas. Líder Suprema (presidente) do fã-clube Lado Rio Negro. Com um amor incondicional de Darth Vader, sempre carrega um par de meias sujas na mochila para libertar elfos domésticos.

Comentários