Inscrições abertas para os cursos “A Jornada do Herói” e “A Metologia Jung”

Publicado em 11 de fevereiro de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Eventos, Literatura

A Editora Lendari, aqui de Manaus, está com inscrições abertas para dois cursos online: “A Jornada do Herói – Construção de enredos para livros” e “A Metodologia Jung – Construção e desenvolvimento de personagens a partir de arquétipos universais”.

Os cursos serão 100% online. O instrutor vai enviar, semanalmente, por e-mail, material de leitura concebido pela própria editora Lendari, acompanhado de uma lista de exercícios específicos da aula. O aluno fará as atividades descritas e repassará o material de volta ao instrutor, que responderá com suas observações, críticas e sugestões.

Estarão disponíveis dos cursos.

Curso 1 – “A Jornada do Herói – Construção de enredos para livros”

Cursos-1

Tenho a ideia perfeita para um livro de aventura, mistério, fantasia, mas não sei a melhor maneira de começar. Existe alguma forma de estruturar minha narrativa? E se o livro começar a ficar grande e eu “perder o fio da meada”? E se, após meses escrevendo, eu não saber mais para onde ir? Quando saber quando o livro deve acabar? Existe uma forma de fazer isso? Existe algum método?

O curso online A Jornada do Heroi – Construção de enredos para livros, da editora Lendari, vai possibilitar que autores inexperientes possam criar narrativas e estruturá-las de acordo com o método d’A Jornada do Heroi, com atos pré-definidos e seções inerentes específicas. Juntos, esses elementos – considerados universais e identificados pelo antropólogo Joseph Campbell, autor do livro O Heroi de Mil Faces – potencializam o desenvolvimento do enredo e facilitam o trabalho de escritores com pouca experiência (mas muita criatividade) no trabalho de desenvolvimento de tramas complexas.

Curso 2 – “A Metodologia Jung – Construção e desenvolvimento de personagens a partir de arquétipos universais”

12645100_499149970256835_9026358885064049818_n

Há quem diga que o autor está para seus personagens como um deus está para os seres humanos. Ou seja, é função dele criá-los e dotá-los de características únicas, de sentimentos, objetivos, medos, frustrações e uma complexa carga dramática que os torne tão reais quanto qualquer pessoa em carne e osso. Mas como posso dar profundidade a um ser inventado no papel? Como desenvolver meus personagens para que eles conduzam minha narrativa de forma coerente, lógica, que levem minha história à sua conclusão? Existe uma forma de fazer isso? Existe algum método?

O curso online A Metodologia Jung – Construção e desenvolvimento de personagens a partir de arquétipos universais, da editora Lendari, vai possibilitar que autores inexperientes possam criar personagens e caracterizá-los de acordo com o sistema de arquétipos humanos catalogados pelo psiquiatra Carl Jung, de maneira que a composição destes personagens seja o mais realista e crível possível aos olhos do leitor. Do mesmo modo, o autor poderá visualizar o potencial de todos os seus arcos e o papel de cada um no desenvolvimento do enredo.


Os cursos serão ministrados em 12 aulas semanais que se iniciam dia 7 de Março e serão finalizadas dia 23 de Maio. Não existe número mínimo de participantes, mas ao alcançar 20 participantes a turma será fechada.

O valor da inscrição para cada curso é de R$ 65. O instrutor dos cursos é o escritor Mário Bentes, autor de A terra por onde caminho.

Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários