Iniciativas do Amazonas concorrem a prêmio de Astronomia

Publicado em 29 de novembro de 2017 | Por Bruno Graça | Ciência, Manaus

O Brasil é um país que sempre foi envolto na astronomia. Os indígenas já observavam as estrelas e os povos que imigraram para essas terras trocaram conhecimentos astronômicos com eles, em uma época em que saber a posição de cada estrela no seu poderia ser ser a diferença entre viver ou morrer na floresta e nos rios. Toda essa herança foi recebida pelos nossos estudiosos da astronomia brasileira e principalmente, amazonenses, que agora concorrem ao 1º Prêmio de Divulgação Científica da Revista AstroNova.

Representando o estado no Prêmio, estão Yara Laiz Souza e Geovandro Andrea Saraiva (categorias “divulgador científico” e “astronomia na educação”); o Clube de Astronomia da UFAM (categoria “grupos destaque” na astronomia) e Paulo Medeiros (categoria “astrofotografia”).

“Eu acordei com a notícia; foi uma surpresa descobrir que estava na segunda fase deste concurso, principalmente porque em nenhum momento pedi votos para mim, mas sim, falei para que indicassem as pessoas que eles acompanhavam”, contou Yara Laiz. “A minha indicação deve ser pelos meus trabalhos com divulgação na internet utilizando tanto texto quanto vídeo e pelos trabalhos com educação científica em escolas públicas”, ponderou.       

Agora todos eles estão na segunda fase da premiação para serem votados pelo grande público, sendo que a iniciativa mais popular vence. É possível votar no Docs Google da Premiação até o dia 31 de dezembro.

A AstroNova é uma publicação online feita por divulgadores científicos, alunos de graduação e professores, e o prêmio tem o objetivo de homenagear quem trabalha de forma independente para divulgar a ciência.


Sobre o Autor

é um jornalista, assessor e pau pra toda obra. Adora séries de investigações criminais e o canal Investigação Discovery. Curte: mangás, jogos em geral, Doctor Who, RPG, dinheiro, contar mentiras absurdas (?) e testar a paciência das pessoas. Revés: bipolar.

Comentários