O Prêmio Jabuti é a premiação mais tradicional da literatura no Brasil. Ele é concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e foi criado em 1959. Em sua mais recente edição, “Ajuricaba” quadrinho amazonese, publicado de forma independente pelo Estúdio Black Eye, é um dos indicados na categoria Histórias em Quadrinhos.
A obra tem roteiro e criação de Ademar Vieira, ilustrações de Jucylande Jr., arte-final de Tieê Santos e capa de Ana Valente.
Em 2017 o mineiro que morou em Belém (PA), Gidalti Jr., fez história com a HQ “Castanha do Pará” ao ser o vencedor da categoria no ano em que ela foi criada. Agora mais uma obra produzida no Norte é indicada ao prêmio, justamente num dos momentos mais agitados para o cenário nortista.
O grupo que forma o Estúdio Black Eye lançou a obra em 2020 e já coleciona boas críticas e indicações para prêmios (Trófeu HQMIX). A HQ também chegou a algumas das principais comic shops do país e é considerada um divisor de águas para o cenário amazonense por conta do alcance e da boa receptividade.
“Vejo essa indicação como algo que vai além de uma conquista pessoal, porque Ajuricaba é um ícone da cidade Manaus e acredito que compartilho a alegria com todos os manauaras. Eu vejo isso como o reconhecimento da importância dessa personalidade histórica que é o Ajuricaba e que o público do Brasil ainda não conhece. Espero que com essa indicação as pessoas fiquem curiosas sobre a nossa história e fiquem sensíveis à luta de Ajuricaba e dos povos indígenas do Brasil”, comenta Ademar Vieira, roteirista da obra.
Com a indicação “Ajuricaba” se torna o primeiro quadrinho amazonense a concorrer ao prêmio, o que confirma a tendência de expansão da produção local e o processo de descentralização, não só dos quadrinhos, mas da arte em todo o país.
“Sinto muito orgulho de ter participado dessa obra. Um desafio proposto pelo Ademar e uma experiência única, onde aprendemos muito com os obstáculos de se fazer uma obra desse tamanho, mas nunca desistimos e agora alcançamos um novo marco como artistas”, afirma Tieê Santos, arte-finalista de Ajuricaba.
Confira a lista completa de indicado ao 63º Prêmio Jabuti aqui.